Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo III

PreviousPage 206 of 234Next

Pode ter como consequência a megalomania, a rejeição da realidade.

A repressão excessiva do superego ao id e ao ego faz com que o individuo tolido de suas vontades conscientes e inconscientes transfira esse misto de sentimentos a objetos externos modificando sua personalidade. O individuo cria para si uma realidade diferente e extravagante.

O individuo em questão criou uma imagem idealizada do si. Quanto mais ele pensa que é o presidente dos EUA, mais o seu eu real se esvai. Se o objeto de sua libido foi trocada, haverá um desvio em sua personalidade. Ao perder sua libido por pessoas e coisas do mundo externo (mundo real), ele as substitui por outras na fantasia.

O mecanismo se refere ao narcisismo primário (quando há um deslocamento da libido sobre o ego), uma atitude que se origina do afastamento da libido do mundo externo e seu direcionamento ao ego. A esquizofrenia seria o protótipo do narcisismo em alto grau, ou seja, o ego é tomado como objeto e superinvestido libidinalmente.

Na psicose, a libido retirada dos objetos externos não é imediatamente reinvestida, mas retorna a pontos específicos do desenvolvimento libidinal e a eles se fixa, dando origem aos sintomas megalomaníacos e hipocondríacos.

Ele está mergulhado em si.

Com base em tudo que foi estudado é possível concluir que o paciente esquizofrênico teve o libido afastado de objetos externos e se focou na satisfação interna em uma imagem externa. A satisfação ainda está na visão externa, porém o ego aceita uma falsa realidade que cumpre a o desejo de satisfação do id. O ego se submete a fantasia satisfatório, direcionando o libido para essa fantasia que se tornou a realidade satisfatória.

Os sintomas dessa pessoa Esquizofrenica está sendo vivida dentro do processo primário. Isso faz com que ele se sinta e acredite ser o presidente dos Estados Unidos aliviando suas tensões que são vividas em um mundo imaginário.

Não é imediatamente reinvestida, mas  retorna a pontos específicos do desenvolvimento libidinal e a eles se fixa, dando origem aos sintomas megalomaníacos e hipocondríacos.

O esquizofrênico está utilizando da sua forma mais primitiva de consciência.

Ao analisar a esquisofrenia, podemos perceber que o sujeito esta fora do seu consciente, visto que suas aç]ões reflete apenas seus desejos, desconsiderando assim a parte logica?

 

Freud se reporta ao seguinte: a  alteração da libido causa uma alteração na percepção do indivíduo como tal, tendo como consequência buscar outra  identidade.

PreviousPage 206 of 234Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱