Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo III

PreviousPage 183 of 260Next

Ao mecanismo de troca considerando a seguinte questão alimentação interiorização dos pulsos do ego sobre o is

No caso abordado por Freud, o princípio da realidade em um esquizofrênico, não prevalece, pois o ego é a instância do psiquismo que se relaciona com o mundo externo. Sendo assim, entende-se que o id passa a dominá-lo e depositar a libido, pois o princípio do prazer  conhece somente a realidade subjetiva da mente.

Freud, ao estudar a esquizofrenia, propôs que a libido, que normalmente é direcionada para objetos externos, é retirada desses objetos e redirecionada para o próprio ego. Esse processo é conhecido como introversão da libido. Na esquizofrenia, essa introversão resulta em uma perda de contato com a realidade externa e um investimento excessivo no mundo interno do indivíduo.

A hipótese que Freud levantou é que, na esquizofrenia, a libido não é extinta, mas sim deslocada dos objetos externos e concentrada no ego. Isso leva a uma série de manifestações clínicas, como delírios e alucinações, que podem ser entendidos como tentativas de restabelecer, de alguma forma, uma conexão com a realidade externa através de um mundo interno rico e complexo.

Esse mecanismo de defesa, onde há uma rejeição da realidade externa e um fortalecimento do mundo interno, é também conhecido como narcisismo, que é uma etapa normal no desenvolvimento, mas que na esquizofrenia ocorre de forma patológica. O conceito de narcisismo em Freud está ligado à ideia de que a libido é investida no próprio eu, em vez de em objetos externos, o que pode levar a um estado de auto admiração e autossuficiência desvinculado da realidade.

Portanto, ao se referir ao destino da libido na esquizofrenia, Freud está explorando a dinâmica entre a libido, o ego e o mundo externo, e como as alterações nessa dinâmica podem levar a sintomas psicóticos. É um mecanismo complexo que envolve a teoria das pulsões e a estrutura da psique conforme proposto pela psicanálise freudiana.

.Dessa forma, os deliriortir  são constituidos apartir do (EU) quando o individuo acredita ser real  a tal personalidade criada em sua

mente mostrando implicações psicológicas.

Acredito que Freud fala da instância parental, por meio da identificação.

Freud se refere ao id, ego e superego pois faltando o id e o ego no esquizofrênico que acha que é presidente da República com certeza ficará com a as emoções internas desequilibradas.

na concepção psicanalítica a esquizofrenia consiste na não estruturação do eu (em razão de experiências traumáticas na fase oral), onde este EU fragmentado leva o psicótico a uma organização pulsional autoerótica, afastando assim, o seu EU da realidade.

Estaria relacionado a teorização da libido, onde há o afastamento da libido do exterior e com isso, sua concentração no ego, onde as alucinações seriam uma tentativa de restabelecimento, por devolver a libido novamente a seus objetos.

José Cleudir de Oliveira Rodrigues has reacted to this post.
José Cleudir de Oliveira Rodrigues

A negação de si e a projeção no outro, como necessidade de si, pode levar ao processo de ausência.

A dor como ausência da libido levará o sujeito à prática de uma série de violências no imaginário e rapidamente esta manifestada fisicamente.

O maior desafio do ser humano diante da ausência é o desejo de res significar e na troca da libido, o sujeito não encontrará compensação em diretiva de vida, projetando no outro o desejo de ser, isso trará mais sofrimento.

PreviousPage 183 of 260Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱