Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo III

PreviousPage 233 of 294Next

Na esquizofrenia, o afastamento da libidodo exterior e sua concentração no ego são traços característicos e as alucinações seriam “uma tentativa de restabelecimento, por devolver a libidonovamente a seus objetos

Na esquizofrenia, a vontade de fazer sexo pode diminuir por várias razões, como ficar mais fechado e menos interessado em se relacionar, mudanças químicas no cérebro, efeitos ruins de remédios, estresse, nervosismo e como a pessoa se vê.

O personagem é preenchido por um prazer dominado e produzido pelo id , o levando a crer profundamente ser o presidente e constituindo mudanças internas que refletem no mundo exterior.

A perspectiva imaginária da vida psíquica manifesta-se na
consciência em duas situações, como conteúdo manifesto e como
conteúdo latente (inconsciente e dissimulado). Como conteúdo
manifesto encontram-se os “atos falhos”, que compreendem além das
ações específicas, todo tipo de erro, de lapsos na palavra e na atividade
psíquica, como também são ocorrências não intencionais de um desejo
reprimido no inconsciente, indicando um transtorno passageiro
(LOBATO, 2013

A libido que se distanciou dos objetos externos  leva a uma retração para o interior do eu. Essa retração está associada a uma perda de contato com a realidade, resultando em sintomas típicos da esquizofrenia, como alucinações e delírios

A megalomania é uma das consequências do afastamento da libido do mundo externo na esquizofrenia. No caso em tela, o sujeito se diz presidente da república. Freud se refere a um mecanismo mental em que o sujeito pode confundir realidade com imaginário,  a pessoa tem uma dissociação com a realidade.

Leva tambem , ao isolamento, pois já tem como um "Mundo" interno para a escrizofinia , já com a ciencia afirmando ser exesso de dopamina no cerebro.

O mecanismo é o narcisismo. Ocorre uma retirada da libido do mundo externo, ou seja, dos objetos e das pessoas com os quais o indivíduo se relaciona emocionalmente. Em vez de manter um vínculo libidinal com os objetos externos (como ocorre em uma mente saudável), o esquizofrênico recolhe essa energia libidinal para dentro de si, voltando-a para o próprio Eu. Esse processo é chamado de narcisismo secundário**, em que a energia psíquica se desloca do ambiente externo para o próprio sujeito.

 

O mecanismo de defesa é a regressão pois o esquizofrênico usa a fantasia como válvula de escape da própria realidade

Ele se refere ao mecanismo que ha alteração da libido que trás ao indivíduo uma alteração da sua percepção,

substituindo por outra identidade.

PreviousPage 233 of 294Next