Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo III

PreviousPage 253 of 259Next
Citação de Alberto Florencio em novembro 1, 2024, 12:40 am

Eu entendo que na esquizofrenia o individuo mergulha em seu próprio Mundo, mundo esse criado a partir de uma realidade desconexa de uma realidade externa, onde ele se sente protegido. Ele busca incansavelmente uma libido inconsciente, na ânsia de suprir uma falta de energia mental que o mantem vivo no seu Mundo Irreal, nesse estado onde ele se encontra, não ha conflitos, traumas, decepções e frustações.

Sigmund Freud considerava que, na esquizofrenia, a libido se afasta dos objetos externos e se concentra no ego. Freud acreditava que as alucinações seriam uma tentativa de devolver a libido aos objetos. 

A libido é um conceito central da psicanálise e é definida como a energia psíquica que impulsiona o desenvolvimento.Freud a definia como a energia que dirigiamos aos objetos dos nossos desejos. 

A teoria da libido distingue entre libido do ego e libido do objeto:
  • A libido do ego ou narcísica é a energia da pulsão sexual investida no ego e nas representações de si-mesmo.
  • A libido objetal é a energia alocada nas representações mentais do objeto externo. 
A distinção entre libido do eu e libido do objeto foi um eixo central da abordagem freudiana das psicoses, como a esquizofrenia e a paranoia

Bom ,ele deixa de existir  o o ser e começa a se imaginar sendo algo que não pode ser ,assim afasta o libido em suas ações.

A libido na esqisofreia , segundo Freud NÃO É PERDIDA, Mas, REDIRECIONADA para o seu próprio EU, resultando em uma DESCONEXÃO do mundo externo e em uma INTENSIFICAÇÃO das EXPERIÊNCIAS INTERNAS.

O indivíduo  cria seu próprio mundo , no qual ele não quer sair  ,sendo assim vive no imaginário sem a realidade .

Nesta unidade, estudamos o conceito do Eu e da personalidade. Vimos de forma mais aprofundada a representação do aparelho psiquico segundo a psicanálise onde, os 3 pilares salientados por Freud são o inconsciente, o complexo de édipo e a sexualidade. A constituição do EU , nasce da relação com o narcismo primário, FORMANDO-SE A PARTIR DE UM PROCESSO DE MODIFICAÇÃO DO ID, que ocorre com o contato com a realidade  e surgiria atraves da auteridade.

Vimos que a personalidade é constituída pelo Id , edo e superego e se forma por meio dos 5 estágios: oral, anal, fálico, lat~encia e genital.

Vimos tammbém que o sistema de estrutura da personalidade dinamicamente se entrelaçame se distanciam , como num trabalho em equipe sob o comando do ego.

Além disso, vimos uma parte da teoria psicanlítica que é a metapsicologiaFreudiana que é uma compreeensão dos processos mentais de forma profunda, analizando o os conflitos internos entre as instancias psiquicas , libido e a divisão da mente em consciente, pre-consciente e inconsciente. Essa abordagem explica como e porque os fenomenos mentais ocorrem indo alem da observação direta.

Na esquizofrenia, a pessoa pode se distanciar de suas pulsões libidinais, levando a um estado de alienação e dificuldades nas relações afetivas. Esse afastamento pode ser uma forma de defesa ou um sintoma da desorganização mental que caracteriza a doença. A teoria psicanalítica sugere que esse desinvestimento pode estar relacionado a conflitos internos, traumas ou uma incapacidade de se conectar com a realidade e com os outros.

Essas alucinações de um esquizofrênico pode ser a tentativa de devolver a libido aos objetos externos.

o esquizofrênic tem Transtorno de bipolaridade em algumas fazes da vida

Penso eu, que está relacionado ao narcisismo primário

PreviousPage 253 of 259Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱