Desafio - Módulo III
Citação de Aparecido Lourenco Araujo em setembro 9, 2022, 7:26 pmSendo o libido do eu me deixa fraco e aí me causa confusão, um transtorno ,penso assim.
Sendo o libido do eu me deixa fraco e aí me causa confusão, um transtorno ,penso assim.
Citação de proflaradarosci@gmail.com em setembro 10, 2022, 11:01 pmFreud aborda as duas vertentes da esquizofrenia: a megalomania e a hipocondria. A primeira permite uma maior elaboração interna da libido que se encontra concentrada no ego, constituindo, portanto, uma forma de tratamento mais bem sucedida. Nela, ocorre um domínio psíquico desse excesso de libido. A continuação sobre o estado mental em que o paciente se encontra achando que é o presidente, vem do fato de que ele realmente acredita nisso.
Freud aborda as duas vertentes da esquizofrenia: a megalomania e a hipocondria. A primeira permite uma maior elaboração interna da libido que se encontra concentrada no ego, constituindo, portanto, uma forma de tratamento mais bem sucedida. Nela, ocorre um domínio psíquico desse excesso de libido. A continuação sobre o estado mental em que o paciente se encontra achando que é o presidente, vem do fato de que ele realmente acredita nisso.
Citação de nathalia em setembro 11, 2022, 4:44 pmEstamos diante de um exemplo clássico, a pessoa transfere sua libido de algo ou alguém e para as suas fantasias ou grandeza gerando a megalomania. O "eu" não passa de um delírio e toda a sua realidade passa a ser um paralelo.
Estamos diante de um exemplo clássico, a pessoa transfere sua libido de algo ou alguém e para as suas fantasias ou grandeza gerando a megalomania. O "eu" não passa de um delírio e toda a sua realidade passa a ser um paralelo.
Citação de Joycekelle Franzar Da Silva em setembro 11, 2022, 11:55 pmA palavra eu pode ter vários pontos de vista. Em primeiro lugar, esta palavra se refere à individualidade pessoal, a primeira pessoa do singular que acompanha um verbo. O eu é importante na vida das pessoas, uma vez que cada ser humano está acostumado a observar a realidade a partir do seu próprio ponto de vista. excesso do uso da palavra eu pode mostrar um individualismo notável por parte daquele que se fecha em si mesmo e não vê além dos limites do seu ego. São pessoas que tendem em ocupar grande parte do seu tempo em conversas com amigos para falar de si mesmas. Colocar limites no ego também é um gesto de inteligência emocional para estabelecer boas relações pessoais, uma vez que todo vínculo afetivo parte da igualdade entre duas pessoas.
Do ponto de vista psicológico, o conceito Eu está dentro da teoria da psicoanalise fundamentada por Freud que remete a relação da realidade de uma pessoa através do Eu. A partir deste ponto de vista, esta parte da personalidade é expressa através do princípio da realidade. O eu exerce um trabalho conciliador entre o ego e o superego. Então, no que consiste o trabalho de mediação? O eu dá equilíbrio aos desejos do ego que podem não encaixar em suas expectativas realistas e em sua própria realidade. O eu também se refere à própria ética em ajustar os desejos aos valores pessoais. Deste modo, enquanto o ego busca o prazer de forma desmedida, pelo contrário, também persegue o prazer dentro de um critério lógico e uma ordem realista. Do ponto de vista da psicoanalise, a mente humana está composta por três pilares fundamentais que mostram uma harmonia entre si: o eu, o ego e o superego.
Por outro lado, e ego contém todos os instintos sexuais e agressivos. Como aspecto, vale ressaltar que o ego é o único componente da personalidade presente na mente humana desde o momento do nascimento conforme a teoria psicanalista e que se desenvolve ao longo da vida. O ego remete ao plano inconsciente.
A palavra eu pode ter vários pontos de vista. Em primeiro lugar, esta palavra se refere à individualidade pessoal, a primeira pessoa do singular que acompanha um verbo. O eu é importante na vida das pessoas, uma vez que cada ser humano está acostumado a observar a realidade a partir do seu próprio ponto de vista. excesso do uso da palavra eu pode mostrar um individualismo notável por parte daquele que se fecha em si mesmo e não vê além dos limites do seu ego. São pessoas que tendem em ocupar grande parte do seu tempo em conversas com amigos para falar de si mesmas. Colocar limites no ego também é um gesto de inteligência emocional para estabelecer boas relações pessoais, uma vez que todo vínculo afetivo parte da igualdade entre duas pessoas.
Do ponto de vista psicológico, o conceito Eu está dentro da teoria da psicoanalise fundamentada por Freud que remete a relação da realidade de uma pessoa através do Eu. A partir deste ponto de vista, esta parte da personalidade é expressa através do princípio da realidade. O eu exerce um trabalho conciliador entre o ego e o superego. Então, no que consiste o trabalho de mediação? O eu dá equilíbrio aos desejos do ego que podem não encaixar em suas expectativas realistas e em sua própria realidade. O eu também se refere à própria ética em ajustar os desejos aos valores pessoais. Deste modo, enquanto o ego busca o prazer de forma desmedida, pelo contrário, também persegue o prazer dentro de um critério lógico e uma ordem realista. Do ponto de vista da psicoanalise, a mente humana está composta por três pilares fundamentais que mostram uma harmonia entre si: o eu, o ego e o superego.
Por outro lado, e ego contém todos os instintos sexuais e agressivos. Como aspecto, vale ressaltar que o ego é o único componente da personalidade presente na mente humana desde o momento do nascimento conforme a teoria psicanalista e que se desenvolve ao longo da vida. O ego remete ao plano inconsciente.
Citação de Joao Vicente Martins Filho em setembro 12, 2022, 3:25 amA troca da líbido, vez o ego do indivíduo perder o controle sobre as pulsões vindas do Id, aonde gerou uma distorção da realidade, fazendo o mesmo acreditar que realmente é o presidente.
A troca da líbido, vez o ego do indivíduo perder o controle sobre as pulsões vindas do Id, aonde gerou uma distorção da realidade, fazendo o mesmo acreditar que realmente é o presidente.
Citação de Juliana de Jesus Silva em setembro 12, 2022, 1:19 pmNa psicose, a libido retirada dos objetos externos não é imediatamente reinvestida, mas retorna a pontos específicos do desenvolvimento libidinal e a eles se fixa, dando origem aos sintomas megalomaníacos e hipocondríacos.
Na psicose, a libido retirada dos objetos externos não é imediatamente reinvestida, mas retorna a pontos específicos do desenvolvimento libidinal e a eles se fixa, dando origem aos sintomas megalomaníacos e hipocondríacos.
Citação de Juliana de Jesus Silva em setembro 12, 2022, 1:47 pmCitação de IEVI em outubro 29, 2021, 11:11 amFreud então se pergunta: “O que acontece à libido que foi afastada dos objetos externos na esquizofrenia?”
Com base no que foi estudado sobre a constituição do eu, qual hipótese você poderia assinalar ou a que mecanismo Freud está se referindo????????
O esquizofrênico se encontra em uma organização pulsional auto-erótica, com um investimento libidinal voltado para o eu, mas um investimento em um eu primário, um eu corporal.A imagem que o esquizofrênico tem de si, é uma imagem fragmentada, pois não aconteceu com ele uma identificação imaginária, que segundo Freud seria possível através de uma nova ação psíquica que se adicionasse ao auto-erotismo e pudesse provocar o narcisismo.
Citação de IEVI em outubro 29, 2021, 11:11 amFreud então se pergunta: “O que acontece à libido que foi afastada dos objetos externos na esquizofrenia?”
Com base no que foi estudado sobre a constituição do eu, qual hipótese você poderia assinalar ou a que mecanismo Freud está se referindo????????
O esquizofrênico se encontra em uma organização pulsional auto-erótica, com um investimento libidinal voltado para o eu, mas um investimento em um eu primário, um eu corporal.A imagem que o esquizofrênico tem de si, é uma imagem fragmentada, pois não aconteceu com ele uma identificação imaginária, que segundo Freud seria possível através de uma nova ação psíquica que se adicionasse ao auto-erotismo e pudesse provocar o narcisismo.
Citação de Maycon Nogueira em setembro 12, 2022, 5:22 pmNa psicose, a libido retirada dos objetos externos não é imediatamente reinvestida, mas retorna a pontos específicos do desenvolvimento libidinal e a eles se fixa, dando origem aos sintomas megalomaníacos e hipocondríacos.
http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-60072008000200003#:~:text=Na%20psicose%2C%20a%20libido%20retirada,aos%20sintomas%20megaloman%C3%ADacos%20e%20hipocondr%C3%ADacos.
Na psicose, a libido retirada dos objetos externos não é imediatamente reinvestida, mas retorna a pontos específicos do desenvolvimento libidinal e a eles se fixa, dando origem aos sintomas megalomaníacos e hipocondríacos.
Citação de Andrea Oliveira da Silva em setembro 13, 2022, 2:57 amEstes sintomas encaixam- se dentro de um processo primário, onde se vive num mundo imaginário e seu cerebro o induz a fantasia de ser o presidente
Estes sintomas encaixam- se dentro de um processo primário, onde se vive num mundo imaginário e seu cerebro o induz a fantasia de ser o presidente
Citação de Sandra Nogueira da Silva Asevedo em setembro 13, 2022, 11:43 pmEu acredito que segundo a questão levantada por Freud em relação a libido na esquizofrenia, entraria o id, reservatório pulsional desorganizado da mente, ele tem o prazer de pensar e imaginar o que esta fora da realidade, aquilo não esta acontecendo na verdade mas ele consegue viver aquele momento imaginário, o paciente esquizofrênico até o momento não tem cura, mas sim tratamento, mas eu diria que é um pouco delicado esse tratamento pela aderência e aceitação da própria pessoa.
Eu acredito que segundo a questão levantada por Freud em relação a libido na esquizofrenia, entraria o id, reservatório pulsional desorganizado da mente, ele tem o prazer de pensar e imaginar o que esta fora da realidade, aquilo não esta acontecendo na verdade mas ele consegue viver aquele momento imaginário, o paciente esquizofrênico até o momento não tem cura, mas sim tratamento, mas eu diria que é um pouco delicado esse tratamento pela aderência e aceitação da própria pessoa.