Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo III

PreviousPage 203 of 204Next

O mecanismo a que Freud se refere é o de que a diminuição da libido provoca uma alteração na percepção do indivíduo, que procura outra identidade.

O mecanismo a que Freud se refere é o de que a diminuição da libido provoca uma alteração na percepção do indivíduo, que procura outra identidade.

No Id reside o desejo de satisfação o qual o ego deveria ter regulado realidade com mundo interior. Nesse caso o Superego falhou em não filtrar esse desejo exercendo o papel de juiz e deixando que esse individuo manifeste seus desejos (libido) numa crença fora da realidade.

acredito ser precoce dar respostas com tão poucas informações, porém nesse caso devemos tentar entender mais o que se passa na mente de um esquisofrenico.

Falta da libido

O sujeito fica sem direção.

Citação de IEVI em outubro 29, 2021, 11:11 am

Freud então se pergunta: “O que acontece à libido que foi afastada dos objetos externos na esquizofrenia?”

Com base no que foi estudado sobre a constituição do eu, qual hipótese você poderia assinalar ou a que mecanismo Freud está se referindo????????

"O que acontece com a libido que foi afastada dos objetos na esquizofrenia?
"Resposta: libido afastada do mundo externo é dirigida para o ego e assim indica uma atitude que é o narcisismo. ... Ou seja, é pela via narcísica que nasce o “eu ideal”. É um narcisismo caracterizado por sua crença na magia das palavras e na onipotência do pensamento e pela autossuficiência. (22 de jun. de 2021) - (Extraído de : https://febrapsi.org/storage/2017/02/a-teoria-da-libido-e-o-narcisismo--wilson-amendoeira.pdf)."
"O que Freud fala da esquizofrenia?"
"Na esquizofrenia, a regressão da libido passa pelo narcisismo, dando origem aos fenômenos megalomaníacos, mas ela se estende ainda mais, e retorna ao auto-erotismo infantil, no mais “completo abandono do amor objetal.” (FREUD, [1911] 1996, p. 84). ( Extraído de: https://www.scielo.br/j/agora...)"
Diante do caso citado, e das definições acima,  Freud explica o processo da libido na esquizofrenia e um entendimento sobre o mecanismo utilizado pelo "EGO" ou seja, o eu, para lidar com a dificuldade da libido com os objetos externos. Entendi que  para responder a questão: "qual hipótese  poderia assinalar ou a que mecanismo Freud está se referindo neste caso" , devo ter claro o que é a libido e o processo do mesmo na esquizofrenia e entender o que é a esquizofrenia, que de acordo com as citações e os estudo sobre a formação do "eu" , me parece uma fuga da realidade, onde o sujeito não consegue transferir a libido para os objetos externos em seu ambiente, pois não consegue lidar com a dor e o sofrimento e a angustia que este lhes causam, e retrocede evitando o desprezar, e retorna ao estágio onde o prazer é constante, ou seja, volta a fase inicial, ao prazer de se satisfazer individualmente, e cria uma autoimagem irrealista para ter e manter este estado, o que para mim é o "mecanismo de defesa", criado para lidar com uma realidade tão angustiante e dolorosa que o libido é redirecionado ao próprio sujeito para manter a própria existência de forma suportável.
Acredito que preciso ler mais sobre os termos, mas estou começado a me aprofundar nos conteúdos, espero orientação caso esteja entendendo fora da questão apresentada.
Citação de IEVI em outubro 29, 2021, 11:11 am

Freud então se pergunta: “O que acontece à libido que foi afastada dos objetos externos na esquizofrenia?”

Com base no que foi estudado sobre a constituição do eu, qual hipótese você poderia assinalar ou a que mecanismo Freud está se referindo????????

O indivíduo deixa de regredir, deixando de dirigir sua libido ao mundo externo, assim como apresentar megalomania , rejeição da realidade, entre outros.

Fase narcisista

Com falta do libido ele perdeu a noção de identidade

Citação de IEVI em outubro 29, 2021, 11:11 am

Freud então se pergunta: “O que acontece à libido que foi afastada dos objetos externos na esquizofrenia?”

Com base no que foi estudado sobre a constituição do eu, qual hipótese você poderia assinalar ou a que mecanismo Freud está se referindo????????

Creio ser um sistema de defesa, para se proteger da dor de um trauma sofrido, evitando encarar a realidade.

A conquistuiçao do eu se dar através da família, da sociedade porque não através da arte quando se vemos através da música que retrata nosso passado, da poesia que mexe com nossos sentimentos.

Com a filosofia que nos faz conhecer a nós mesmos, através de Sócrates, Aristóteles, Platão e até uma forma de buscar outras ideias dentro de nós mesmos. A própria psicanálise que nos faz conhecer nossos medos, nossas neuroses, buscando nossa formulação pessoal dentro de cada um de nós, através da psicanálise, literatura e filosofia.

PreviousPage 203 of 204Next