Desafio - Módulo III
Citação de Cristian Fabio dias major ferreira em maio 15, 2024, 12:44 amAo mecanismo de troca considerando a seguinte questão alimentação interiorização dos pulsos do ego sobre o is
Ao mecanismo de troca considerando a seguinte questão alimentação interiorização dos pulsos do ego sobre o is
Citação de FVFreire em maio 15, 2024, 1:58 pmNo caso abordado por Freud, o princípio da realidade em um esquizofrênico, não prevalece, pois o ego é a instância do psiquismo que se relaciona com o mundo externo. Sendo assim, entende-se que o id passa a dominá-lo e depositar a libido, pois o princípio do prazer conhece somente a realidade subjetiva da mente.
No caso abordado por Freud, o princípio da realidade em um esquizofrênico, não prevalece, pois o ego é a instância do psiquismo que se relaciona com o mundo externo. Sendo assim, entende-se que o id passa a dominá-lo e depositar a libido, pois o princípio do prazer conhece somente a realidade subjetiva da mente.
Citação de CarlosDr11 em maio 15, 2024, 4:22 pmFreud, ao estudar a esquizofrenia, propôs que a libido, que normalmente é direcionada para objetos externos, é retirada desses objetos e redirecionada para o próprio ego. Esse processo é conhecido como introversão da libido. Na esquizofrenia, essa introversão resulta em uma perda de contato com a realidade externa e um investimento excessivo no mundo interno do indivíduo.
A hipótese que Freud levantou é que, na esquizofrenia, a libido não é extinta, mas sim deslocada dos objetos externos e concentrada no ego. Isso leva a uma série de manifestações clínicas, como delírios e alucinações, que podem ser entendidos como tentativas de restabelecer, de alguma forma, uma conexão com a realidade externa através de um mundo interno rico e complexo.
Esse mecanismo de defesa, onde há uma rejeição da realidade externa e um fortalecimento do mundo interno, é também conhecido como narcisismo, que é uma etapa normal no desenvolvimento, mas que na esquizofrenia ocorre de forma patológica. O conceito de narcisismo em Freud está ligado à ideia de que a libido é investida no próprio eu, em vez de em objetos externos, o que pode levar a um estado de auto admiração e autossuficiência desvinculado da realidade.
Portanto, ao se referir ao destino da libido na esquizofrenia, Freud está explorando a dinâmica entre a libido, o ego e o mundo externo, e como as alterações nessa dinâmica podem levar a sintomas psicóticos. É um mecanismo complexo que envolve a teoria das pulsões e a estrutura da psique conforme proposto pela psicanálise freudiana.
Freud, ao estudar a esquizofrenia, propôs que a libido, que normalmente é direcionada para objetos externos, é retirada desses objetos e redirecionada para o próprio ego. Esse processo é conhecido como introversão da libido. Na esquizofrenia, essa introversão resulta em uma perda de contato com a realidade externa e um investimento excessivo no mundo interno do indivíduo.
A hipótese que Freud levantou é que, na esquizofrenia, a libido não é extinta, mas sim deslocada dos objetos externos e concentrada no ego. Isso leva a uma série de manifestações clínicas, como delírios e alucinações, que podem ser entendidos como tentativas de restabelecer, de alguma forma, uma conexão com a realidade externa através de um mundo interno rico e complexo.
Esse mecanismo de defesa, onde há uma rejeição da realidade externa e um fortalecimento do mundo interno, é também conhecido como narcisismo, que é uma etapa normal no desenvolvimento, mas que na esquizofrenia ocorre de forma patológica. O conceito de narcisismo em Freud está ligado à ideia de que a libido é investida no próprio eu, em vez de em objetos externos, o que pode levar a um estado de auto admiração e autossuficiência desvinculado da realidade.
Portanto, ao se referir ao destino da libido na esquizofrenia, Freud está explorando a dinâmica entre a libido, o ego e o mundo externo, e como as alterações nessa dinâmica podem levar a sintomas psicóticos. É um mecanismo complexo que envolve a teoria das pulsões e a estrutura da psique conforme proposto pela psicanálise freudiana.
Citação de Alexandresantos em maio 15, 2024, 4:28 pm.Dessa forma, os deliriortir são constituidos apartir do (EU) quando o individuo acredita ser real a tal personalidade criada em sua
mente mostrando implicações psicológicas.
.Dessa forma, os deliriortir são constituidos apartir do (EU) quando o individuo acredita ser real a tal personalidade criada em sua
mente mostrando implicações psicológicas.
Citação de katylin Basqueira em maio 15, 2024, 5:56 pmAcredito que Freud fala da instância parental, por meio da identificação.
Acredito que Freud fala da instância parental, por meio da identificação.
Citação de Clayton Martins Mesquita do Nascimento em maio 15, 2024, 6:47 pmFreud se refere ao id, ego e superego pois faltando o id e o ego no esquizofrênico que acha que é presidente da República com certeza ficará com a as emoções internas desequilibradas.
Freud se refere ao id, ego e superego pois faltando o id e o ego no esquizofrênico que acha que é presidente da República com certeza ficará com a as emoções internas desequilibradas.
Citação de Wesley_Montaigne em maio 15, 2024, 7:33 pmna concepção psicanalítica a esquizofrenia consiste na não estruturação do eu (em razão de experiências traumáticas na fase oral), onde este EU fragmentado leva o psicótico a uma organização pulsional autoerótica, afastando assim, o seu EU da realidade.
na concepção psicanalítica a esquizofrenia consiste na não estruturação do eu (em razão de experiências traumáticas na fase oral), onde este EU fragmentado leva o psicótico a uma organização pulsional autoerótica, afastando assim, o seu EU da realidade.
Citação de jlima467@gmail.com em maio 15, 2024, 9:10 pmEstaria relacionado a teorização da libido, onde há o afastamento da libido do exterior e com isso, sua concentração no ego, onde as alucinações seriam uma tentativa de restabelecimento, por devolver a libido novamente a seus objetos.
Estaria relacionado a teorização da libido, onde há o afastamento da libido do exterior e com isso, sua concentração no ego, onde as alucinações seriam uma tentativa de restabelecimento, por devolver a libido novamente a seus objetos.
Citação de José Cleudir de Oliveira Rodrigues em maio 15, 2024, 11:26 pmA negação de si e a projeção no outro, como necessidade de si, pode levar ao processo de ausência.
A dor como ausência da libido levará o sujeito à prática de uma série de violências no imaginário e rapidamente esta manifestada fisicamente.
A negação de si e a projeção no outro, como necessidade de si, pode levar ao processo de ausência.
A dor como ausência da libido levará o sujeito à prática de uma série de violências no imaginário e rapidamente esta manifestada fisicamente.
Citação de José Cleudir de Oliveira Rodrigues em maio 15, 2024, 11:47 pmO maior desafio do ser humano diante da ausência é o desejo de res significar e na troca da libido, o sujeito não encontrará compensação em diretiva de vida, projetando no outro o desejo de ser, isso trará mais sofrimento.
O maior desafio do ser humano diante da ausência é o desejo de res significar e na troca da libido, o sujeito não encontrará compensação em diretiva de vida, projetando no outro o desejo de ser, isso trará mais sofrimento.
Clique aqui e junte-se a nós!
Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱