Desafio - Módulo III
Citação de ensanttos em fevereiro 19, 2025, 4:34 pmUma vez que a libido foi comprometida ou seja o superego não consegue agir ao ponto de ao invés de atuar com a admiração de um presidente e agir em tudo como tal (nesse exemplo) essa pessoa fica impossibitada de ser tratada pela pscanálise.
Uma vez que a libido foi comprometida ou seja o superego não consegue agir ao ponto de ao invés de atuar com a admiração de um presidente e agir em tudo como tal (nesse exemplo) essa pessoa fica impossibitada de ser tratada pela pscanálise.
Citação de Grasielia Machado Queiroz Brito em fevereiro 19, 2025, 7:10 pmEm um futuro próna esquizofrenia, o afastamento da libido do mundo externo pode ter como consequência 2 possibilidades megalomania e hipócondria.
Para Freud, a megalomania é a capacidade de uma pessoa criar importância a partir do nada, conversando os outros de que sabe o que importa.
Para Freud, a hipocondria é uma neurose caracterizada por ponto por uma angústia relacionada ao corpo. É a manifestação sintomática em inespecífica que se caracteriza por um investimento peculiar da lipido.
Para diagnosticar a hipocondria envolve exames físicos e uma avaliação psicológica.
Em um futuro próna esquizofrenia, o afastamento da libido do mundo externo pode ter como consequência 2 possibilidades megalomania e hipócondria.
Para Freud, a megalomania é a capacidade de uma pessoa criar importância a partir do nada, conversando os outros de que sabe o que importa.
Para Freud, a hipocondria é uma neurose caracterizada por ponto por uma angústia relacionada ao corpo. É a manifestação sintomática em inespecífica que se caracteriza por um investimento peculiar da lipido.
Para diagnosticar a hipocondria envolve exames físicos e uma avaliação psicológica.
Citação de Melkysedek Lopes Honorato em fevereiro 19, 2025, 10:13 pmDe acordo com Sigmund Freud, na esquizofrenia, a libido que foi afastada dos objetos externos é redirecionada para o próprio eu, um processo conhecido como "retirada da libido" ou "retração da libido".
Isso significa que a energia libidinal, que normalmente é direcionada para objetos externos, como pessoas ou atividades, é retirada e redirecionada para o próprio eu, levando a uma espécie de "autoerotismo" ou "narcisismo".
Essa hipótese está relacionada ao conceito de "narcisismo primário", que Freud desenvolveu em sua teoria psicanalítica. O narcisismo primário se refere ao estado inicial do desenvolvimento psicológico, em que o bebê se concentra em si mesmo e não diferencia entre o eu e o mundo externo.
Na esquizofrenia, a retirada da libido pode levar a uma espécie de "regressão" a esse estado de narcisismo primário, em que o indivíduo se torna mais auto-referente e perde a capacidade de se relacionar com o mundo externo de forma eficaz.
Essa hipótese está relacionada ao mecanismo de "defesa" conhecido como "retirada", que é um mecanismo primitivo de defesa que envolve a retirada da libido de objetos externos e a redirecionamento para o próprio eu.
De acordo com Sigmund Freud, na esquizofrenia, a libido que foi afastada dos objetos externos é redirecionada para o próprio eu, um processo conhecido como "retirada da libido" ou "retração da libido".
Isso significa que a energia libidinal, que normalmente é direcionada para objetos externos, como pessoas ou atividades, é retirada e redirecionada para o próprio eu, levando a uma espécie de "autoerotismo" ou "narcisismo".
Essa hipótese está relacionada ao conceito de "narcisismo primário", que Freud desenvolveu em sua teoria psicanalítica. O narcisismo primário se refere ao estado inicial do desenvolvimento psicológico, em que o bebê se concentra em si mesmo e não diferencia entre o eu e o mundo externo.
Na esquizofrenia, a retirada da libido pode levar a uma espécie de "regressão" a esse estado de narcisismo primário, em que o indivíduo se torna mais auto-referente e perde a capacidade de se relacionar com o mundo externo de forma eficaz.
Essa hipótese está relacionada ao mecanismo de "defesa" conhecido como "retirada", que é um mecanismo primitivo de defesa que envolve a retirada da libido de objetos externos e a redirecionamento para o próprio eu.
Citação de Pedro Henrique Moreschi em fevereiro 20, 2025, 5:37 pmÉ um processo pelo qual o ego se encontra fragmentado, sendo assim não consegue se relacionar com a realidade.
É um processo pelo qual o ego se encontra fragmentado, sendo assim não consegue se relacionar com a realidade.