Desafio - Módulo III
Citação de Erica de Almeida Silva Moreira de Jesus em maio 11, 2024, 7:55 pmNeste caso o esquizofrênico retira o libido do mundo e das pessoas,mas centraliza todos os esforços e pensamentos no que ele pensa ser,percebe-se um aflorar do id da busca da satisfação dele e de forma até inconsequente dependendo da personalidade que esta pessoa pode assumir,minha mãe é esquizofrênica e ela acha que ela é a dona da verdade absoluta até mesmo superior ao Pai,Filho e Espírito Santo,critica firmemente as coisas que Deus e Jesus fizerem que estão relatadas na bíblia e o que pessoas fazem e que ela não concorda,afirma de forma "imutável" as opiniões dela e discorda de qualquer outra linda de raciocínio,tem prazer em contar as coisas erradas que ela faz se justificando e rindo muitas das vezes,ela faz tratamento com medicações,mas se recusa a fazer qualquer tipo de terapia afirmando que se ela contar as coisas que ela viveu ela será morta igual a Joana Darc.
Neste caso o esquizofrênico retira o libido do mundo e das pessoas,mas centraliza todos os esforços e pensamentos no que ele pensa ser,percebe-se um aflorar do id da busca da satisfação dele e de forma até inconsequente dependendo da personalidade que esta pessoa pode assumir,minha mãe é esquizofrênica e ela acha que ela é a dona da verdade absoluta até mesmo superior ao Pai,Filho e Espírito Santo,critica firmemente as coisas que Deus e Jesus fizerem que estão relatadas na bíblia e o que pessoas fazem e que ela não concorda,afirma de forma "imutável" as opiniões dela e discorda de qualquer outra linda de raciocínio,tem prazer em contar as coisas erradas que ela faz se justificando e rindo muitas das vezes,ela faz tratamento com medicações,mas se recusa a fazer qualquer tipo de terapia afirmando que se ela contar as coisas que ela viveu ela será morta igual a Joana Darc.
Citação de lemeslegal em maio 11, 2024, 9:16 pmFreud questionou sobre a libido na esquizofrenia para entender por que a energia psíquica das pessoas com esse transtorno se afasta dos objetos externos, como pessoas e situações da realidade.
Por exemplo, em vez de se interessar por interações sociais, um esquizofrênico pode se isolar e se perder em pensamentos internos. Freud queria descobrir como esses desvios da libido afetam a mente e o comportamento das pessoas com esquizofrenia, ajudando a compreender melhor essa condição mental complexa.
Freud questionou sobre a libido na esquizofrenia para entender por que a energia psíquica das pessoas com esse transtorno se afasta dos objetos externos, como pessoas e situações da realidade.
Por exemplo, em vez de se interessar por interações sociais, um esquizofrênico pode se isolar e se perder em pensamentos internos. Freud queria descobrir como esses desvios da libido afetam a mente e o comportamento das pessoas com esquizofrenia, ajudando a compreender melhor essa condição mental complexa.
Citação de Gkellen4 em maio 12, 2024, 9:11 pmEis que a vontade de interação do indivíduo com o mundo externo, já não se faz tão presente talvez pelo fato da falta de desejo pelo próprio ao seu redor, sendo possível também entender que pelo desequilíbrio químico no cérebro do paciente facilite essa falta de libido ao exterior. Não se tornando impossível chegar a uma cura, mas talvez a um remanejamento de motivo narcisista primário, se for de possível causa.
Eis que a vontade de interação do indivíduo com o mundo externo, já não se faz tão presente talvez pelo fato da falta de desejo pelo próprio ao seu redor, sendo possível também entender que pelo desequilíbrio químico no cérebro do paciente facilite essa falta de libido ao exterior. Não se tornando impossível chegar a uma cura, mas talvez a um remanejamento de motivo narcisista primário, se for de possível causa.
Citação de varley Ferreira Guimaraes em maio 13, 2024, 5:09 pmpode ocorrer que essa imagem idealizada dentro de si criou um mundo ilusorio que tira a libido das coisa que estão no mundo exterior,fazendo com que forme uma personalidade narcisista.
pode ocorrer que essa imagem idealizada dentro de si criou um mundo ilusorio que tira a libido das coisa que estão no mundo exterior,fazendo com que forme uma personalidade narcisista.
Citação de Alexsandro Martins Machado em maio 13, 2024, 11:08 pmA libido acaba se projetando numa imagem criada que permite uma fuga da realidade criando um paralelo onde o objeto da libído não é real, mas uma imagem criada.
A libido acaba se projetando numa imagem criada que permite uma fuga da realidade criando um paralelo onde o objeto da libído não é real, mas uma imagem criada.
Citação de Sara Povoa Magalhaes em maio 14, 2024, 12:43 pmEstar fora da realidade e concentrar apenas no que ele acredita, imaginar ser o que pensa , apenas isso e nada mais.
Estar fora da realidade e concentrar apenas no que ele acredita, imaginar ser o que pensa , apenas isso e nada mais.
Citação de Uarle Santana Figueredo em maio 14, 2024, 1:26 pmLevando em conta que os mecanismos de defesas distorcem e interrompem o processo de desenvolvimento de uma personalidade sadia, e toda esquizofrenia, em parte, surge de um idealismo equivocado e megalomaníaco, a constituição do eu nesse caso é autoenganosa. Então o afastamento da libido nesse indivíduo o torna mórbido e alheio ao mundo externo, psiquicamente falando.
Levando em conta que os mecanismos de defesas distorcem e interrompem o processo de desenvolvimento de uma personalidade sadia, e toda esquizofrenia, em parte, surge de um idealismo equivocado e megalomaníaco, a constituição do eu nesse caso é autoenganosa. Então o afastamento da libido nesse indivíduo o torna mórbido e alheio ao mundo externo, psiquicamente falando.
Citação de Alves Andrade em maio 14, 2024, 6:15 pmNa verdade, a personalidade do esquizofrênico foi esfacelada. Seu ego foi totalmente submetido ao irreal. ele precisa de um novo campo para agir, logo escolhe a fantasia que para ele não é fantasia. O que para o neurótico é um simbolo, para psicótico é real. ele não vê uma metáfora como tal. quando ele diz que está ouvindo vozes, não temos como convencê-lo do contrário. Ele está ouvindo vozes. Daí Freud afirmar que a psicanálise tem pouco a fazer por ele. Nessa análise, a libido não existe para ele porque a libido é real, a pulsão sexuaal é real. e o esquizofrênico não cogita sobre o real.
Na verdade, a personalidade do esquizofrênico foi esfacelada. Seu ego foi totalmente submetido ao irreal. ele precisa de um novo campo para agir, logo escolhe a fantasia que para ele não é fantasia. O que para o neurótico é um simbolo, para psicótico é real. ele não vê uma metáfora como tal. quando ele diz que está ouvindo vozes, não temos como convencê-lo do contrário. Ele está ouvindo vozes. Daí Freud afirmar que a psicanálise tem pouco a fazer por ele. Nessa análise, a libido não existe para ele porque a libido é real, a pulsão sexuaal é real. e o esquizofrênico não cogita sobre o real.
Citação de waldicely Patricia de Araujo em maio 14, 2024, 10:39 pmNão é um mecanismo específico da psicose
Não é um mecanismo específico da psicose
Citação de CLAUCIA em maio 14, 2024, 11:33 pmA esquizofrenia é um transtorno mental caracterizado pela perda de contato com a realidade (psicose), alucinações falsas convicções (delírios), pensamento e comportamento anômalo, redução das demonstrações de emoções, diminuição da motivação, uma piora da função mental (cognição) tendo a falta de libido e chega a ponto de imaginar pensar que é o presidente da república e tem convicção .
A esquizofrenia é um transtorno mental caracterizado pela perda de contato com a realidade (psicose), alucinações falsas convicções (delírios), pensamento e comportamento anômalo, redução das demonstrações de emoções, diminuição da motivação, uma piora da função mental (cognição) tendo a falta de libido e chega a ponto de imaginar pensar que é o presidente da república e tem convicção .
Clique aqui e junte-se a nós!
Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱