Desafio - Módulo III
Citação de Luiz2025 em novembro 26, 2024, 6:17 pmFreud está explorando a ideia de que a libido pode ser reorientada para dentro do indivíduo, ao invés de para objetos externos, em casos de esquizofrenia. Isso pode explicar certos comportamentos na doença, como a falta de interesse em relacionamentos sociais.
Freud está explorando a ideia de que a libido pode ser reorientada para dentro do indivíduo, ao invés de para objetos externos, em casos de esquizofrenia. Isso pode explicar certos comportamentos na doença, como a falta de interesse em relacionamentos sociais.
Citação de Daniel Rodrigo Lopes da Silva em novembro 26, 2024, 7:34 pmQuando a líbido passa a se tornar um excesso no eu, ele passa a depositar nos objetos, passando para um narcisismo secundário , onde escolhe um novo objeto. Isso cria uma dualidade em que o eu se torna um objeto de concentração de energias ou um sujeito de investimento.
Quando a líbido passa a se tornar um excesso no eu, ele passa a depositar nos objetos, passando para um narcisismo secundário , onde escolhe um novo objeto. Isso cria uma dualidade em que o eu se torna um objeto de concentração de energias ou um sujeito de investimento.
Citação de Eduardo Degani Malvestio Moraes em novembro 26, 2024, 11:39 pmFreud refere-se ao mecanismo de reinvestimento libidinal no próprio eu, característico do narcisismo secundário. Na esquizofrenia, a libido é retirada de objetos externos e redirecionada para o próprio eu, resultando em isolamento psíquico, megalomania e crença na onipotência do pensamento. Esse processo rompe o vínculo com a realidade e explica a dificuldade em acessar esses pacientes pela psicanálise.
Freud refere-se ao mecanismo de reinvestimento libidinal no próprio eu, característico do narcisismo secundário. Na esquizofrenia, a libido é retirada de objetos externos e redirecionada para o próprio eu, resultando em isolamento psíquico, megalomania e crença na onipotência do pensamento. Esse processo rompe o vínculo com a realidade e explica a dificuldade em acessar esses pacientes pela psicanálise.
Citação de Fabiana Silva em novembro 27, 2024, 6:18 pmNa esquizofrenia,o afastamento da libido do exterior e sua concentração no ego são traços característicos e as alucinações seriam “uma tentativa de restabelecimento, por devolver a libido novamente a seus objetos .” (Freud, 911 /1996. P.
Na esquizofrenia,o afastamento da libido do exterior e sua concentração no ego são traços característicos e as alucinações seriam “uma tentativa de restabelecimento, por devolver a libido novamente a seus objetos .” (Freud, 911 /1996. P.
Citação de Luiz2025 em novembro 27, 2024, 8:25 pmFreud poderia estar se referindo ao processo de retificação da libido, em que a libido, que normalmente busca satisfação através dos objetos externos, é desviada do mundo exterior para dentro do próprio eu.Isso pode levar à dissociação do eu, uma divisão entre diferentes partes do eu que podem não se relacionar de forma funcional.
Citação de Jéssica Mendonça em novembro 28, 2024, 7:32 pmO indivíduo retira a libido dos objetos externos, eliminando o investimento emocional e libidinal em pessoas, coisas ou no mundo externo. Essa libido é direcionada então para o próprio ego, um processo chamado narcisismo primário ou regressão narcísica.
Nesse estado, o indivíduo pode vir a se isolar, delírios e ruptura com a realidade.
O indivíduo retira a libido dos objetos externos, eliminando o investimento emocional e libidinal em pessoas, coisas ou no mundo externo. Essa libido é direcionada então para o próprio ego, um processo chamado narcisismo primário ou regressão narcísica.
Nesse estado, o indivíduo pode vir a se isolar, delírios e ruptura com a realidade.
Citação de Marcos Henrique de Souza em novembro 28, 2024, 8:19 pmNa esquizofrenia a libido se afasta dos objetos externos e se concentra no ego. Esse transtorno psicológico que altera a percepção da realidade, fazendo com que a pessoa enxergue, ouça, sinta ou sinta algo que não existe seriam uma tentativa de devolver a libido aos objetos novamente, ou seja, alocá-las nas representações mentais de um objeto externo.
Na esquizofrenia a libido se afasta dos objetos externos e se concentra no ego. Esse transtorno psicológico que altera a percepção da realidade, fazendo com que a pessoa enxergue, ouça, sinta ou sinta algo que não existe seriam uma tentativa de devolver a libido aos objetos novamente, ou seja, alocá-las nas representações mentais de um objeto externo.
Citação de Cilene Aparecida Carrasco em novembro 28, 2024, 9:10 pmCILENE APARECIDA C GRANADO MANTUAN.
Quando a libido e afastado dos objetos externos,ela regride e passa pelo narcisismo, dando a origem a fenômeno ,melagomaniaco
A libido também se estende e retorna ao auto- erotismo infantil,em um completo abandono do amor objetal
CILENE APARECIDA C GRANADO MANTUAN.
Quando a libido e afastado dos objetos externos,ela regride e passa pelo narcisismo, dando a origem a fenômeno ,melagomaniaco
A libido também se estende e retorna ao auto- erotismo infantil,em um completo abandono do amor objetal
Citação de Cilene Aparecida Carrasco em novembro 28, 2024, 9:45 pmCILENE APARECIDA CARRASCO GRANado :Na psicanálise freudiana,o conceito do eu É A EXPERIÊNCIA CONSTANTE DE EXPRESSOES E ESTIMULO DA CARNE
O EU. É DISPOSITIVO DE CONTROLE DO FLUXO DE ENERGIA,UMA VEZ QUE O APARELHO PSIQUICO BUSCA DESCARGA PULSIONAL
CILENE APARECIDA CARRASCO GRANado :Na psicanálise freudiana,o conceito do eu É A EXPERIÊNCIA CONSTANTE DE EXPRESSOES E ESTIMULO DA CARNE
O EU. É DISPOSITIVO DE CONTROLE DO FLUXO DE ENERGIA,UMA VEZ QUE O APARELHO PSIQUICO BUSCA DESCARGA PULSIONAL
Citação de Marcos Henrique de Souza em novembro 28, 2024, 11:51 pmA libido acontece de duas formas na existência do indivíduo: a autoerótica é o estágio inicial da libido, quando as pulsões sexuais são satisfeitas no próprio corpo, em quanto a Alteridade é fundamental para a singularidade de cada indivíduo, construída por meio de suas vivências, cultura, relações sociais e histórico pessoal, sendo apoiado, firmado, estabelecido nas percepções e interpretações individuais, ao contrário da objetividade que é ter clareza, ter lógica, não ter dúvida dos fatos concretos e universais.
A libido acontece de duas formas na existência do indivíduo: a autoerótica é o estágio inicial da libido, quando as pulsões sexuais são satisfeitas no próprio corpo, em quanto a Alteridade é fundamental para a singularidade de cada indivíduo, construída por meio de suas vivências, cultura, relações sociais e histórico pessoal, sendo apoiado, firmado, estabelecido nas percepções e interpretações individuais, ao contrário da objetividade que é ter clareza, ter lógica, não ter dúvida dos fatos concretos e universais.