Desafio - Módulo III
Citação de vitoria dos santos em janeiro 29, 2025, 1:34 pmFreud estaria se referindo ao processo de identificação e imagem, aonde o paciente teria uma identificação muito forte com o presidente , e acabou perdendo o contato com a realidade. Em questão da meganomalia ele teria a imaginação de ser alguém grande com poder , já nos desvios de interesse ele não queria ver nem aceitar sua realidade.
No caso a pergunta que Freud se fez; O que acontece a libido que foi afastada dos objetos externos na esquizofrenia? essa libido teria sido direcionada para os objetos internos que seria a imagem e a identificação com o presidente dos EUA
Freud estaria se referindo ao processo de identificação e imagem, aonde o paciente teria uma identificação muito forte com o presidente , e acabou perdendo o contato com a realidade. Em questão da meganomalia ele teria a imaginação de ser alguém grande com poder , já nos desvios de interesse ele não queria ver nem aceitar sua realidade.
No caso a pergunta que Freud se fez; O que acontece a libido que foi afastada dos objetos externos na esquizofrenia? essa libido teria sido direcionada para os objetos internos que seria a imagem e a identificação com o presidente dos EUA
Citação de vitoria_amador@hotmail.com em janeiro 29, 2025, 2:38 pmAo meu entendimento, fica centralizada no ID. Ou seja, internamente, seu objeto de libido já não está em se satisfazer com algo externo, mas no envolver-se em sua própria fantasia que criou a respeito de si mesmo. Essa interação interna, do eu com o eu imaginado já é um causador de prazer em si mesmo.
Ao meu entendimento, fica centralizada no ID. Ou seja, internamente, seu objeto de libido já não está em se satisfazer com algo externo, mas no envolver-se em sua própria fantasia que criou a respeito de si mesmo. Essa interação interna, do eu com o eu imaginado já é um causador de prazer em si mesmo.
Citação de Maciely karlla tome de oliveira em janeiro 29, 2025, 4:18 pmFreud está falando sobre a identificação do ser humano, quando ele nasce e ao passar dos anos se identifica com os pais e incorpora suas características
Freud está falando sobre a identificação do ser humano, quando ele nasce e ao passar dos anos se identifica com os pais e incorpora suas características
Citação de Juliana da Conceicao Batista de Oliveira em janeiro 30, 2025, 4:56 amFreud chega à conclusão de que “a megalomania (mania de grandeza), com as suas características de uma superestima do poder; uma crença na força mitológica das palavras e uma técnica para lidar com o mundo externo – mágica – aponta o rumo: a megalomania surge à custa da libido objetal. A libido afastada do mundo externo é dirigida para o ego e assim indica uma atitude que é o narcisismo. A crença na magia das palavras e na onipotência do pensamento remete ao narcisismo primário”. (FREUD, v. XIV, p. 91)
Esse narcisismo primário é contemporâneo da constituição do eu. A primeira predileção amorosa das crianças ocorre entre as pessoas que as cuidam, que se preocupam com a sua alimentação, promovendo a escolha narcisista, em que a criança busca a si mesma como objeto de amor, numa etapa prematura à plena capacidade de se voltar para objetos externos. Ou seja, é pela via narcísica que nasce o “eu ideal”. É um narcisismo caracterizado por sua crença na magia das palavras e na onipotência do pensamento e pela autossuficiência. (STENNER, 2004)
Freud chega à conclusão de que “a megalomania (mania de grandeza), com as suas características de uma superestima do poder; uma crença na força mitológica das palavras e uma técnica para lidar com o mundo externo – mágica – aponta o rumo: a megalomania surge à custa da libido objetal. A libido afastada do mundo externo é dirigida para o ego e assim indica uma atitude que é o narcisismo. A crença na magia das palavras e na onipotência do pensamento remete ao narcisismo primário”. (FREUD, v. XIV, p. 91)
Esse narcisismo primário é contemporâneo da constituição do eu. A primeira predileção amorosa das crianças ocorre entre as pessoas que as cuidam, que se preocupam com a sua alimentação, promovendo a escolha narcisista, em que a criança busca a si mesma como objeto de amor, numa etapa prematura à plena capacidade de se voltar para objetos externos. Ou seja, é pela via narcísica que nasce o “eu ideal”. É um narcisismo caracterizado por sua crença na magia das palavras e na onipotência do pensamento e pela autossuficiência. (STENNER, 2004)
Citação de Valeria lopes em janeiro 30, 2025, 1:35 pmComo afirma Freud o esquizofrenico tem desvio de interesse sobre o mundo externo e retira seu libido de coisas e pessoas sendo o librido distorcido pela visão da realidade que o esquizofrenico tem .
Como afirma Freud o esquizofrenico tem desvio de interesse sobre o mundo externo e retira seu libido de coisas e pessoas sendo o librido distorcido pela visão da realidade que o esquizofrenico tem .
Citação de Paloma Maria Duarte Pinto em janeiro 30, 2025, 3:29 pmA libido se afasta dos objetos externos e se concentra no ego.
A libido se afasta dos objetos externos e se concentra no ego.
Citação de Grasielia Machado Queiroz Brito em janeiro 30, 2025, 10:02 pmSigma Freud, o pai da psicanálise, considerava esquizofrenia como uma psicose narcísico.
Ele acreditava que a esquizofrenia era um tratamento mental que se origina de um desequilíbrio na função que a recalca impulsos e impõe limites.
Freud considerava que os pacientes de esquizofrenia não estabelece transferências como analistas, o que tornavam o tratamento impossível.
Sigma Freud, o pai da psicanálise, considerava esquizofrenia como uma psicose narcísico.
Ele acreditava que a esquizofrenia era um tratamento mental que se origina de um desequilíbrio na função que a recalca impulsos e impõe limites.
Freud considerava que os pacientes de esquizofrenia não estabelece transferências como analistas, o que tornavam o tratamento impossível.
Citação de Grasielia Machado Queiroz Brito em janeiro 30, 2025, 10:26 pmDe acordo com Freud, quando a libido é afastada do objeto externos e direcionada para eu, ocorre um fenômeno corporal psíquico.
A libido é uma força psíquica que impulsiona a vida sexual e o psíquico da pessoa. A teoria da libido é uma das teorias centrais da psicanálise.
Quando a libido é afastada dos objetos externo pode ocorrer:
Hipocondria, paranoia, esquizofrenia.
De acordo com Freud, quando a libido é afastada do objeto externos e direcionada para eu, ocorre um fenômeno corporal psíquico.
A libido é uma força psíquica que impulsiona a vida sexual e o psíquico da pessoa. A teoria da libido é uma das teorias centrais da psicanálise.
Quando a libido é afastada dos objetos externo pode ocorrer:
Hipocondria, paranoia, esquizofrenia.
Citação de PATRICIA GROSSI em fevereiro 1, 2025, 7:17 pmPartindo das informações fornecidas neste módulo somadas ao material de apoio, creio que Freud se refere ao colapso do EU (ego) na sua função de mediador entre o inconsciente e a realidade externa.
O ego não conseguiu mais manter o equilíbrio entre o ID (desejos inconscientes, as pulsões), o superego (julgamento, culpa) e a realidade (no caso, o viver em sociedade), e assim diferenciar o que é real e o que é fruto do próprio pensamento.
Partindo das informações fornecidas neste módulo somadas ao material de apoio, creio que Freud se refere ao colapso do EU (ego) na sua função de mediador entre o inconsciente e a realidade externa.
O ego não conseguiu mais manter o equilíbrio entre o ID (desejos inconscientes, as pulsões), o superego (julgamento, culpa) e a realidade (no caso, o viver em sociedade), e assim diferenciar o que é real e o que é fruto do próprio pensamento.
Citação de Paulo em fevereiro 2, 2025, 5:58 pmCitação de IEVI em outubro 29, 2021, 11:11 amFreud então se pergunta: “O que acontece à libido que foi afastada dos objetos externos na esquizofrenia?”Com base no que foi estudado sobre a constituição do eu, qual hipótese você poderia assinalar ou a que mecanismo Freud está se referindo????????
Existe um afastamento da libido para objetos externos e o foco na libido do ego. Um desequilíbrio da função que recalca os impulsos e que impõe os limites (Superego). Desta forma, Segundo Freud, o psicanalista não consegue "acessar" o paciente, pois se torna impossível a transferência, que é um processo fundamental para a psicanalise. Através da transferência o psicanalista pode trazer os sentimentos passados ligados ao paciente e a projeção destes na figura do analista.
Citação de IEVI em outubro 29, 2021, 11:11 amFreud então se pergunta: “O que acontece à libido que foi afastada dos objetos externos na esquizofrenia?”Com base no que foi estudado sobre a constituição do eu, qual hipótese você poderia assinalar ou a que mecanismo Freud está se referindo????????
Existe um afastamento da libido para objetos externos e o foco na libido do ego. Um desequilíbrio da função que recalca os impulsos e que impõe os limites (Superego). Desta forma, Segundo Freud, o psicanalista não consegue "acessar" o paciente, pois se torna impossível a transferência, que é um processo fundamental para a psicanalise. Através da transferência o psicanalista pode trazer os sentimentos passados ligados ao paciente e a projeção destes na figura do analista.