Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo III

PreviousPage 200 of 260Next

Mudança de persepção.

Acredito que o sujeito não tem ou perde a capacidade de auto regulação, onde os mecanismos de 'frear a própria capacidade de produzir fantasias e projetar seus devaneios, não atuam e a pessoa passa a criar uma realidade paralela onde de grandeza e poder.

Com base na leitura do "Conceito do eu e da personalidade", pode-se afirmar que o personagem acredita ser um presidente. De acordo com a psicanálise, a personalidade se desenvolve a partir de três instâncias: id, ego e superego. O ego desempenha um papel fundamental na formação da personalidade, agindo como a principal instância psíquica que estabelece a relação com o mundo exterior.

A libido que é a força psíquica primordial que impulsiona a vida tém um papel fundamental no desenvolvimento do sujeito. Neste sentido, percorre naturalmente um caminho pasando pelas fases de  auto-erotismo e narcisismo até finalmente ser investida no mundo exterior sendo ésta a base da construção dos primeiros vínculos emocionais e as representações do mundo externo e sobre se mesmo. A esquizofrenia estaría demonstrando o afastamento dessa libido do mundo externo para ser voltada completamente ao ego numa relação inversamente proporcional já que quanto mais uma é empregada a outra mais esvazía. Esse processo acontece como um mecanismo de defensa provocado pela instância psíquica do ego que busca censurar qualquer fragmento externo indesejável e insuportável.  A esquizonfrenia sería então o retorno a um ponto específico do desenvolvimento libidinal onde é fixada, neste caso na fase do  narcisismo primario.

SPALTUNG, que pode ser  traduzida por cisão, divisão, clivagem, fenda. O conflito que provoca esta cisão refere-se  as exigências pulsionais que eram satisfeitas antes do nascimento e abruptamente enfrentam uma realidade que deverá ser confrontada que possui limites (ESQUIZOFRENIA).

O eu necessita lidar e cessar ambas estimulações, tanto m internas quando externas, e fracassa, fica dividido como uma falha que não se completa e permanecerá como um núcleo inacessível de caráter traumático onde se destinarão a formação dos sintomas de fantasias

O mecanismo em questão trata-se da alteração da libido que pode ocasionar disfunções sobre a própria percepção que o indivíduo tem sobre seu eu, ocorrendo uma busca de uma nova identidade.

O eu é constituído na relação com outro sendo que essa alteridade habita, permanentemente, o cerne do eu. Com o narcisismo, se compreende que tanto o corpo próprio quanto o sujeito se constituem a partir do outro. A identificação será o conceito que torna efetiva a afirmação de que na origem do eu está o outro.

A psicanálise identifica vários tipos de personalidade, que são caracterizados por diferentes traços de personalidade e comportamentos. Esses tipos de personalidade podem ajudar a entender como os indivíduos lidam com as emoções, os relacionamentos e as experiências em suas vidas.

O Id é o componente nato dos indivíduos, ou seja, as pessoas nascem com ele. Consiste nos desejos, vontades e pulsões primitivas, formado principalmente pelos instintos e desejos orgânicos pelo prazer. A partir do ID, desenvolvem-se as outras partes que compõem a personalidade humana: Ego e Superego. O Ego surge a partir da interação do ser humano com a sua realidade, adequando seus instintos primitivos (o Id) com o ambiente em que vive. É também designado por "princípio da realidade". O Superego se desenvolve a partir do Ego e consiste na representação dos ideais e valores morais e culturais do indivíduo.

Esquizofrenia  " fantasia mental", infelizmente disturbio mental.

 


Na esquizofrenia, o afastamento da libido do mundo externo pode ter como consequência duas possibilidades: megalomania e hipocondria. No curso do desenvolvimento da libido, é esperado que ela percorra diferentes fases: autoerotismo, narcisismo e, finalmente, deve ser investida no mundo exterior. Como a pulsão é sempre parcial, essa característica permite pensar que parte da libido se desenvolve, mas a outra se fixa em algum lugar nesse percurso. No caso da pessoa acreditar ser o presidente dos Estados Unidos, e ter atitudes e falar como se realmente fosse o principal líder do mundo livre, leva a uma fantasia, ou seja, ela acredita na própria mentira, isso se chama Sofisma. Freud diz: O que me parece mais essencial é que a paranoia deve ser mantida com um tipo clínico independente, por mais frequentemente que o quadro que ofereça possa ser complicado pela presença de características esquizofrênicas. Do ponto de vista da teoria da libido, embora se assemelhe à demência precoce na medida em que a repressão propriamente dita em ambas as moléstias teria o mesmo aspecto principal - desligamento da libido, juntamente com sua regressão para o ego -, ela se distinguiria da demência precoce por ter sua fixação disposicional diferentemente localizada e por possuir um mecanismo diverso para o retorno do reprimido. 

 

seria a sublimação!

PreviousPage 200 of 260Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱