Desafio - Módulo III
Citação de Dejane Mascarenhas ARAUJO em fevereiro 23, 2025, 11:56 amO que verdade para o esquizofrenico é o seu pesnsamento onipotente dissociado da realidade.E que ele não pode ser curado.
O que verdade para o esquizofrenico é o seu pesnsamento onipotente dissociado da realidade.E que ele não pode ser curado.
Citação de Rosalia Aguiar coelho em fevereiro 23, 2025, 7:03 pmA libido pelo mundo exterior tornou+de inexistente. O indivíduo acredita absolutamente naquilo que foi criado no interior de sua mente. Sentindo - se assim o próprio " presidente" para esse indivíduo essa é a verdade absoluta.
A libido pelo mundo exterior tornou+de inexistente. O indivíduo acredita absolutamente naquilo que foi criado no interior de sua mente. Sentindo - se assim o próprio " presidente" para esse indivíduo essa é a verdade absoluta.
Citação de Elmis Santos em fevereiro 24, 2025, 11:09 amSegundo a teoria de Freud a meu ver, a libido dá lugar a outras formas de prazer e construção mental, como por exemplo a sensação de sentir o que acredita ser na sua psicose. Trabalhando esse aspecto específico, o terapeuta poderá de forma subliminar, contribuir para que essa libido redtorne ao corpo.
Segundo a teoria de Freud a meu ver, a libido dá lugar a outras formas de prazer e construção mental, como por exemplo a sensação de sentir o que acredita ser na sua psicose. Trabalhando esse aspecto específico, o terapeuta poderá de forma subliminar, contribuir para que essa libido redtorne ao corpo.
Citação de Eugenia Callejas em fevereiro 25, 2025, 5:14 pmPenso que o eu é aquela parte do Id que foi modificada pela influência direta do mundo externo e que visa aplicar a influência da realidade externa sobre o Id.
O ângulo da visada freudiana sobre a personalidade propõe três instâncias psíquicas – e não uma personalidade unificada – em constante conflito entre as diferentes instâncias psíquicas e a realidade exterior.
Penso que o eu é aquela parte do Id que foi modificada pela influência direta do mundo externo e que visa aplicar a influência da realidade externa sobre o Id.
O ângulo da visada freudiana sobre a personalidade propõe três instâncias psíquicas – e não uma personalidade unificada – em constante conflito entre as diferentes instâncias psíquicas e a realidade exterior.
Citação de Ana Jôse do Nascimento Santos Santos em fevereiro 25, 2025, 6:21 pmFreud está se referindo ao mecanismo de alteração de libido que é onde causa uma percepção do indivíduo, buscando ser um outro indivíduo. É uma atitude narcisista, ou seja nasce o "eu-ideal".
Freud está se referindo ao mecanismo de alteração de libido que é onde causa uma percepção do indivíduo, buscando ser um outro indivíduo. É uma atitude narcisista, ou seja nasce o "eu-ideal".
Citação de Robson Lago em fevereiro 27, 2025, 1:29 pmNo caso da esquizofrenia Freud diz que a libido foi retirada dos objetos externos e direcionada para o próprio ego.
Esse processo é conhecido como narcisismo secundário, o narcisismo secundário é quando a energia libidinal ao invés de ser investida no mundo externo retorna para o próprio sujeito.
Esse fenômeno explica a perda relação afetiva com a realidade e explica o isolamento social.
De acordo com Freud a constituição do eu se dá através da identificação com um objeto investidos de libido, no caso da esquizofrenia o afastamento desses objetos investidos de libido pode comprometer a estrutura do eu levando a uma fragmentação da identidade e a produção de delírios e alucinações como tentativas de reorganização do eu.
Os mecanismos envolvidos neste processo de reestruturação de reorganização psíquica do eu leva a algumas características como: perda da capacidade de investir no mundo externo a pessoa torna-se autocentrada, o indivíduo projeta conteúdos internos no mundo externo criando delírios, há uma ruptura radical com a substituição da realidade por um mundo interno delirante, ou seja, em vez da libido se direcionar para o mundo externo por essa fragmentação da identidade a libido retorna para o mundo interno fazendo com que ele se torne auto centrado em seus próprios pensamentos e delírios.
No caso da esquizofrenia Freud diz que a libido foi retirada dos objetos externos e direcionada para o próprio ego.
Esse processo é conhecido como narcisismo secundário, o narcisismo secundário é quando a energia libidinal ao invés de ser investida no mundo externo retorna para o próprio sujeito.
Esse fenômeno explica a perda relação afetiva com a realidade e explica o isolamento social.
De acordo com Freud a constituição do eu se dá através da identificação com um objeto investidos de libido, no caso da esquizofrenia o afastamento desses objetos investidos de libido pode comprometer a estrutura do eu levando a uma fragmentação da identidade e a produção de delírios e alucinações como tentativas de reorganização do eu.
Os mecanismos envolvidos neste processo de reestruturação de reorganização psíquica do eu leva a algumas características como: perda da capacidade de investir no mundo externo a pessoa torna-se autocentrada, o indivíduo projeta conteúdos internos no mundo externo criando delírios, há uma ruptura radical com a substituição da realidade por um mundo interno delirante, ou seja, em vez da libido se direcionar para o mundo externo por essa fragmentação da identidade a libido retorna para o mundo interno fazendo com que ele se torne auto centrado em seus próprios pensamentos e delírios.
Citação de Johnrj021 em fevereiro 28, 2025, 2:45 amEla volta-se para o próprio individuo, dando-se assim, por exemplo, um das características citadas: A megalomania.
Ela volta-se para o próprio individuo, dando-se assim, por exemplo, um das características citadas: A megalomania.
Citação de Rodrigo Moreira Guimaraes dos Santos em fevereiro 28, 2025, 2:45 pmconflito do id, ego e superego. existe uma distorção da realidade com a realidade e isso faz com que a pessoa vivesse em um mundo paralelo ou imaginário.
conflito do id, ego e superego. existe uma distorção da realidade com a realidade e isso faz com que a pessoa vivesse em um mundo paralelo ou imaginário.
Citação de Andressa Mikaelly em fevereiro 28, 2025, 2:49 pmA libido que não está posta no paciente torna-se como uma realidade paralela vivida por tal.
Por isso ele imagina personalidades e ações que não condizem com seu eu, mas é manifestada justamente por essa falta.
A libido que não está posta no paciente torna-se como uma realidade paralela vivida por tal.
Por isso ele imagina personalidades e ações que não condizem com seu eu, mas é manifestada justamente por essa falta.
Citação de Mônica Leite Scalabrini em fevereiro 28, 2025, 4:56 pmFreud, ao questionar o destino da libido afastada dos objetos externos na esquizofrenia, está se referindo ao mecanismo de retração ou regressão da libido para o eu, um processo conhecido como narcisismo primário e secundário. No texto "A Constituição do Eu", Freud explica que, na esquizofrenia, ocorre um retorno da libido ao próprio eu, ou seja, a energia psíquica que normalmente se investiria em objetos externos (pessoas, relações, mundo exterior) se volta para o próprio sujeito. Esse processo caracteriza o que Freud chama de retração da libido ou "autoerotismo exacerbado", um aspecto central da esquizofrenia.
Freud, ao questionar o destino da libido afastada dos objetos externos na esquizofrenia, está se referindo ao mecanismo de retração ou regressão da libido para o eu, um processo conhecido como narcisismo primário e secundário. No texto "A Constituição do Eu", Freud explica que, na esquizofrenia, ocorre um retorno da libido ao próprio eu, ou seja, a energia psíquica que normalmente se investiria em objetos externos (pessoas, relações, mundo exterior) se volta para o próprio sujeito. Esse processo caracteriza o que Freud chama de retração da libido ou "autoerotismo exacerbado", um aspecto central da esquizofrenia.