Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo III

PreviousPage 252 of 292Next

Freud não desenvolveu uma teoria específica sobre a esquizofrenia, mas suas ideias sobre a mente humana e os processos psíquicos influenciaram a forma como a psicologia e a psiquiatria lidam com distúrbios mentais.

Freud, ao abordar a questão do que acontece à libido afastada dos objetos externos na esquizofrenia, sugere um fenômeno de "retirada" ou "retração da libido" de objetos externos, que se volta para o próprio Eu. Esse mecanismo pode ser entendido pelo conceito de narcisismo primário e secundário, onde a libido, ao invés de investir em objetos externos, se dirige ao próprio sujeito, reforçando a ligação do indivíduo consigo mesmo e intensificando uma alienação da realidade externa​​.

Este processo na esquizofrenia seria o retorno da libido ao Eu, onde os limites entre realidade e fantasia ficam borrados, favorecendo a criação de um mundo interno que substitui a realidade externa. Freud se refere a isso como uma espécie de regressão ao narcisismo primário, em que a libido, incapaz de encontrar satisfação no mundo externo, retorna ao próprio Ego, um movimento que pode estar na base de quadros psicóticos​​​.

Segundo Freud ,Na esquizofrenia, o afastamento da libido do exterior e sua concentração no ego são traços característicos e as alucinações seriam "uma tentativa de restabelecimento, por devolver a libido novamente a seus objetos "

Freud descreveu o mecanismo de "introjeção" para explicar a falta de libido nos esquizofrênicos. Segundo ele, os esquizofrênicos introjetam a libido e a direcionam para dentro, ao invés de expressá-la no mundo externo através de desejos e atividades. Isso resulta em uma diminuição da energia psíquica disponível para interações sociais e sexuais, levando à falta de libido reportada em relações com as pessoas e outras coisas.

A libido é influenciada por uma combinação de fatores físicos, emocionais, psicológicos e sociais. Com esquisofrenia, a pessoa cria um mundo imaginario, onde lhe dar o prazer da criação de personagem criada por ele.

o Eu nesse sentido, forma se a partir de um processo de modificação do ID, que ocorre pelo contato com a realidade, o movimento libidinal ocorre em torno de EU sendo assim a evolução se torna mais complexa.

Freud está se referindo ao mecanismo de regressão narcísica. Na esquizofrenia, ocorre um afastamento da libido dos objetos externos, ou seja, do investimento libidinal no mundo exterior e nas relações com outras pessoas. Essa libido retraída se volta para o próprio ego, caracterizando a regressão narcísica. O indivíduo se retira para seu mundo interno, buscando satisfação em si mesmo e se desligando da realidade. Essa regressão pode ser compreendida como uma tentativa de defesa do ego diante de um conflito psíquico insuportável. Ao se voltar para si mesmo, o indivíduo busca restabelecer um estado de equilíbrio narcísico primário, onde a libido está totalmente investida no ego.

A troca do ego, e a falta de libido, o paciente passa a viver em mundo de faz de conta e/ou paralelo.

Eu entendo que na esquizofrenia o individuo mergulha em seu próprio Mundo, mundo esse criado a partir de uma realidade desconexa de uma realidade externa, onde ele se sente protegido. Ele busca incansavelmente uma libido inconsciente, na ânsia de suprir uma falta de energia mental que o mantem vivo no seu Mundo Irreal, nesse estado onde ele se encontra, não ha conflitos, traumas, decepções e frustações.

Citação de Alberto Florencio em novembro 1, 2024, 12:40 am

Eu entendo que na esquizofrenia o individuo mergulha em seu próprio Mundo, mundo esse criado a partir de uma realidade desconexa de uma realidade externa, onde ele se sente protegido. Ele busca incansavelmente uma libido inconsciente, na ânsia de suprir uma falta de energia mental que o mantem vivo no seu Mundo Irreal, nesse estado onde ele se encontra, não ha conflitos, traumas, decepções e frustações.

PreviousPage 252 of 292Next