Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo III

PreviousPage 281 of 281

Uma vez que a libido foi comprometida ou seja o superego não consegue agir ao ponto de ao invés de atuar com a admiração de um presidente e agir em tudo como tal (nesse exemplo) essa pessoa fica impossibitada de ser tratada pela pscanálise.

Em um futuro próna esquizofrenia, o afastamento da libido do mundo externo pode ter como consequência 2 possibilidades megalomania e hipócondria.

Para Freud, a megalomania é a capacidade de uma pessoa criar importância a partir do nada, conversando os outros de que sabe o que importa.

Para Freud, a hipocondria é uma neurose caracterizada por ponto por uma angústia relacionada ao corpo. É a manifestação sintomática em inespecífica que se caracteriza por um investimento peculiar da lipido.

Para diagnosticar a hipocondria envolve exames físicos e uma avaliação psicológica.

De acordo com Sigmund Freud, na esquizofrenia, a libido que foi afastada dos objetos externos é redirecionada para o próprio eu, um processo conhecido como "retirada da libido" ou "retração da libido".

Isso significa que a energia libidinal, que normalmente é direcionada para objetos externos, como pessoas ou atividades, é retirada e redirecionada para o próprio eu, levando a uma espécie de "autoerotismo" ou "narcisismo".

Essa hipótese está relacionada ao conceito de "narcisismo primário", que Freud desenvolveu em sua teoria psicanalítica. O narcisismo primário se refere ao estado inicial do desenvolvimento psicológico, em que o bebê se concentra em si mesmo e não diferencia entre o eu e o mundo externo.

Na esquizofrenia, a retirada da libido pode levar a uma espécie de "regressão" a esse estado de narcisismo primário, em que o indivíduo se torna mais auto-referente e perde a capacidade de se relacionar com o mundo externo de forma eficaz.

Essa hipótese está relacionada ao mecanismo de "defesa" conhecido como "retirada", que é um mecanismo primitivo de defesa que envolve a retirada da libido de objetos externos e a redirecionamento para o próprio eu.

É um processo pelo qual o ego se encontra fragmentado, sendo assim não consegue se relacionar com a realidade.

PreviousPage 281 of 281