Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo III

PreviousPage 254 of 260Next

O paciente esquizofrênico segundo Freud, quando a libibo se afasta é porque em seu inconsciente ela esta em seu ID. Ele vive fora da realidade. Usando mecanismos de defesa para permanecer em seu mundo irreal e paralelo.

DESAFIO MÓDULO III:

EM 02/11/2024

Na esquizofrenia, a libido é afastada dos objetos externos, o que pode levar ao enfraquecimento do “eu” e à perda do contato com a realidade. Freud se referia ao retorno do reprimido. A esquizofrenia é o protótipo do narcisismo em alto grau, ou seja, o ego é tomado como objeto e super investido.

A esquizofrenia é uma doença mental crônica que a afeta os comportamentos, pensamentos e sentimentos. O esquizofrênico busca uma identidade externa. Os sintomas se formam a partir do “eu” dividido. Esquizo: dividido Frenia: mente.

A libido volta para o próprio eu, fazendo com que o sujeito sofra alteração na percepção da realidade. Ocorre uma desestruturação do psiquismo, no qual a realidade do sujeito fica fragmentada. Causando alucinação, delírio e pensamento desordenado, e comportamento que prejudicam a vida do doente.

A troca da libido faz com que o indivíduo mude sua percepção da realidade e com isso se prende a um mundo irreal, por isso acredita ser o presidente. O afastamento da libido do mundo externo pode ter como consequência a megalomania e hipocondria.

Na esquizofrenia a construção psíquica sofre abalos, regredindo, deixa do de direcionar sua lido para o mundo externo, apresentando sintomas de magalomia, rejeição da realidade.

O destino da libido na esquizofrenia é uma questão complexa. Mas em princípio, a retração da libido do mundo externo, é uma questão central na esquizofrenia e tem profundas implicações para a experiência do indivíduo.

Na perspectiva da psicanálise, a esquizofrenia é vista como um distúrbio na libido, que normalmente se dirige para objetos externos (pessoas, atividades, interesses), é retirada desses objetos e redirecionada para o próprio ego. Esse fenômeno é chamado de retração da libido , retração narcísica ou  narcisismo primário.

A retração narcísica é um conceito psicanalítico que se refere ao processo pelo qual a libido, que normalmente seria investida em objetos externos (ou seja, outras pessoas e interesses), é retirada e redirecionada para o próprio ego. Essa característica está relacionada ao narcisismo e ocorre quando um indivíduo volta para dentro, concentrando sua energia emocional e libidinal mesmo em vez de nas interações sociais ou no mundo externo.  Na esquizofrenia, a retração narcísica é um mecanismo central que ajuda a explicar como os pacientes podem perder o contato com a realidade e se isolar socialmente. Essa retirada da libido leva a um desinvestimento das relações interpessoais e a uma fixação no mundo interno.

Em vez de se direcionar a pessoas ou atividades externas, a libido é redirecionada para o próprio eu, o que leva a uma "autoerotização" ou a um foco intenso nas fantasias e nos processos internos. Essa mudança cria uma desconexão com a realidade, pois o indivíduo deixa de investir emocionalmente no mundo ao seu redor. Isso pode explicar alguns sintomas da esquizofrenia, como o isolamento social, a dificuldade de relacionamento e a predominância de um mundo interno.

aqui vemos que usa mecanismo do id ,com distúrbio ou troca de identidade

ele vive em um mundo paralelo que ele criou para fugir da sua realidade

O conceito de Libido segundo a psicanalise Frudiana vai alem dos impulsos sexuais , desejo , vontade ardente e impulsos são elementos que fazem parte do conjuntos de normas psíquico emocionais, neurais para que o ser humano posso manifestar o que já vem em sua construção como pessoa, o problema esta no desenvolvimento desses movimentos internos concretos e reais que não podem ser suprimidos de forma asfixiante. Ainda sem se estar sob controle elas já estão la realizando tarefas que visam conceder ao ente condições para desenvolvimento como ser individual e social, uma questão se se inclina para o desconforto de que esta do lado de  fora. Pessoas diferentes umas das outras irão expressar tais movimentos, entendendo que esses impulsos foram organizados e espelhados de forma correta na medida do possível , esse individuo poderá expressa-los de modo produtivo, quando o inverso desencadeará um efeito não deseja e desastroso no individuo e no coletivo, exemplo são as manifestações de esquizofrenia e outras doenças.

Infelizmente sem essa interação com o mundo interno de pessoas esquizofrenicas não é possivel ajuda-la. Sendo assim a necessidade de outro tipo de profissional que ajude.

Olá amigos, quero ressaltar o principio da lacuna, exemplo da criança recém nascida colocada em um cercado e só recebe comida e água, a falta de dados e relacionamento com o par da mesma espécie tornaria tal individuo humano em um ser diferente dos outros que receberam conteúdo de todos os sentidos para formação natural , no entanto não deixaria ser considerado humano, tanto ID,EGO e SUPEREGO necessitam de formação, os conflitos na formação da imagem pode se dar em razão do espelhamento da mente, o meio pode influenciar no ID, os relacionamentos no EGO, O SUPEREGO está sendo nutrido por ambas as fontes e revela tanto um como outro, o verdadeiro eu se torna melhor a medida que ao encontrar sua verdadeira identidade e propósito se ajustam.  ( o que se pensa, sente e faz devem estar em harmonia do contrário o que se tem é um conflito cognitivo.)

Volta para o eu (narcisismo)Fica presa em pensamentos internos (alucinações, delírios perde contato com a realidade.

Isso leva a:

- Retraimento social

- Perda de interesse no mundo exterior

- Dificuldade em manter relacionamento

PreviousPage 254 of 260Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱