Desafio - Módulo III
Citação de pearljamau@gmail.com em agosto 8, 2024, 8:51 pmEntão a pessoa simplesmente não encara uma realidade vivendo de fantasias, para evitar seu sofrimento e colocar em prática seus delírios de grandeza.
Então a pessoa simplesmente não encara uma realidade vivendo de fantasias, para evitar seu sofrimento e colocar em prática seus delírios de grandeza.
Citação de Fernanda Rodrigues Ramos em agosto 9, 2024, 12:54 amA ideia de que, na esquizofrenia, a libido é retirada do mundo externo (objetos) e investida de volta no próprio eu, configurando um estado de narcisismo secundário.
A ideia de que, na esquizofrenia, a libido é retirada do mundo externo (objetos) e investida de volta no próprio eu, configurando um estado de narcisismo secundário.
Citação de Caroline Vieira em agosto 9, 2024, 1:02 pmA distorção de imagem e portanto alteração compartamental e a necessidade e uma nova id externa
A distorção de imagem e portanto alteração compartamental e a necessidade e uma nova id externa
Citação de Monize Sancini em agosto 9, 2024, 4:34 pmNa esquizofrenia, a libido, que normalmente estaria investida em objetos externos (pessoas, interesses, atividades), é retirada. Isso significa que a energia sexual e emocional que seria direcionada para o mundo externo é, em vez disso, redirecionada para o próprio ego. Com a retirada da libido dos objetos externos, ocorre um aumento do investimento narcísico. O ego se torna o principal ou único objeto de interesse, resultando em um estado de autossuficiência e isolamento. Essa intensificação do narcisismo pode manifestar-se como uma perda de interesse pelo mundo externo e pelas relações interpessoais.
Na esquizofrenia, a libido, que normalmente estaria investida em objetos externos (pessoas, interesses, atividades), é retirada. Isso significa que a energia sexual e emocional que seria direcionada para o mundo externo é, em vez disso, redirecionada para o próprio ego. Com a retirada da libido dos objetos externos, ocorre um aumento do investimento narcísico. O ego se torna o principal ou único objeto de interesse, resultando em um estado de autossuficiência e isolamento. Essa intensificação do narcisismo pode manifestar-se como uma perda de interesse pelo mundo externo e pelas relações interpessoais.
Citação de Rayane Andrelino de Queiroz em agosto 9, 2024, 6:27 pmQuando o ser humano se afasta da realidade, todo pensamento ou fantasia se torna real. A libido está condicionado a necessidade real do indivíduo. Quando se distancia a libido da verdade. Tudo passará a ser uma fantasia.
Quando o ser humano se afasta da realidade, todo pensamento ou fantasia se torna real. A libido está condicionado a necessidade real do indivíduo. Quando se distancia a libido da verdade. Tudo passará a ser uma fantasia.
Citação de aldemar gomes alves em agosto 9, 2024, 7:51 pmA imagem foi danificada, pois a sua percepção como individuo foi quebrada em um dado momento, levando o mesmo a traumas irreversiveis.
A troca do libido leva o individuo a ter outra percepção do seu proprio eu, ficando preso em um estagio de fantasia "real".
A imagem foi danificada, pois a sua percepção como individuo foi quebrada em um dado momento, levando o mesmo a traumas irreversiveis.
A troca do libido leva o individuo a ter outra percepção do seu proprio eu, ficando preso em um estagio de fantasia "real".
Citação de leticiias91 em agosto 10, 2024, 6:57 pmA partir do estudado, pode-se citar que talvez o paciente esteja em um estado primário com características narcísicas e falta de compreensão da divisão do que é realidade e o que não é.
A partir do estudado, pode-se citar que talvez o paciente esteja em um estado primário com características narcísicas e falta de compreensão da divisão do que é realidade e o que não é.
Citação de Esther Wilbert em agosto 11, 2024, 12:18 amFreud sugere que, na esquizofrenia, a libido que é afastada dos objetos externos é redirecionada para o próprio eu. Esse processo é conhecido como "narcisismo primário" ou "regressão narcísica". Em outras palavras, a energia libidinal que normalmente seria investida em objetos externos é retirada e reinvestida no próprio eu.
Freud desenvolveu essa ideia em seu texto "Narcisismo: uma introdução" (1914), onde ele discute como o eu se constitui a partir de um estado inicial de narcisismo primário, onde toda a libido está voltada para o próprio eu. Na esquizofrenia, ocorre uma regressão a esse estado, resultando em um afastamento da realidade externa e um aumento do investimento libidinal no próprio eu.
Esse mecanismo está relacionado à constituição do eu, pois envolve a forma como a libido é distribuída entre o eu e os objetos externos ao longo do desenvolvimento psíquico. A esquizofrenia, portanto, pode ser vista como uma falha nesse processo de distribuição, levando a uma retirada da libido dos objetos externos e um retorno ao narcisismo primário.
Freud sugere que, na esquizofrenia, a libido que é afastada dos objetos externos é redirecionada para o próprio eu. Esse processo é conhecido como "narcisismo primário" ou "regressão narcísica". Em outras palavras, a energia libidinal que normalmente seria investida em objetos externos é retirada e reinvestida no próprio eu.
Freud desenvolveu essa ideia em seu texto "Narcisismo: uma introdução" (1914), onde ele discute como o eu se constitui a partir de um estado inicial de narcisismo primário, onde toda a libido está voltada para o próprio eu. Na esquizofrenia, ocorre uma regressão a esse estado, resultando em um afastamento da realidade externa e um aumento do investimento libidinal no próprio eu.
Esse mecanismo está relacionado à constituição do eu, pois envolve a forma como a libido é distribuída entre o eu e os objetos externos ao longo do desenvolvimento psíquico. A esquizofrenia, portanto, pode ser vista como uma falha nesse processo de distribuição, levando a uma retirada da libido dos objetos externos e um retorno ao narcisismo primário.
Citação de Joao Moreira em agosto 11, 2024, 6:54 pmPergunta o que acontece com essa energia emocional quando ela se afasta do mundo externo. Ele está sugerindo que, em vez de ser direcionada para outras pessoas ou coisas, essa energia acaba ficando dentro da pessoa, alimentando suas fantasias. Essa mudança pode dificultar o tratamento, pois é como se a pessoa se desligasse da realidade e não conseguisse voltar a se conectar com o mundo ao seu redor.
Pergunta o que acontece com essa energia emocional quando ela se afasta do mundo externo. Ele está sugerindo que, em vez de ser direcionada para outras pessoas ou coisas, essa energia acaba ficando dentro da pessoa, alimentando suas fantasias. Essa mudança pode dificultar o tratamento, pois é como se a pessoa se desligasse da realidade e não conseguisse voltar a se conectar com o mundo ao seu redor.
Citação de Noel Silva em agosto 11, 2024, 7:07 pmno caso do paciente esquizofrênico , ele retirou toda a sua libido do eu interno, é transferiu para o eu externo , deixando de lado a pulsão de morte , como o libido não retorna para o sujeito, ele não tem a sensação de reconstrução do eu, trazendo a ilusão de que e o presidente EUA.
no caso do paciente esquizofrênico , ele retirou toda a sua libido do eu interno, é transferiu para o eu externo , deixando de lado a pulsão de morte , como o libido não retorna para o sujeito, ele não tem a sensação de reconstrução do eu, trazendo a ilusão de que e o presidente EUA.