Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo III

PreviousPage 285 of 285

Quando a libido é afastada do objetivo externo, ocorre um fenômeno chamado retração ou regressão da libido. Isso significa que a energia psíquica (a libido), que normalmente estaria investida em objetos externos, pessoas, atividades e no mundo ao redor, é retirada dessas relações externas e redirecionada para o próprio eu, para processos internos e fantasias. Esse movimento é denominado reinvestimento narcísico da libido. Em vez de se conectar com o mundo, a pessoa esquizofrênica investe sua energia psíquica em si mesma, nos próprios pensamentos, muitas vezes delirantes ou fragmentados. Por isso na fase de desenvolvimento da personalidade, caso ocorra uma interrupção da libido com o mundo externo, pode haver o desenvolvimento da esquizofrenia. Isso acontece porque não houve uma adequada simbiose entre id, ego e superego.

Id o ego e superego, segundo Freud, a teoria topográfica reúne três estruturas que representam is diferentes níveis da consciência humana. Por consequência, definem nossas ações e sentimentos - ou seja, estruturam a personalidade - considerando que A mente é a origem do somos e o que seremos.

Pelo meu conhecimento , uma pessoa que está com problema se ela sofre , e tem uma opinião própria como ela e presidente do estados unidos , eu fazia um tratamento de realidade, do mundo esterno até o libido do que está representado saia da mente dele e não volta

A esquizofrenia é uma psicose que afeta a personalidade na zona central do eu, doença esta que afeta o pensamento, as emoções e o comportamento da pessoa ora paciente fazendo com que o mesmo viva uma falsa realidade, o esquizofrênico não apenas acredita ser uma outra pessoa, mas acredita que fontes externas controlam seus pensamentos.

A pergunta de Freud sobre o destino da libido na esquizofrenia nos leva ao conceito de narcisismo secundário. A libido, ao ser retirada dos objetos externos, é reinvestida no próprio ego, levando a um estado de megalomania e indiferença ao mundo exterior. Esse processo demonstra a fragilidade do ego e sua dependência do investimento libidinal externo para manter o equilíbrio psíquico.

Freud está se referindo ao mecanismo de retirada da libido dos objetos externos e sua reorientação para o ego, característico da esquizofrenia. Isso resulta em um estado de narcisismo secundário, onde a libido, que antes estava investida em objetos externos, é redirecionada para o próprio ego. Esse processo está relacionado à foraclusão do Nome-do-Pai (conceito posteriormente desenvolvido por Lacan), que leva à desorganização do mundo simbólico e à dificuldade de estabelecer vínculos com a realidade externa.

Na esquizofrenia, a libido, que normalmente se direciona para objetos externos, volta-se para o ego, levando a um narcisismo extremo. Isso explica sintomas como alucinações, delírios e pensamento desorganizado. A linguagem também pode ser afetada, tornando-se mais concreta e menos simbólica.

Na psicanálise, Freud explica que, na esquizofrenia, a libido que é afastada dos objetos externos não desaparece, mas é redirecionada para o próprio eu. Esse processo é conhecido como narcisismo primário. Em vez de investir energia libidinal em objetos externos (pessoas, relações ou coisas), o sujeito esquizofrênico retira esse investimento e o volta para si mesmo.

Esse redirecionamento da libido para o eu pode levar a:

• Hiperinvestimento no próprio eu: O sujeito se concentra excessivamente em si mesmo, o que pode resultar em um distanciamento emocional e social.
  • Fragmentação psíquica: A retirada da libido dos objetos externos pode contribuir para a dificuldade de estabelecer conexões com a realidade e com outras pessoas, características comuns na esquizofrenia.
  • Alteração na percepção da realidade: O mundo externo pode ser percebido como ameaçador ou irrelevante, reforçando o isolamento psíquico.

Em vez de investir emocionalmente nas pessoas e no mundo externo, a energia psíquica fica concentrada no mundo interno do indivíduo.

PreviousPage 285 of 285