Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo III

PreviousPage 234 of 259Next

Ele se refere ao mecanismo que ha alteração da libido que trás ao indivíduo uma alteração da sua percepção,

substituindo por outra identidade.

Minha dúvida é, se o indivíduo tem uma ideia única, que não aceita que seja mudada, somente ele tem razão, mesmo tendo provas que está errado, pode ter leve tendência de esquizofrenia, ou a esquizofrenia tem em medida única, ou seja, é ou não é? Quem usa drogas, tem esquizofrenia passageira, que pode melhorar após tratamento das drogas, ou permanece esquizofrênico? Alguém sabe?

Freud refere-se aos três pilares de estudo da psicanálise: o inconsciente o complexo de Édipo e a sexualidade.

Nos estudos de Freud ele pode perceber e destacar que os movimentos da libido sobre si mesma constitui o "eu" como objeto e sujeito de investimento. No caso em tela a esquizofrenia afasta a libido do objeto e do sujeito, uma vez que o sujeito não vive na realidade e sim cria uma realidade própria regida por  fantasias, como por exemplo, ser o presidente dos Estados Unidos, o que torna ineficaz a observância e aplicações da psicanálise, já que não é possível analisar e dialogar - visando a cura - sobre algo que se trata de uma alucinação, uma vida não realista, onde o paciente depositou o seu desejo, objeto de libido.

Nubia has reacted to this post.
Nubia

A retração da libido dos objetos externos é um mecanismo de defesa complexo que tem consequências profundas para o desenvolvimento do indivíduo. A busca por novas formas de satisfação da libido dentro do mundo interno do indivíduo esquizofrênico é um enigma que exige mais pesquisas e reflexões.

Freud abordou a esquizofrenia em relação à libido e ao conceito do eu, sugerindo que, na esquizofrenia, ocorre uma retirada da libido do mundo externo e um retorno ao eu. Isso resulta em um enfraquecimento dos laços com a realidade, já que a energia psíquica (libido) é redirecionada para o próprio ego. Freud acreditava que a esquizofrenia envolve uma desintegração do "eu", onde as fronteiras entre o eu e o mundo se tornam confusas. Assim, a libido, em vez de se investir nas relações interpessoais, se volta para fantasias e processos internos, impactando a estrutura da personalidade e as interações sociais.

O Afastamento dessa libido tem como consequência a megalomania, um mecanismo de defesa complexo, onde as alucinações é uma tentativa de restabelecer a libido novamente a seus objetos e ao Eu.

A libido causa uma alteração na percepção do indivíduo, buscando outra identidade.

Mesmo confrontados com a realidade continuará acreditando ser quem se imagina.

"Em consequência da segunda modificação tornam-se inacessíveis a influência da psicanálise e não podem ser curados por nossos esforços".

• Para o paciente com esquizofrenia diferenciando-se o grau de afastamento da realidade pode ter menos resultados a psicanálise porque não tem como tentar fazer entender que essa crença instaurado na sua mente não é verdade. Agora o bom é que na atualidade existem medicamentos que ajudam a ter uma maior qualidade de vida para esses tipos de pacientes

Na esquizofrenia, a libido, que normalmente é direcionada a objetos externos (ou seja, as pessoas e o ambiente ao redor), tende a ser retirada e redirecionada para o próprio ego. Esse fenômeno é chamado de "retração libidinal". Sigmund Freud descreveu esse processo como parte do quadro esquizofrênico, no qual o indivíduo afasta seu interesse emocional e energético dos outros e do mundo externo, voltando-se para si mesmo de maneira exagerada.

Freud se refere à constituição do "eu" (ou ego) principalmente no contexto de sua teoria estrutural da mente, onde ele propõe três instâncias psíquicas: id, ego e superego. O ego (ou "eu") é a parte da mente que se desenvolve para mediar as exigências primitivas do id (impulsos inconscientes e desejos) e as restrições morais do superego (ideais e normas internalizadas da sociedade).

Sigmund Freud abordou o conceito de esquizofrenia e seu impacto na dinâmica da libido. Freud sugeriu que, na esquizofrenia, ocorre uma retração da libido dos objetos externos, ou seja, a libido que normalmente estaria investida em relacionamentos e desejos voltados para o mundo externo é retirada.

Essa libido, ao ser afastada dos objetos externos, é redirecionada para o próprio ego do indivíduo. Isso resulta em uma forma extrema de narcisismo, onde a energia libidinal se volta completamente para o eu, em vez de ser direcionada a outras pessoas ou objetos do mundo externo. Freud considerava essa retirada da libido dos objetos e sua reinvestida no próprio ego como uma das características centrais da esquizofrenia, levando ao isolamento social, à fragmentação do pensamento e ao distanciamento da realidade, típicos dessa condição.

Ele passa a viver num mundo de fantasia desenvolver a megalomania ou até outros sintomas como doenças e  traumas criados por sua própria mente, já que ele está desconectado da realidade.

PreviousPage 234 of 259Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱