Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo III

PreviousPage 261 of 266Next

Uma das consequências será a perca da personalidade original, e por isso os pacientes com esquizofrenia não conseguirá ser auxiliada pela psicanálise, uma vez que estão fora da realidade atual, nesses casos deve se orientar pela busca de uma forma ou maneira de resgatar a personalidade original, que auxiliará por sua vez, o esquizofrênico a alcançar a realidade prevista no mundo real e não no da fantasia.

Freud está explorando a ideia de que a libido pode ser reorientada para dentro do indivíduo, ao invés de para objetos externos, em casos de esquizofrenia. Isso pode explicar certos comportamentos na doença, como a falta de interesse em relacionamentos sociais.

Quando a líbido passa a se tornar um excesso no eu, ele passa a depositar nos objetos, passando para um narcisismo secundário , onde escolhe um novo objeto. Isso cria uma dualidade em que o eu se torna um objeto de concentração de energias ou um sujeito de investimento.

Freud refere-se ao mecanismo de reinvestimento libidinal no próprio eu, característico do narcisismo secundário. Na esquizofrenia, a libido é retirada de objetos externos e redirecionada para o próprio eu, resultando em isolamento psíquico, megalomania e crença na onipotência do pensamento. Esse processo rompe o vínculo com a realidade e explica a dificuldade em acessar esses pacientes pela psicanálise.

Na esquizofrenia,o afastamento da libido do exterior e sua concentração no ego são traços característicos e as alucinações seriam “uma tentativa de restabelecimento, por devolver a libido novamente a seus objetos .” (Freud, 911 /1996. P.

Freud poderia estar se referindo ao processo de retificação da libido, em que a libido, que normalmente busca satisfação através dos objetos externos, é desviada do mundo exterior para dentro do próprio eu.
Isso pode levar à dissociação do eu, uma divisão entre diferentes partes do eu que podem não se relacionar de forma funcional.

O indivíduo retira a libido dos objetos externos, eliminando o investimento emocional e libidinal em pessoas, coisas ou no mundo externo. Essa libido é direcionada então para o próprio ego, um processo chamado narcisismo primário ou regressão narcísica.

Nesse estado, o indivíduo pode vir a se isolar, delírios e ruptura com a realidade.

Na esquizofrenia a libido se afasta dos objetos externos e se concentra no ego. Esse transtorno psicológico que altera a percepção da realidade, fazendo com que a pessoa enxergue, ouça, sinta ou sinta algo que não existe seriam uma tentativa de devolver a libido aos objetos novamente, ou seja, alocá-las nas representações mentais de um objeto externo.

 

CILENE APARECIDA C GRANADO MANTUAN.

Quando a  libido e afastado dos objetos externos,ela regride e passa pelo narcisismo, dando a origem a fenômeno ,melagomaniaco

A libido também se estende e retorna ao auto- erotismo infantil,em um completo abandono do amor objetal

CILENE APARECIDA CARRASCO GRANado :Na psicanálise freudiana,o conceito do eu É A EXPERIÊNCIA CONSTANTE DE EXPRESSOES E ESTIMULO  DA CARNE

O EU. É DISPOSITIVO DE CONTROLE DO FLUXO DE ENERGIA,UMA VEZ QUE O APARELHO PSIQUICO BUSCA DESCARGA PULSIONAL

PreviousPage 261 of 266Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱

The access token could not be decrypted. Your access token is currently invalid. Please re-authorize your Instagram account.