Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo III

PreviousPage 204 of 205Next

Freud nos fala que através do outro formulamos nossa imagem, constituindo o nosso eu, por meio de cópia ou até mesmo exemplo. Esse exemplo pode ser dentro ou fora da família.

Citação de Jorge Wilson Grecov em novembro 22, 2021, 5:23 pm

Considerando a segunda parte da questão proposta, o mecanismo se refere ao narcisismo primário.

Penso que seja mesmo um narcisismo primário, onde o EU acredita poder tudo.

Temos nesse caso um conflito entre o desejo e a fantasia gerando um Eu ideal desconexo com a realidade. O id se apresenta nesse sujeito afetado  pelo seu excesso de grandeza gerando um personagem de autoridade e poder, no caso o Presidente Americano, lhe provocando prazer e respeito.

Atraves do conceito de id a mente de alguem com esquizofrenia nao pode voltar a realidade apenas afastala com outro objetivo ou continuala incuravel mas controlavel

PRA MIM, TRATA SE DO NARCISISMO PRIMÁRIO, POIS É PELA VIA NARCÍSICA QUE NASCE O EU IDEAL. E COMO RELATOU FREUD, É UM NARCISISMO CARACTERIZADO POR SUA CRENÇA NA MAGIA DAS PALAVRAS E NA ONIPOTÊNCIA DO PENSAMENTO.

O esquizofrênico parece ter tirado sua libido de coisas e pessoas no mundo externo.

Acredito que seja o ID onde as confusoes e ilucoes da mente  se faz sentir como se fosem reais no mundo externo

Interessante seu ponto de vista, realmente quando o ID quer a todo custo sentir prazer e não sentir dor e angústia, e evitar o sofrimento, penso que ele "engana" o EGO e o SUPEREGO para que a ilusão  e a fantasia se tornem a realidade do sujeito.

1) Em algum momento o EU do paciente fez uma investida no mundo externo e se identificou com o presidente, para que seu EU obtivesse uma satisfação ele(Eu)  gerou uma identidade de memória, fazendo assim com que o paciente buscasse a si mesmo como um objeto de amor, retirando completamente sua libido de coisas e pessoas do mundo externo, fixando-se assim na etapa contemporânea da constituição do EU: O NARCISISMO PRIMÁRIO, que é uma etapa prematura à plena capacidade de se voltar para objetos externos. Ou seja, o paciente afastará completamente a realidade e passará a se portar e falar como se realmente fosse o presidente, concentrando toda a libido em si mesmo e se tornando assim auto suficiente.

Porém, existe um desprazer no represamento dessa libido e quando acontece um excesso de libido por si mesmo, a vida psíquica  se vê forçada a ultrapassar fronteiras do narcisismo e depositar a libido nos objetos passando assim à uma segunda etapa: O NARCISISMO SECUNDÁRIO, onde há a escolha de objetos externos.

2) É uma fixação na etapa do narcisismo primário, e por conta do excesso de libido represada, evolui posteriormente para o narcisismo secundário.

Acredito que a esquizofrenia seja o Id imperando sobre o ego, daí a realidade subjetiva da mente, a busca pelo prazer. A fuga da realidade.

PreviousPage 204 of 205Next