Desafio - Módulo III
Citação de Iara Basso em agosto 27, 2024, 6:35 pmAprender como nossa mente funciona ajuda a lidar com comportamentos estranhos
Aprender como nossa mente funciona ajuda a lidar com comportamentos estranhos
Citação de Cicero Sabino em agosto 27, 2024, 8:16 pmO ego aceita a realidade, diferenciando o que é da mente e o que é do mundo exterior, enquanto o id reconhece somente a realidade subjetiva da mente.
O ego aceita a realidade, diferenciando o que é da mente e o que é do mundo exterior, enquanto o id reconhece somente a realidade subjetiva da mente.
Citação de Cicero Sabino em agosto 28, 2024, 10:26 amQuando a libido é afastada do mundo exterior, o paciente vai continuar entendendo que é o que imagina que é, fechado para o mundo exterior e nestes casos a psicanálise não tem como produzir mudanças nestes pacientes, a menos que a sua libido volte a perceber o mundo exterior.
Quando a libido é afastada do mundo exterior, o paciente vai continuar entendendo que é o que imagina que é, fechado para o mundo exterior e nestes casos a psicanálise não tem como produzir mudanças nestes pacientes, a menos que a sua libido volte a perceber o mundo exterior.
Citação de ADENISON SILVEIRA SANTOS em agosto 28, 2024, 4:23 pmo individuo usa este artificio para aliviar suas tenções e fugir ds realidade
o individuo usa este artificio para aliviar suas tenções e fugir ds realidade
Citação de Vânia Carla Quinto em agosto 28, 2024, 4:49 pmFreud sugeriu que na esquizofrenia, a libido, que normalmente se liga aos objetos externos (pessoas, atividades, interesses), se retira desses objetos e é redirecionada para o próprio ego. Esse processo é chamado de "narcisismo secundário". Em outras palavras, a libido que antes estava investida em relacionamentos e interesses no mundo externo é retirada e investida no próprio eu. Isso pode resultar em uma desconexão da realidade externa, o que é uma característica marcante da esquizofrenia.
Portanto, a hipótese de Freud sobre o que acontece com a libido afastada dos objetos externos na esquizofrenia é que ela é redirecionada para o próprio ego, contribuindo para o desenvolvimento de sintomas como o isolamento social e a perda de contato com a realidade externa.
Freud sugeriu que na esquizofrenia, a libido, que normalmente se liga aos objetos externos (pessoas, atividades, interesses), se retira desses objetos e é redirecionada para o próprio ego. Esse processo é chamado de "narcisismo secundário". Em outras palavras, a libido que antes estava investida em relacionamentos e interesses no mundo externo é retirada e investida no próprio eu. Isso pode resultar em uma desconexão da realidade externa, o que é uma característica marcante da esquizofrenia.
Portanto, a hipótese de Freud sobre o que acontece com a libido afastada dos objetos externos na esquizofrenia é que ela é redirecionada para o próprio ego, contribuindo para o desenvolvimento de sintomas como o isolamento social e a perda de contato com a realidade externa.
Citação de Leandro Silva de Souza em agosto 28, 2024, 5:32 pmSabemos que o excesso de dopamina no cérebro induz o ser humano a fantasiar coisas mirabolantes, faz da pessoa um personagem. O mais interessante que com essa troca de libido a pessoa transparece ser o que não é, passa a viver em mundo imaginário.
Hoje os medicamentos que são usados para o seu tratamento em si , serve mais como paliativo.
Sabemos que o excesso de dopamina no cérebro induz o ser humano a fantasiar coisas mirabolantes, faz da pessoa um personagem. O mais interessante que com essa troca de libido a pessoa transparece ser o que não é, passa a viver em mundo imaginário.
Hoje os medicamentos que são usados para o seu tratamento em si , serve mais como paliativo.
Citação de Espedita Edlania Feitosa em agosto 28, 2024, 6:09 pmNesse caso, eu entendo que o sujeito perdeu o contato com a realidade; o que, para Freud, é uma manifestação sintomática que surge, visando proteger o sujeito da angústia.
Nesse caso, eu entendo que o sujeito perdeu o contato com a realidade; o que, para Freud, é uma manifestação sintomática que surge, visando proteger o sujeito da angústia.
Citação de Psi Sheila Silva em agosto 28, 2024, 10:54 pmNos sintomas esquizofrênicos a realidade se torna outra, divergente daquela compartilhada, mas uma realidade singular ao sujeito, que influência em todo o seu modo de funcionamento mental. A imagem que o esquizofrênico tem de si, é uma imagem fragmentada, pois não aconteceu com ele uma identificação imaginária, que segundo Freud (1914) seria possível através de uma nova ação psíquica que se adicionasse ao auto-erotismo e pudesse provocar o narcisismo.
Nos sintomas esquizofrênicos a realidade se torna outra, divergente daquela compartilhada, mas uma realidade singular ao sujeito, que influência em todo o seu modo de funcionamento mental. A imagem que o esquizofrênico tem de si, é uma imagem fragmentada, pois não aconteceu com ele uma identificação imaginária, que segundo Freud (1914) seria possível através de uma nova ação psíquica que se adicionasse ao auto-erotismo e pudesse provocar o narcisismo.
Citação de Jose Mauricio Rigon em agosto 29, 2024, 12:13 amÉ uma percepção ao avesso da realidade, com certeza uma neurose pautada na infância, possivelmente estados de fragilidade na construção do eu, possivelmente a carência de uma figura parental, ou um bloqueio psíquico vivido também nesse período...
É uma percepção ao avesso da realidade, com certeza uma neurose pautada na infância, possivelmente estados de fragilidade na construção do eu, possivelmente a carência de uma figura parental, ou um bloqueio psíquico vivido também nesse período...
Citação de Alzemendes Vieira Silva em agosto 29, 2024, 1:21 pmEntendo que na segunda parte do desenvolvimento da personalidade (eu), não houve confronto do ID com a realidade, formando assim o seu EU, levando sei verdadeiro Eu ser substituído por ima ideia equivocada de si mesmo, no caso, achar que é o presidente dos EUA
Entendo que na segunda parte do desenvolvimento da personalidade (eu), não houve confronto do ID com a realidade, formando assim o seu EU, levando sei verdadeiro Eu ser substituído por ima ideia equivocada de si mesmo, no caso, achar que é o presidente dos EUA
Clique aqui e junte-se a nós!
Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱