Desafio - Módulo III
Citação de Gilda Suzart da Silva Chacon Fernandez em setembro 18, 2024, 8:07 pmMinha dúvida é, se o indivíduo tem uma ideia única, que não aceita que seja mudada, somente ele tem razão, mesmo tendo provas que está errado, pode ter leve tendência de esquizofrenia, ou a esquizofrenia tem em medida única, ou seja, é ou não é? Quem usa drogas, tem esquizofrenia passageira, que pode melhorar após tratamento das drogas, ou permanece esquizofrênico? Alguém sabe?
Minha dúvida é, se o indivíduo tem uma ideia única, que não aceita que seja mudada, somente ele tem razão, mesmo tendo provas que está errado, pode ter leve tendência de esquizofrenia, ou a esquizofrenia tem em medida única, ou seja, é ou não é? Quem usa drogas, tem esquizofrenia passageira, que pode melhorar após tratamento das drogas, ou permanece esquizofrênico? Alguém sabe?
Citação de Thais Joaquim de Almeida em setembro 18, 2024, 9:47 pmFreud refere-se aos três pilares de estudo da psicanálise: o inconsciente o complexo de Édipo e a sexualidade.
Nos estudos de Freud ele pode perceber e destacar que os movimentos da libido sobre si mesma constitui o "eu" como objeto e sujeito de investimento. No caso em tela a esquizofrenia afasta a libido do objeto e do sujeito, uma vez que o sujeito não vive na realidade e sim cria uma realidade própria regida por fantasias, como por exemplo, ser o presidente dos Estados Unidos, o que torna ineficaz a observância e aplicações da psicanálise, já que não é possível analisar e dialogar - visando a cura - sobre algo que se trata de uma alucinação, uma vida não realista, onde o paciente depositou o seu desejo, objeto de libido.
Freud refere-se aos três pilares de estudo da psicanálise: o inconsciente o complexo de Édipo e a sexualidade.
Nos estudos de Freud ele pode perceber e destacar que os movimentos da libido sobre si mesma constitui o "eu" como objeto e sujeito de investimento. No caso em tela a esquizofrenia afasta a libido do objeto e do sujeito, uma vez que o sujeito não vive na realidade e sim cria uma realidade própria regida por fantasias, como por exemplo, ser o presidente dos Estados Unidos, o que torna ineficaz a observância e aplicações da psicanálise, já que não é possível analisar e dialogar - visando a cura - sobre algo que se trata de uma alucinação, uma vida não realista, onde o paciente depositou o seu desejo, objeto de libido.
Citação de joane cordeiro em setembro 19, 2024, 1:53 amA retração da libido dos objetos externos é um mecanismo de defesa complexo que tem consequências profundas para o desenvolvimento do indivíduo. A busca por novas formas de satisfação da libido dentro do mundo interno do indivíduo esquizofrênico é um enigma que exige mais pesquisas e reflexões.
A retração da libido dos objetos externos é um mecanismo de defesa complexo que tem consequências profundas para o desenvolvimento do indivíduo. A busca por novas formas de satisfação da libido dentro do mundo interno do indivíduo esquizofrênico é um enigma que exige mais pesquisas e reflexões.
Citação de simonemiyaki em setembro 19, 2024, 6:04 pmFreud abordou a esquizofrenia em relação à libido e ao conceito do eu, sugerindo que, na esquizofrenia, ocorre uma retirada da libido do mundo externo e um retorno ao eu. Isso resulta em um enfraquecimento dos laços com a realidade, já que a energia psíquica (libido) é redirecionada para o próprio ego. Freud acreditava que a esquizofrenia envolve uma desintegração do "eu", onde as fronteiras entre o eu e o mundo se tornam confusas. Assim, a libido, em vez de se investir nas relações interpessoais, se volta para fantasias e processos internos, impactando a estrutura da personalidade e as interações sociais.
Freud abordou a esquizofrenia em relação à libido e ao conceito do eu, sugerindo que, na esquizofrenia, ocorre uma retirada da libido do mundo externo e um retorno ao eu. Isso resulta em um enfraquecimento dos laços com a realidade, já que a energia psíquica (libido) é redirecionada para o próprio ego. Freud acreditava que a esquizofrenia envolve uma desintegração do "eu", onde as fronteiras entre o eu e o mundo se tornam confusas. Assim, a libido, em vez de se investir nas relações interpessoais, se volta para fantasias e processos internos, impactando a estrutura da personalidade e as interações sociais.
Citação de Josiane 75 em setembro 19, 2024, 10:19 pmO Afastamento dessa libido tem como consequência a megalomania, um mecanismo de defesa complexo, onde as alucinações é uma tentativa de restabelecer a libido novamente a seus objetos e ao Eu.
A libido causa uma alteração na percepção do indivíduo, buscando outra identidade.
Mesmo confrontados com a realidade continuará acreditando ser quem se imagina.
"Em consequência da segunda modificação tornam-se inacessíveis a influência da psicanálise e não podem ser curados por nossos esforços".
O Afastamento dessa libido tem como consequência a megalomania, um mecanismo de defesa complexo, onde as alucinações é uma tentativa de restabelecer a libido novamente a seus objetos e ao Eu.
A libido causa uma alteração na percepção do indivíduo, buscando outra identidade.
Mesmo confrontados com a realidade continuará acreditando ser quem se imagina.
"Em consequência da segunda modificação tornam-se inacessíveis a influência da psicanálise e não podem ser curados por nossos esforços".
Citação de jessikanoeliavivenesmunoz@gmail.com em setembro 20, 2024, 12:20 am
- Para o paciente com esquizofrenia diferenciando-se o grau de afastamento da realidade pode ter menos resultados a psicanálise porque não tem como tentar fazer entender que essa crença instaurado na sua mente não é verdade. Agora o bom é que na atualidade existem medicamentos que ajudam a ter uma maior qualidade de vida para esses tipos de pacientes
- Para o paciente com esquizofrenia diferenciando-se o grau de afastamento da realidade pode ter menos resultados a psicanálise porque não tem como tentar fazer entender que essa crença instaurado na sua mente não é verdade. Agora o bom é que na atualidade existem medicamentos que ajudam a ter uma maior qualidade de vida para esses tipos de pacientes
Citação de Manuel Francisco em setembro 20, 2024, 12:51 pmNa esquizofrenia, a libido, que normalmente é direcionada a objetos externos (ou seja, as pessoas e o ambiente ao redor), tende a ser retirada e redirecionada para o próprio ego. Esse fenômeno é chamado de "retração libidinal". Sigmund Freud descreveu esse processo como parte do quadro esquizofrênico, no qual o indivíduo afasta seu interesse emocional e energético dos outros e do mundo externo, voltando-se para si mesmo de maneira exagerada.
Freud se refere à constituição do "eu" (ou ego) principalmente no contexto de sua teoria estrutural da mente, onde ele propõe três instâncias psíquicas: id, ego e superego. O ego (ou "eu") é a parte da mente que se desenvolve para mediar as exigências primitivas do id (impulsos inconscientes e desejos) e as restrições morais do superego (ideais e normas internalizadas da sociedade).
Na esquizofrenia, a libido, que normalmente é direcionada a objetos externos (ou seja, as pessoas e o ambiente ao redor), tende a ser retirada e redirecionada para o próprio ego. Esse fenômeno é chamado de "retração libidinal". Sigmund Freud descreveu esse processo como parte do quadro esquizofrênico, no qual o indivíduo afasta seu interesse emocional e energético dos outros e do mundo externo, voltando-se para si mesmo de maneira exagerada.
Freud se refere à constituição do "eu" (ou ego) principalmente no contexto de sua teoria estrutural da mente, onde ele propõe três instâncias psíquicas: id, ego e superego. O ego (ou "eu") é a parte da mente que se desenvolve para mediar as exigências primitivas do id (impulsos inconscientes e desejos) e as restrições morais do superego (ideais e normas internalizadas da sociedade).
Citação de suellemrodrigues em setembro 20, 2024, 1:08 pmSigmund Freud abordou o conceito de esquizofrenia e seu impacto na dinâmica da libido. Freud sugeriu que, na esquizofrenia, ocorre uma retração da libido dos objetos externos, ou seja, a libido que normalmente estaria investida em relacionamentos e desejos voltados para o mundo externo é retirada.
Essa libido, ao ser afastada dos objetos externos, é redirecionada para o próprio ego do indivíduo. Isso resulta em uma forma extrema de narcisismo, onde a energia libidinal se volta completamente para o eu, em vez de ser direcionada a outras pessoas ou objetos do mundo externo. Freud considerava essa retirada da libido dos objetos e sua reinvestida no próprio ego como uma das características centrais da esquizofrenia, levando ao isolamento social, à fragmentação do pensamento e ao distanciamento da realidade, típicos dessa condição.
Sigmund Freud abordou o conceito de esquizofrenia e seu impacto na dinâmica da libido. Freud sugeriu que, na esquizofrenia, ocorre uma retração da libido dos objetos externos, ou seja, a libido que normalmente estaria investida em relacionamentos e desejos voltados para o mundo externo é retirada.
Essa libido, ao ser afastada dos objetos externos, é redirecionada para o próprio ego do indivíduo. Isso resulta em uma forma extrema de narcisismo, onde a energia libidinal se volta completamente para o eu, em vez de ser direcionada a outras pessoas ou objetos do mundo externo. Freud considerava essa retirada da libido dos objetos e sua reinvestida no próprio ego como uma das características centrais da esquizofrenia, levando ao isolamento social, à fragmentação do pensamento e ao distanciamento da realidade, típicos dessa condição.
Citação de Miriam M de Almeida em setembro 20, 2024, 3:00 pmEle passa a viver num mundo de fantasia desenvolver a megalomania ou até outros sintomas como doenças e traumas criados por sua própria mente, já que ele está desconectado da realidade.
Ele passa a viver num mundo de fantasia desenvolver a megalomania ou até outros sintomas como doenças e traumas criados por sua própria mente, já que ele está desconectado da realidade.
Citação de Miriam M de Almeida em setembro 20, 2024, 3:05 pmEle passa a desenvolver a megalomania e outras doenças e traumas criados ela sua mente, já que está desconectado da realidade num mundo de fantasia.
Ele passa a desenvolver a megalomania e outras doenças e traumas criados ela sua mente, já que está desconectado da realidade num mundo de fantasia.