Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo III

PreviousPage 216 of 234Next

O indivíduo perde a noção do ambiente externo/realidade, fica preso no ID, que não se desenvolveu e se tornou EGO.

Na esquizofrenia o afastamento da libido do mundo externo pode ter como consequência duas possibilidades megalomania e hipocondria.

Freud sugere que, na esquizofrenia, a libido que é afastada dos objetos externos é redirecionada para o próprio ego. Esse processo é conhecido como "narcisismo". Em vez de investir energia em objetos externos, o indivíduo esquizofrênico volta-se para si mesmo, o que pode levar a uma perda de contato com a realidade e ao enfraquecimento do eu.

Esse mecanismo está relacionado à constituição do eu, onde a libido, ao ser retirada do mundo externo, reforça o ego, mas de uma maneira que pode ser prejudicial, resultando em sintomas psicóticos como alucinações e delírios.

 

Narcisismo Primário

Nesse caso eu acho q usa o mecanismo de defesa. Com várias facetas o id vai sendo moldado, tem um EU pra cada situação. O Eu ideal e o Eu reprimido.
Quando acontece um trauma ou algo parecido a consciência reagi de uma forma a proteger mostrando o Eu pra aquela situação. O EU que quero ser, o EU que os outros querem ou o Eu ideal.

Se o à libido é afastado do mundo externo poderá ter duas consequências:  megalomania ou hipocondria ,rejeição do contato com a realidade .

De acordo com os estudos de Freud, Ele fala sobre o libido de um indivíduo,quando esse indivíduo perde o libido ele sai fora da sua realidade e vivi o que ele cria em sua mente como realidade pra ele, e quando ele se encontra nessa realidade que ele mesmo criou em sua mente ele sai fora de se pra viver essa realidade e dificilmente ele aceita um tratamento no caso de Esquizofrenia é assim que acontece com alguém que tem Esquizofrenia.

A alteração da libido causa uma alteração na percepção do indivíduo, buscando outra identidade, o que pode levar a uma regressão ao narcisismo primário.

O id tem por base em seu mecanismo , o fator de não quebrar as regras mediante a isso podemos dizer que , através dos estudos da psicanálise pode- se afirma que o planejamento e o cumprimentos do que se foi planejado , faz com o que o o divíduo tenha o controle emocional e racional de tudo que está a sua volta .

Na esquizofrenia, acontece um processo de retirada da libido dos objetos externos, levando a uma ruptura nas relações com a realidade. A libido, que é a energia psíquica associada ao desejo e à vida instintiva, é deslocada dos objetos externos e redirecionada para o próprio eu. Esse fenômeno chamado de "regressão libidinal", é onde a energia que normalmente seria investida em objetos externos e relacionamentos é voltada para o mundo interno do indivíduo. Isso pode resultar em um aumento do investimento narcísico, onde o eu se torna o principal foco de interesse e satisfação.

No contexto da megalomania observada em indivíduos esquizofrênicos, essa introversão libidinal pode se manifestar como uma inflamação do eu, onde a autoestima e a autoimagem são grandiosamente distorcidas. A megalomania é uma expressão dessa inflação do ego, onde o indivíduo pode acreditar ser alguém com poderes ou habilidades extraordinárias. Esse mecanismo serve como uma defesa contra a fragilidade do eu e a perda de contato com a realidade, oferecendo uma forma de compensação para a sensação de desintegração interna. A megalomania, portanto, é vista como um sintoma dessa redistribuição interna da libido.

Freud referiria-se a esses processos através dos mecanismos de defesa do ego, particularmente a regressão e a narcisismo primário. A regressão é um mecanismo onde o indivíduo recua para um estágio anterior de desenvolvimento psíquico em resposta a um conflito ou estresse. No caso da esquizofrenia, essa regressão leva o ego a um estado mais primitivo de narcisismo, onde o investimento libidinal é retirado dos objetos externos e reorientado para o próprio eu.

PreviousPage 216 of 234Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱