Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo III

PreviousPage 199 of 238Next

Nesse caso, essa libido não consegue entrar em um princípio de realidade, voltando apenas para o que é primário. Principio do prazer. Narcisismo primário! Onde todas as satisfação voltam para a realização do desejo, sem a interação da realidade, ou seja, contrução do Superego. É uma quebra com a realidade.

Mundo interior onde estão os processos primários e o mundo exterior onde estão os processos secundários, não existe desenvolvimento do eu externo, a realidade fora de si não é percebida. A realidade vem da instância da constituição do eu dele mesmo.

O psicótico faz um deslocamento (mecanismo de defesa) da realidade para uma projeção (mecanismo de defesa) fora da realidade onde há uma negação (mecanismo de defesa) do que de fato acontece. Isso se dá pelo fato de se angustiar com a realidade não te proporcionar prazer, haja visto, que o psicótico rege o principio do prazer.

Narcisismo diario

A gênese do Eu está introspectada na libido, o paciente está acondicionado com as trocas de persona devido a tal afastamento.

Em alguns casos ocorre do sujeito oscilar entre a fantasia e realidade, até um nível de estresse onde o mesmo toma atitude e traz a tona o seu mundo causando danos a si mesmo e a quem convive, pois em muitos casos pessoas do convívio entendem como verdadeira as manias de perseguições e desconfiança do quanto ao mundo a sua volta .

A Esquizofrenia é uma perturbação mental caracterizada por episódios contínuos ou recorrentes de psicose. Os sintomas mais comuns são alucinações, delírios e desorganização do pensamento. Na psicanálise, a esquizofrenia é vista como uma condição que afeta profundamente a libido, ou seja, a energia psíquica ligada aos desejos e impulsos sexuais. Para o nosso autor há, na esquizofrenia, um afastamento da libido do mundo externo e uma concentração no ego. Isso pode levar o indivíduo a alucinações e delírios, que são tentativas do seu ego em reestabelecer a ligação do libido com o mundo externo. Ou uma diminuições da libido em investir no objeto externo, causando diminuição do desejo sexual. Pode ainda, a falta de libido na esquizofrenia, levar a sintomas ansiosos, depressivos e alucinações.

O represamento da libido no eu é sentido como "desprazeroso".
Quando não há o depósito da libido nos objetos, o indivíduo não passa para o narcisismo secundário, se posicionando e se mantendo na condição idealizada e não abandonando o "eu ideal".
O indivíduo vive com base no "eu prazer", não há o movimento de suplantação, ou seja, o indivíduo não supera a fase do narcisismo primário.

Os conflitos não superados pela criança em determinada fase implica em uma fixação nesse estágio que persiste até a vida adulta. O ego, para proteger o aparelho psíquico, movimenta recursos para suprimir ou dissimular a percepção de perigo interno, com estratégias de defesa inconscientes para reduzir a ansiedade, alterando a percepção da realidade, encobrindo a fonte de ansiedade de si mesmo.

O transtorno mental produzido pela ansiedade se deve, basicamente, ao uso excessivo desses mecanismos de defesa para esconder e recanalizar os impulsos inconcebíveis.

Para sentir prazer e aliviar a dor, o id usa o processo primário, com ações mais complexas (como as alucinações) para aliviar a tenção, pois essas imagens mentais de realização do desejo são a única realidade conhecida pelo id.

O conflito que provoca essa cisão refere-se as exigências pulsionais que eram amplamente satisfeitas antes do nascimento e abruptamente enfrentam uma realidade que deverá ser confrontada, que possui limites. O eu necessita lidar e cessar ambas estimulações, tanto internas quanto externas, e fracassa, fica dividido, como uma falha que não se completa e permanecerá com um núcleo inacessível de caráter traumático onde se destinarão a formação dos sintomas e as fantasias.

libido afastada do mundo externo é dirigida para o ego e assim indica uma atitude que é o narcisismo. ... Ou seja, é pela via narcísica que nasce o “eu ideal”. É um narcisismo caracterizado por sua crença na magia das palavras e na onipotência do pensamento e pela autossuficiência.

Ùm verdadeiro classico, ao qual o individuo acaba perdendo a libido pelo meio exterior e torna uma imagem fiel de alguem que náo é , para aiviar as tensóes ele criou em sua mente um ambiente ficticio .

A esquizofrenia pode ser entendida como uma visão deturpada do eu, que acaba por confundir-se com o ideal de eu.

PreviousPage 199 of 238Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱