Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo III

PreviousPage 276 of 278Next

Na esquizofrenia, Freud observou uma regressão da libido para estados mais primitivos, como o autoerotismo. Isso significa que a energia psíquica se volta para o próprio corpo, em busca de satisfação, em vez de se direcionar para objetos externos. Essa regressão, combinada com outros fatores, leva a uma fragmentação do ego e a uma dificuldade em estabelecer relações objetais saudáveis.

A esquizofrenia se concentra no ego, podemos dizer que as alucinações seriam uma tentativa de restabelecimento do indivíduo.

  • A esquizofrenia já se tem comprovação científica  que ocorre na junção do físico e mental. Com medicamentos eficazes e acompanhamento especializado a vida do indivíduo terá mais qualidade e normalidade.

O exemplo da projeção do indivíduo acreditar ser presidente dos EUA pode está ligado a um delírio ou necessidade de viver em um mundo fantasioso, paralelo.

Freud esta se referindo alteração de libido que causa uma alteração no individuo buscando outra identidade.

Citação de IEVI em outubro 29, 2021, 11:11 am

Freud então se pergunta: “O que acontece à libido que foi afastada dos objetos externos na esquizofrenia?”

Com base no que foi estudado sobre a constituição do eu, qual hipótese você poderia assinalar ou a que mecanismo Freud está se referindo???????? 

A esquizofrenia é um tipo de psicose, que diferentemente da neurose (que é um conflito dos desejos do inconsciente, e portanto, acessível ao analista), não permite o acesso pois Freud supunha que essas pessoas abandonavam as catexias objetais e que sua libido objetal se transformava em libido do ego (FREUD, 1916-17). Considerava a esquizofrenia incurável, pois os pacientes não estabeleciam transferência com o analista. 

O texto se refere à primeira forma da personalidade do indivíduo, na qual o id, não acata o princípio da realidade, dessa forma ele está submetido ao princípio do prazer, ou seja busca de certa forma nutrir esse delírio de que é o presidente dos EUA.

O paciente em questão enfrenta um problema diretamente relacionado a um desvio narcísico e de libido.

Em uma situação ideal a libido é direcionada ao mundo externo. No caso do paciente há um desvio da libido para o mundo interno.

Tal fato compromete sua percepção e interação social, desconectando-se da realidade.

Na esquizofrenia, a libido, que é a energia psíquica associada ao desejo e à motivação, pode ser deslocada ou afastada dos objetos externos, como pessoas ou atividades. Isso pode resultar em uma série de efeitos, como a dificuldade em estabelecer relacionamentos interpessoais, a diminuição do interesse em atividades que antes eram prazerosas e uma sensação de desconexão da realidade. Esse afastamento pode levar a um estado de apatia ou desinteresse, impactando a vida social e emocional do indivíduo. Além disso, a libido pode ser redirecionada para fantasias internas ou experiências subjetivas, o que pode intensificar a sensação de isolamento.

Dessa separação, o que se percebe incialmente, como consequencia, é que o sujeito esquizofrênico perde-se de si mesmo, da personalidade comum que susterara até aquele momento e posteriormente adere-se a um novo personagem objeto da própria mente e a recuperação da libido acontece ali, dentro desse novo papel, que é a nova forma de ser desse individuo, destoando completamento do sujeito preterito.

As três instâncias eu,personalidade e sexualidade precisa sintonizar com o externo se houve um trauma no caminho,o superego sobressair florando o inconsciente.

PreviousPage 276 of 278Next