Desafio - Módulo III
Citação de Clayton Martins Mesquita do Nascimento em julho 4, 2024, 1:07 pmFreud nos fala que através do outro formulamos nossa imagem, constituindo o nosso eu, por meio de cópia ou até mesmo exemplo. Esse exemplo pode ser dentro ou fora da família.
Freud nos fala que através do outro formulamos nossa imagem, constituindo o nosso eu, por meio de cópia ou até mesmo exemplo. Esse exemplo pode ser dentro ou fora da família.
Citação de Clelia Maria do Carmo Spinosa em julho 4, 2024, 2:40 pmCitação de Jorge Wilson Grecov em novembro 22, 2021, 5:23 pmConsiderando a segunda parte da questão proposta, o mecanismo se refere ao narcisismo primário.
Penso que seja mesmo um narcisismo primário, onde o EU acredita poder tudo.
Citação de Jorge Wilson Grecov em novembro 22, 2021, 5:23 pmConsiderando a segunda parte da questão proposta, o mecanismo se refere ao narcisismo primário.
Penso que seja mesmo um narcisismo primário, onde o EU acredita poder tudo.
Citação de Alexandre Cuidador em julho 4, 2024, 3:35 pmTemos nesse caso um conflito entre o desejo e a fantasia gerando um Eu ideal desconexo com a realidade. O id se apresenta nesse sujeito afetado pelo seu excesso de grandeza gerando um personagem de autoridade e poder, no caso o Presidente Americano, lhe provocando prazer e respeito.
Temos nesse caso um conflito entre o desejo e a fantasia gerando um Eu ideal desconexo com a realidade. O id se apresenta nesse sujeito afetado pelo seu excesso de grandeza gerando um personagem de autoridade e poder, no caso o Presidente Americano, lhe provocando prazer e respeito.
Citação de Morvan Morais em julho 4, 2024, 4:09 pmAtraves do conceito de id a mente de alguem com esquizofrenia nao pode voltar a realidade apenas afastala com outro objetivo ou continuala incuravel mas controlavel
Atraves do conceito de id a mente de alguem com esquizofrenia nao pode voltar a realidade apenas afastala com outro objetivo ou continuala incuravel mas controlavel
Citação de JACKELINE CHUDIS VIEIRA em julho 4, 2024, 6:56 pmPRA MIM, TRATA SE DO NARCISISMO PRIMÁRIO, POIS É PELA VIA NARCÍSICA QUE NASCE O EU IDEAL. E COMO RELATOU FREUD, É UM NARCISISMO CARACTERIZADO POR SUA CRENÇA NA MAGIA DAS PALAVRAS E NA ONIPOTÊNCIA DO PENSAMENTO.
PRA MIM, TRATA SE DO NARCISISMO PRIMÁRIO, POIS É PELA VIA NARCÍSICA QUE NASCE O EU IDEAL. E COMO RELATOU FREUD, É UM NARCISISMO CARACTERIZADO POR SUA CRENÇA NA MAGIA DAS PALAVRAS E NA ONIPOTÊNCIA DO PENSAMENTO.
Citação de Jaqueline de Souza Lopes em julho 4, 2024, 11:13 pmO esquizofrênico parece ter tirado sua libido de coisas e pessoas no mundo externo.
O esquizofrênico parece ter tirado sua libido de coisas e pessoas no mundo externo.
Citação de Paulo Farinelli Zavan em julho 5, 2024, 4:19 amAcredito que seja o ID onde as confusoes e ilucoes da mente se faz sentir como se fosem reais no mundo externo
Acredito que seja o ID onde as confusoes e ilucoes da mente se faz sentir como se fosem reais no mundo externo
Citação de Marcia Lucas Silva em julho 5, 2024, 2:30 pmInteressante seu ponto de vista, realmente quando o ID quer a todo custo sentir prazer e não sentir dor e angústia, e evitar o sofrimento, penso que ele "engana" o EGO e o SUPEREGO para que a ilusão e a fantasia se tornem a realidade do sujeito.
Interessante seu ponto de vista, realmente quando o ID quer a todo custo sentir prazer e não sentir dor e angústia, e evitar o sofrimento, penso que ele "engana" o EGO e o SUPEREGO para que a ilusão e a fantasia se tornem a realidade do sujeito.
Citação de Patricia Ferreira Franco em julho 5, 2024, 5:08 pm1) Em algum momento o EU do paciente fez uma investida no mundo externo e se identificou com o presidente, para que seu EU obtivesse uma satisfação ele(Eu) gerou uma identidade de memória, fazendo assim com que o paciente buscasse a si mesmo como um objeto de amor, retirando completamente sua libido de coisas e pessoas do mundo externo, fixando-se assim na etapa contemporânea da constituição do EU: O NARCISISMO PRIMÁRIO, que é uma etapa prematura à plena capacidade de se voltar para objetos externos. Ou seja, o paciente afastará completamente a realidade e passará a se portar e falar como se realmente fosse o presidente, concentrando toda a libido em si mesmo e se tornando assim auto suficiente.
Porém, existe um desprazer no represamento dessa libido e quando acontece um excesso de libido por si mesmo, a vida psíquica se vê forçada a ultrapassar fronteiras do narcisismo e depositar a libido nos objetos passando assim à uma segunda etapa: O NARCISISMO SECUNDÁRIO, onde há a escolha de objetos externos.
2) É uma fixação na etapa do narcisismo primário, e por conta do excesso de libido represada, evolui posteriormente para o narcisismo secundário.
1) Em algum momento o EU do paciente fez uma investida no mundo externo e se identificou com o presidente, para que seu EU obtivesse uma satisfação ele(Eu) gerou uma identidade de memória, fazendo assim com que o paciente buscasse a si mesmo como um objeto de amor, retirando completamente sua libido de coisas e pessoas do mundo externo, fixando-se assim na etapa contemporânea da constituição do EU: O NARCISISMO PRIMÁRIO, que é uma etapa prematura à plena capacidade de se voltar para objetos externos. Ou seja, o paciente afastará completamente a realidade e passará a se portar e falar como se realmente fosse o presidente, concentrando toda a libido em si mesmo e se tornando assim auto suficiente.
Porém, existe um desprazer no represamento dessa libido e quando acontece um excesso de libido por si mesmo, a vida psíquica se vê forçada a ultrapassar fronteiras do narcisismo e depositar a libido nos objetos passando assim à uma segunda etapa: O NARCISISMO SECUNDÁRIO, onde há a escolha de objetos externos.
2) É uma fixação na etapa do narcisismo primário, e por conta do excesso de libido represada, evolui posteriormente para o narcisismo secundário.
Citação de Claudia Fonseca em julho 6, 2024, 1:24 pmAcredito que a esquizofrenia seja o Id imperando sobre o ego, daí a realidade subjetiva da mente, a busca pelo prazer. A fuga da realidade.
Acredito que a esquizofrenia seja o Id imperando sobre o ego, daí a realidade subjetiva da mente, a busca pelo prazer. A fuga da realidade.
Clique aqui e junte-se a nós!
Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱