Desafio - Módulo III
Citação de Jullyamarques22@gmail.com em junho 26, 2024, 2:26 pmMudança de persepção.
Mudança de persepção.
Citação de fceccon em junho 26, 2024, 2:44 pmAcredito que o sujeito não tem ou perde a capacidade de auto regulação, onde os mecanismos de 'frear a própria capacidade de produzir fantasias e projetar seus devaneios, não atuam e a pessoa passa a criar uma realidade paralela onde de grandeza e poder.
Acredito que o sujeito não tem ou perde a capacidade de auto regulação, onde os mecanismos de 'frear a própria capacidade de produzir fantasias e projetar seus devaneios, não atuam e a pessoa passa a criar uma realidade paralela onde de grandeza e poder.
Citação de Julia Caroline Gomes Ribeiro dos Santos em junho 26, 2024, 4:04 pmCom base na leitura do "Conceito do eu e da personalidade", pode-se afirmar que o personagem acredita ser um presidente. De acordo com a psicanálise, a personalidade se desenvolve a partir de três instâncias: id, ego e superego. O ego desempenha um papel fundamental na formação da personalidade, agindo como a principal instância psíquica que estabelece a relação com o mundo exterior.
Com base na leitura do "Conceito do eu e da personalidade", pode-se afirmar que o personagem acredita ser um presidente. De acordo com a psicanálise, a personalidade se desenvolve a partir de três instâncias: id, ego e superego. O ego desempenha um papel fundamental na formação da personalidade, agindo como a principal instância psíquica que estabelece a relação com o mundo exterior.
Citação de Jimena em junho 26, 2024, 5:59 pmA libido que é a força psíquica primordial que impulsiona a vida tém um papel fundamental no desenvolvimento do sujeito. Neste sentido, percorre naturalmente um caminho pasando pelas fases de auto-erotismo e narcisismo até finalmente ser investida no mundo exterior sendo ésta a base da construção dos primeiros vínculos emocionais e as representações do mundo externo e sobre se mesmo. A esquizofrenia estaría demonstrando o afastamento dessa libido do mundo externo para ser voltada completamente ao ego numa relação inversamente proporcional já que quanto mais uma é empregada a outra mais esvazía. Esse processo acontece como um mecanismo de defensa provocado pela instância psíquica do ego que busca censurar qualquer fragmento externo indesejável e insuportável. A esquizonfrenia sería então o retorno a um ponto específico do desenvolvimento libidinal onde é fixada, neste caso na fase do narcisismo primario.
A libido que é a força psíquica primordial que impulsiona a vida tém um papel fundamental no desenvolvimento do sujeito. Neste sentido, percorre naturalmente um caminho pasando pelas fases de auto-erotismo e narcisismo até finalmente ser investida no mundo exterior sendo ésta a base da construção dos primeiros vínculos emocionais e as representações do mundo externo e sobre se mesmo. A esquizofrenia estaría demonstrando o afastamento dessa libido do mundo externo para ser voltada completamente ao ego numa relação inversamente proporcional já que quanto mais uma é empregada a outra mais esvazía. Esse processo acontece como um mecanismo de defensa provocado pela instância psíquica do ego que busca censurar qualquer fragmento externo indesejável e insuportável. A esquizonfrenia sería então o retorno a um ponto específico do desenvolvimento libidinal onde é fixada, neste caso na fase do narcisismo primario.
Citação de Alessandra Hebia Dias Serra em junho 26, 2024, 8:50 pmSPALTUNG, que pode ser traduzida por cisão, divisão, clivagem, fenda. O conflito que provoca esta cisão refere-se as exigências pulsionais que eram satisfeitas antes do nascimento e abruptamente enfrentam uma realidade que deverá ser confrontada que possui limites (ESQUIZOFRENIA).
O eu necessita lidar e cessar ambas estimulações, tanto m internas quando externas, e fracassa, fica dividido como uma falha que não se completa e permanecerá como um núcleo inacessível de caráter traumático onde se destinarão a formação dos sintomas de fantasias
SPALTUNG, que pode ser traduzida por cisão, divisão, clivagem, fenda. O conflito que provoca esta cisão refere-se as exigências pulsionais que eram satisfeitas antes do nascimento e abruptamente enfrentam uma realidade que deverá ser confrontada que possui limites (ESQUIZOFRENIA).
O eu necessita lidar e cessar ambas estimulações, tanto m internas quando externas, e fracassa, fica dividido como uma falha que não se completa e permanecerá como um núcleo inacessível de caráter traumático onde se destinarão a formação dos sintomas de fantasias
Citação de Graziano Lima Pires em junho 26, 2024, 9:23 pmO mecanismo em questão trata-se da alteração da libido que pode ocasionar disfunções sobre a própria percepção que o indivíduo tem sobre seu eu, ocorrendo uma busca de uma nova identidade.
O mecanismo em questão trata-se da alteração da libido que pode ocasionar disfunções sobre a própria percepção que o indivíduo tem sobre seu eu, ocorrendo uma busca de uma nova identidade.
Citação de Graziano Lima Pires em junho 26, 2024, 9:43 pmO eu é constituído na relação com outro sendo que essa alteridade habita, permanentemente, o cerne do eu. Com o narcisismo, se compreende que tanto o corpo próprio quanto o sujeito se constituem a partir do outro. A identificação será o conceito que torna efetiva a afirmação de que na origem do eu está o outro.
A psicanálise identifica vários tipos de personalidade, que são caracterizados por diferentes traços de personalidade e comportamentos. Esses tipos de personalidade podem ajudar a entender como os indivíduos lidam com as emoções, os relacionamentos e as experiências em suas vidas.
O Id é o componente nato dos indivíduos, ou seja, as pessoas nascem com ele. Consiste nos desejos, vontades e pulsões primitivas, formado principalmente pelos instintos e desejos orgânicos pelo prazer. A partir do ID, desenvolvem-se as outras partes que compõem a personalidade humana: Ego e Superego. O Ego surge a partir da interação do ser humano com a sua realidade, adequando seus instintos primitivos (o Id) com o ambiente em que vive. É também designado por "princípio da realidade". O Superego se desenvolve a partir do Ego e consiste na representação dos ideais e valores morais e culturais do indivíduo.
O eu é constituído na relação com outro sendo que essa alteridade habita, permanentemente, o cerne do eu. Com o narcisismo, se compreende que tanto o corpo próprio quanto o sujeito se constituem a partir do outro. A identificação será o conceito que torna efetiva a afirmação de que na origem do eu está o outro.
A psicanálise identifica vários tipos de personalidade, que são caracterizados por diferentes traços de personalidade e comportamentos. Esses tipos de personalidade podem ajudar a entender como os indivíduos lidam com as emoções, os relacionamentos e as experiências em suas vidas.
O Id é o componente nato dos indivíduos, ou seja, as pessoas nascem com ele. Consiste nos desejos, vontades e pulsões primitivas, formado principalmente pelos instintos e desejos orgânicos pelo prazer. A partir do ID, desenvolvem-se as outras partes que compõem a personalidade humana: Ego e Superego. O Ego surge a partir da interação do ser humano com a sua realidade, adequando seus instintos primitivos (o Id) com o ambiente em que vive. É também designado por "princípio da realidade". O Superego se desenvolve a partir do Ego e consiste na representação dos ideais e valores morais e culturais do indivíduo.
Citação de ELAINE DE ARAUJO em junho 27, 2024, 1:15 pmEsquizofrenia " fantasia mental", infelizmente disturbio mental.
Esquizofrenia " fantasia mental", infelizmente disturbio mental.
Citação de Hiago Porto Lau em junho 27, 2024, 9:01 pm1º
Na esquizofrenia, o afastamento da libido do mundo externo pode ter como consequência duas possibilidades: megalomania e hipocondria. No curso do desenvolvimento da libido, é esperado que ela percorra diferentes fases: autoerotismo, narcisismo e, finalmente, deve ser investida no mundo exterior. Como a pulsão é sempre parcial, essa característica permite pensar que parte da libido se desenvolve, mas a outra se fixa em algum lugar nesse percurso. No caso da pessoa acreditar ser o presidente dos Estados Unidos, e ter atitudes e falar como se realmente fosse o principal líder do mundo livre, leva a uma fantasia, ou seja, ela acredita na própria mentira, isso se chama Sofisma. Freud diz: O que me parece mais essencial é que a paranoia deve ser mantida com um tipo clínico independente, por mais frequentemente que o quadro que ofereça possa ser complicado pela presença de características esquizofrênicas. Do ponto de vista da teoria da libido, embora se assemelhe à demência precoce na medida em que a repressão propriamente dita em ambas as moléstias teria o mesmo aspecto principal - desligamento da libido, juntamente com sua regressão para o ego -, ela se distinguiria da demência precoce por ter sua fixação disposicional diferentemente localizada e por possuir um mecanismo diverso para o retorno do reprimido.
1º
Na esquizofrenia, o afastamento da libido do mundo externo pode ter como consequência duas possibilidades: megalomania e hipocondria. No curso do desenvolvimento da libido, é esperado que ela percorra diferentes fases: autoerotismo, narcisismo e, finalmente, deve ser investida no mundo exterior. Como a pulsão é sempre parcial, essa característica permite pensar que parte da libido se desenvolve, mas a outra se fixa em algum lugar nesse percurso. No caso da pessoa acreditar ser o presidente dos Estados Unidos, e ter atitudes e falar como se realmente fosse o principal líder do mundo livre, leva a uma fantasia, ou seja, ela acredita na própria mentira, isso se chama Sofisma. Freud diz: O que me parece mais essencial é que a paranoia deve ser mantida com um tipo clínico independente, por mais frequentemente que o quadro que ofereça possa ser complicado pela presença de características esquizofrênicas. Do ponto de vista da teoria da libido, embora se assemelhe à demência precoce na medida em que a repressão propriamente dita em ambas as moléstias teria o mesmo aspecto principal - desligamento da libido, juntamente com sua regressão para o ego -, ela se distinguiria da demência precoce por ter sua fixação disposicional diferentemente localizada e por possuir um mecanismo diverso para o retorno do reprimido.
Citação de Hélio de Aguiar Gomes em junho 27, 2024, 9:39 pmseria a sublimação!
seria a sublimação!
Clique aqui e junte-se a nós!
Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱