Desafio - Módulo III
Citação de Elaine Cristina Barbosa dos Anjos em junho 23, 2024, 6:29 pmNarcisismo diario
Narcisismo diario
Citação de André Guerra em junho 24, 2024, 10:58 amA gênese do Eu está introspectada na libido, o paciente está acondicionado com as trocas de persona devido a tal afastamento.
A gênese do Eu está introspectada na libido, o paciente está acondicionado com as trocas de persona devido a tal afastamento.
Citação de leodealvorada em junho 24, 2024, 4:19 pmEm alguns casos ocorre do sujeito oscilar entre a fantasia e realidade, até um nível de estresse onde o mesmo toma atitude e traz a tona o seu mundo causando danos a si mesmo e a quem convive, pois em muitos casos pessoas do convívio entendem como verdadeira as manias de perseguições e desconfiança do quanto ao mundo a sua volta .
Em alguns casos ocorre do sujeito oscilar entre a fantasia e realidade, até um nível de estresse onde o mesmo toma atitude e traz a tona o seu mundo causando danos a si mesmo e a quem convive, pois em muitos casos pessoas do convívio entendem como verdadeira as manias de perseguições e desconfiança do quanto ao mundo a sua volta .
Citação de ISRAEL FIGUEIRA em junho 24, 2024, 6:27 pmA Esquizofrenia é uma perturbação mental caracterizada por episódios contínuos ou recorrentes de psicose. Os sintomas mais comuns são alucinações, delírios e desorganização do pensamento. Na psicanálise, a esquizofrenia é vista como uma condição que afeta profundamente a libido, ou seja, a energia psíquica ligada aos desejos e impulsos sexuais. Para o nosso autor há, na esquizofrenia, um afastamento da libido do mundo externo e uma concentração no ego. Isso pode levar o indivíduo a alucinações e delírios, que são tentativas do seu ego em reestabelecer a ligação do libido com o mundo externo. Ou uma diminuições da libido em investir no objeto externo, causando diminuição do desejo sexual. Pode ainda, a falta de libido na esquizofrenia, levar a sintomas ansiosos, depressivos e alucinações.
A Esquizofrenia é uma perturbação mental caracterizada por episódios contínuos ou recorrentes de psicose. Os sintomas mais comuns são alucinações, delírios e desorganização do pensamento. Na psicanálise, a esquizofrenia é vista como uma condição que afeta profundamente a libido, ou seja, a energia psíquica ligada aos desejos e impulsos sexuais. Para o nosso autor há, na esquizofrenia, um afastamento da libido do mundo externo e uma concentração no ego. Isso pode levar o indivíduo a alucinações e delírios, que são tentativas do seu ego em reestabelecer a ligação do libido com o mundo externo. Ou uma diminuições da libido em investir no objeto externo, causando diminuição do desejo sexual. Pode ainda, a falta de libido na esquizofrenia, levar a sintomas ansiosos, depressivos e alucinações.
Citação de Dandara.sant em junho 24, 2024, 7:49 pmO represamento da libido no eu é sentido como "desprazeroso".
Quando não há o depósito da libido nos objetos, o indivíduo não passa para o narcisismo secundário, se posicionando e se mantendo na condição idealizada e não abandonando o "eu ideal".
O indivíduo vive com base no "eu prazer", não há o movimento de suplantação, ou seja, o indivíduo não supera a fase do narcisismo primário.Os conflitos não superados pela criança em determinada fase implica em uma fixação nesse estágio que persiste até a vida adulta. O ego, para proteger o aparelho psíquico, movimenta recursos para suprimir ou dissimular a percepção de perigo interno, com estratégias de defesa inconscientes para reduzir a ansiedade, alterando a percepção da realidade, encobrindo a fonte de ansiedade de si mesmo.
O transtorno mental produzido pela ansiedade se deve, basicamente, ao uso excessivo desses mecanismos de defesa para esconder e recanalizar os impulsos inconcebíveis.
Para sentir prazer e aliviar a dor, o id usa o processo primário, com ações mais complexas (como as alucinações) para aliviar a tenção, pois essas imagens mentais de realização do desejo são a única realidade conhecida pelo id.
O represamento da libido no eu é sentido como "desprazeroso".
Quando não há o depósito da libido nos objetos, o indivíduo não passa para o narcisismo secundário, se posicionando e se mantendo na condição idealizada e não abandonando o "eu ideal".
O indivíduo vive com base no "eu prazer", não há o movimento de suplantação, ou seja, o indivíduo não supera a fase do narcisismo primário.
Os conflitos não superados pela criança em determinada fase implica em uma fixação nesse estágio que persiste até a vida adulta. O ego, para proteger o aparelho psíquico, movimenta recursos para suprimir ou dissimular a percepção de perigo interno, com estratégias de defesa inconscientes para reduzir a ansiedade, alterando a percepção da realidade, encobrindo a fonte de ansiedade de si mesmo.
O transtorno mental produzido pela ansiedade se deve, basicamente, ao uso excessivo desses mecanismos de defesa para esconder e recanalizar os impulsos inconcebíveis.
Para sentir prazer e aliviar a dor, o id usa o processo primário, com ações mais complexas (como as alucinações) para aliviar a tenção, pois essas imagens mentais de realização do desejo são a única realidade conhecida pelo id.
Citação de Gleidson Warlei Ramos Teodoro em junho 24, 2024, 8:35 pmO conflito que provoca essa cisão refere-se as exigências pulsionais que eram amplamente satisfeitas antes do nascimento e abruptamente enfrentam uma realidade que deverá ser confrontada, que possui limites. O eu necessita lidar e cessar ambas estimulações, tanto internas quanto externas, e fracassa, fica dividido, como uma falha que não se completa e permanecerá com um núcleo inacessível de caráter traumático onde se destinarão a formação dos sintomas e as fantasias.
O conflito que provoca essa cisão refere-se as exigências pulsionais que eram amplamente satisfeitas antes do nascimento e abruptamente enfrentam uma realidade que deverá ser confrontada, que possui limites. O eu necessita lidar e cessar ambas estimulações, tanto internas quanto externas, e fracassa, fica dividido, como uma falha que não se completa e permanecerá com um núcleo inacessível de caráter traumático onde se destinarão a formação dos sintomas e as fantasias.
Citação de Eliane Portes em junho 24, 2024, 9:43 pmlibido afastada do mundo externo é dirigida para o ego e assim indica uma atitude que é o narcisismo. ... Ou seja, é pela via narcísica que nasce o “eu ideal”. É um narcisismo caracterizado por sua crença na magia das palavras e na onipotência do pensamento e pela autossuficiência.
libido afastada do mundo externo é dirigida para o ego e assim indica uma atitude que é o narcisismo. ... Ou seja, é pela via narcísica que nasce o “eu ideal”. É um narcisismo caracterizado por sua crença na magia das palavras e na onipotência do pensamento e pela autossuficiência.
Citação de Bruna cruz em junho 25, 2024, 1:59 amÙm verdadeiro classico, ao qual o individuo acaba perdendo a libido pelo meio exterior e torna uma imagem fiel de alguem que náo é , para aiviar as tensóes ele criou em sua mente um ambiente ficticio .
Ùm verdadeiro classico, ao qual o individuo acaba perdendo a libido pelo meio exterior e torna uma imagem fiel de alguem que náo é , para aiviar as tensóes ele criou em sua mente um ambiente ficticio .
Citação de Gabriela B. em junho 26, 2024, 10:04 amA esquizofrenia pode ser entendida como uma visão deturpada do eu, que acaba por confundir-se com o ideal de eu.
A esquizofrenia pode ser entendida como uma visão deturpada do eu, que acaba por confundir-se com o ideal de eu.
Citação de Jullyamarques22@gmail.com em junho 26, 2024, 2:26 pmMudança de persepção.
Mudança de persepção.