Desafio - Módulo III
Citação de FERNANDO FELICIO ESTEVAO em junho 10, 2025, 11:43 amNa esquizofrenia, a libido abandona os objetos externos e regressa ao ego, produzindo um estado de narcisismo extremo. O indivíduo poderá ter sintomas como isolamento social, indiferença afetiva e até formação de delírios, que são tentativas do ego de reconstruir um mundo externo após a perda do investimento objetal (libido pelos objetos externos).
Na esquizofrenia, a libido abandona os objetos externos e regressa ao ego, produzindo um estado de narcisismo extremo. O indivíduo poderá ter sintomas como isolamento social, indiferença afetiva e até formação de delírios, que são tentativas do ego de reconstruir um mundo externo após a perda do investimento objetal (libido pelos objetos externos).
Citação de Bruno Guilardi em junho 10, 2025, 3:01 pmNo caso em que o paciente se encontra em um estado no qual não é mais capaz de diferenciar o mundo interno do mundo externo, há uma bagunça entre id e superego, como se o ego não estivesse mais presente, fazendo com que não haja o equilíbrio necessário para que o indivíduo consiga conviver com aqueles que entendem o mundo externo de uma mesma forma.
No caso em que o paciente se encontra em um estado no qual não é mais capaz de diferenciar o mundo interno do mundo externo, há uma bagunça entre id e superego, como se o ego não estivesse mais presente, fazendo com que não haja o equilíbrio necessário para que o indivíduo consiga conviver com aqueles que entendem o mundo externo de uma mesma forma.
Citação de Shimada Coelho em junho 11, 2025, 3:37 pmSendo as duas características fundamentais a megalomania e o desvio de seu interesse do mundo externo, parece- me que ambas estão intrínsecas a um narcisismo de grau alto, visto que estão nitidamente relacionadas a um estado narcísico.
À primeira vista, pensei que iria para o inconsciente, devido a afirmação de "não ter cura", como se a incapacidade da condição original não estivesse mais nos domínios do consciente. Mas, observando à fundo a megalomania, e sendo a libido a energia psíquica que impulsiona o desejo e a motivação, a libido é colocada no Ego.
A libido posicionada no Ego como impulsionadora de desejo e motivação, exacebera as necessidades de um Ego narcísico e, este sempre buscando cada vez mais 'satisfação', expande-se no Ego dando cada vez mais dimensão a pulsão narcísica. A prova disto é um sujeito cada vez mais egocêntrico cuja visão segue distorcendo a realidade, o que resultaria na esquizofrenia.
Agora questiono-me se de fato não há cura, conseguindo a psicanálise explorar o inconsciente... De acordo com o exemplo dado por Freud, se um sujeito acredita ser presidente, por que um presidente? O que ele entende como 'ser presidente', qual a relação desta posição com objetos e pessoas em seu inconsciente e qual a falta no Ego para manter a ideia?
Sendo as duas características fundamentais a megalomania e o desvio de seu interesse do mundo externo, parece- me que ambas estão intrínsecas a um narcisismo de grau alto, visto que estão nitidamente relacionadas a um estado narcísico.
À primeira vista, pensei que iria para o inconsciente, devido a afirmação de "não ter cura", como se a incapacidade da condição original não estivesse mais nos domínios do consciente. Mas, observando à fundo a megalomania, e sendo a libido a energia psíquica que impulsiona o desejo e a motivação, a libido é colocada no Ego.
A libido posicionada no Ego como impulsionadora de desejo e motivação, exacebera as necessidades de um Ego narcísico e, este sempre buscando cada vez mais 'satisfação', expande-se no Ego dando cada vez mais dimensão a pulsão narcísica. A prova disto é um sujeito cada vez mais egocêntrico cuja visão segue distorcendo a realidade, o que resultaria na esquizofrenia.
Agora questiono-me se de fato não há cura, conseguindo a psicanálise explorar o inconsciente... De acordo com o exemplo dado por Freud, se um sujeito acredita ser presidente, por que um presidente? O que ele entende como 'ser presidente', qual a relação desta posição com objetos e pessoas em seu inconsciente e qual a falta no Ego para manter a ideia?
Citação de LEANDRA MÁRCIA DE CARVALHO em junho 12, 2025, 8:34 pmFreud está levantando a hipótese de que, na esquizofrenia, a libido que antes era dirigida a objetos externos (pessoas, mundo) é retraída e reinvestida no próprio eu, voltando ao estado narcísico primário — o que compromete o contato com a realidade e a constituição estável do ego.
Freud está levantando a hipótese de que, na esquizofrenia, a libido que antes era dirigida a objetos externos (pessoas, mundo) é retraída e reinvestida no próprio eu, voltando ao estado narcísico primário — o que compromete o contato com a realidade e a constituição estável do ego.
Citação de Rafael em junho 13, 2025, 12:41 amEm uma situação de psicose esquizofrênica o indivíduo tem algumas hipóteses de "reação", a libido dele que foi retirada da relação com o outro pode ser canalizada para delírios ou reorganizada numa realidade interna/autorreferente que não responde ou se conecta com a lógica do mundo real (fora desta realidade) sendo assim, um desligamento da realidade básica. Partindo desse pressuposto, a análise que podemos fazer é a de que na esquizofrenia a libido pode muitas vezes ser utilizada na construção de uma nova realidade psíquica, portanto, um "novo Eu", seguindo a perspectiva freudiana. E este movimento na mente do esquizofrênico é uma tentativa de cura subjetiva, uma reconstrução psíquica total, frente a agonia sofrida com o mundo.
Em uma situação de psicose esquizofrênica o indivíduo tem algumas hipóteses de "reação", a libido dele que foi retirada da relação com o outro pode ser canalizada para delírios ou reorganizada numa realidade interna/autorreferente que não responde ou se conecta com a lógica do mundo real (fora desta realidade) sendo assim, um desligamento da realidade básica. Partindo desse pressuposto, a análise que podemos fazer é a de que na esquizofrenia a libido pode muitas vezes ser utilizada na construção de uma nova realidade psíquica, portanto, um "novo Eu", seguindo a perspectiva freudiana. E este movimento na mente do esquizofrênico é uma tentativa de cura subjetiva, uma reconstrução psíquica total, frente a agonia sofrida com o mundo.
Citação de Winnie Caldas em junho 13, 2025, 5:52 pmFreud considera que a libido, que é normalmente direcionada para objetos externos, se retira e se concentra no prórpio eu, podendo levar a um processo conhecido como narcisismo. Pode, então, ser visto como forma de defesa contra dor ao ponto de não conseguir estabelecer relações com mundo exterior, ou seja, relações saudáveis.
Freud considera que a libido, que é normalmente direcionada para objetos externos, se retira e se concentra no prórpio eu, podendo levar a um processo conhecido como narcisismo. Pode, então, ser visto como forma de defesa contra dor ao ponto de não conseguir estabelecer relações com mundo exterior, ou seja, relações saudáveis.
Citação de Lucimara Didone em junho 13, 2025, 7:40 pmO mecanismo que Freud se refere é a regressão da libido em direção ao narcisismo, ou seja, um regresso à época em que o Eu se mostrava como o único objeto amado. Isto, de certa forma, explica os delírios de grandeza, uma megalomania exacerbada e o subsequente desligamento da realidade que podemos observar em estados psicóticos, como na esquizofrenia.
O mecanismo que Freud se refere é a regressão da libido em direção ao narcisismo, ou seja, um regresso à época em que o Eu se mostrava como o único objeto amado. Isto, de certa forma, explica os delírios de grandeza, uma megalomania exacerbada e o subsequente desligamento da realidade que podemos observar em estados psicóticos, como na esquizofrenia.
Citação de Luciana Barros em junho 14, 2025, 6:53 pmFalta de personalidade de reconhecimento, afastamento da realidade reconhecer o seu eu até parece ser retirado do seu libido de pessoas e coisas do mundo externo.
Falta de personalidade de reconhecimento, afastamento da realidade reconhecer o seu eu até parece ser retirado do seu libido de pessoas e coisas do mundo externo.
Citação de Sibeli kerly Silva em junho 15, 2025, 1:35 ama energia psíquica é retirada dos objetos e voltada para o "eu", onde o individuo se desconecta da realidade externa para o mundo interno.
a energia psíquica é retirada dos objetos e voltada para o "eu", onde o individuo se desconecta da realidade externa para o mundo interno.
Citação de Naiara Gonzaga Lopes em junho 15, 2025, 3:51 pmA falta da personalidade cria na cabeça que é outra pessoa, nesse sentido sente-se que é maior e está acima de todos.
A falta da personalidade cria na cabeça que é outra pessoa, nesse sentido sente-se que é maior e está acima de todos.