Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo III

PreviousPage 284 of 328Next

A libido foi reprimida no processo de constituição do eu, ainda dentro das formas de descarregar do Id, no processo primário. Ao criar o conteúdo manifesto, guiado pelo princípio do prazer, o esquizofrênico cria uma realidade própria e imaginária, levando ao transtorno e à inibição do ambiente externo.

Trata-se da regressão da libido para o narcisismo, afastando a libido direcionada ao mundo externo e a redirecionando para o ego, o "Eu" como centro de tudo e de todos.

De acordo com Freud a libido regride, passando pelo narcisismo infantil, o que gera os fenômenos megalomaníacos.

Na esquizofrenia, a libido que foi afastada dos objetos externos é dirigida para o próprio eu, um processo chamado retração da libido ou narcisismo primário.

Na esquizofrenia, a libido que foi afastada dos objetos externos é dirigida para o próprio euO indivíduo em vez de investir a energia libidinal em relações e objetos do mundo externo, o indivíduo esquizofrênico redireciona essa energia para si mesmo, resultando em um desinvestimento do mundo real. Esse mecanismo contribui para o isolamento psíquico, os delírios e as alucinações, pois o indivíduo passa a criar uma realidade própria, desconectada da realidade objetiva.

Acredito que seja voltado para um mundo totalmente fora da realidade

Ele diz que os primeiros investimentos da libido partem do id que é a origem dos desejos e das vontades incluísse os sexuais

O Eu não está estruturado, o que leva o sujeito a uma formação pulsional auto erótica, ele regride para o narcisismo e volta ao auto erotismo infantil.Portanto trata-se de um fenômeno psicótico , marcado pela megalomania e desvios de seu interesse do mundo externo.

A tatuagem foi uma forma de se auto afirmar, de se reconhecer, de controlar suas  angústias.

Quando a libido é afastada do objetivo externo, ocorre um fenômeno chamado retração ou regressão da libido. Isso significa que a energia psíquica (a libido), que normalmente estaria investida em objetos externos, pessoas, atividades e no mundo ao redor, é retirada dessas relações externas e redirecionada para o próprio eu, para processos internos e fantasias. Esse movimento é denominado reinvestimento narcísico da libido. Em vez de se conectar com o mundo, a pessoa esquizofrênica investe sua energia psíquica em si mesma, nos próprios pensamentos, muitas vezes delirantes ou fragmentados. Por isso na fase de desenvolvimento da personalidade, caso ocorra uma interrupção da libido com o mundo externo, pode haver o desenvolvimento da esquizofrenia. Isso acontece porque não houve uma adequada simbiose entre id, ego e superego.

PreviousPage 284 of 328Next