Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo III

PreviousPage 305 of 308Next

A pergunta de Freud — "O que acontece à libido que foi afastada dos objetos externos na esquizofrenia?" — remete diretamente à ideia de que, nesses casos, a libido se desinveste do mundo externo e regrede ao eu, retornando a um estado de narcisismo primário.

Freud entende que na esquizofrenia há um rompimento com a realidade: o sujeito retira sua energia libidinal dos objetos (pessoas, relações, coisas do mundo) e a reinveste em si mesmo, mas não no eu real — e sim em um eu idealizado, inflado, como vemos nos delírios de grandeza (ex: o paciente que se crê Presidente). Trata-se de uma tentativa inconsciente de reorganização psíquica a partir da fantasia.

Assim, podemos afirmar que Freud está se referindo ao mecanismo de regressão libidinal ao narcisismo, no qual o eu se torna novamente o centro do investimento pulsional. O delírio, nesse contexto, surge como uma forma secundária de tentativa de cura — como uma reconstrução do contato com a realidade por meio de uma lógica própria, ainda que distorcida.

Acredito que o texto proposto esteja falando da personalidade do "eu".

Freud se refere ao mecanismo de retraimento da libido dos objetos externos e seu subsequente reinvestimento no Ego do paciente, caracterizando um estado de narcisismo secundário. Isso explica as manifestações clínicas da esquizofrenia, como a megalomania e o afastamento da realidade, e a dificuldade de tratamento psicanalítico desses casos.

Nesse caso, seria o "retração do investimento libidinal", como o indivíduo foca no seu eu, se vendo como o presidente e abre mão de qualquer interação com o externo, evidencia-se um certo nível de narcisismo.

Mecanismo de troca. O a libido regride a estágio anterior ao desenvolvimento,onde o indivíduo se afasta do mundo externo concentrando no ego. Podendo ter delirios de grandeza e perdendo o contato com a realidade.

De acordo com Freud, o paciente esquizofrênico tem mania de grandeza e geralmente se porta conforme seus delírios como citou o exemplo da pessoa na qual acredita ser o presidente, onde irá ter postura e fala como tal.

Resumidamente a esquizofrenia seria o protótipo do narcisismo em alto grau, ou seja, o ego é tomado como objeto e superinvestido libidinalmente. O paciente esquizofrênico tende a ter mania de grandeza e acredita nos seus delírios, fala e se porta como tal.

Ao meu entendimento, pode dar causa também ao narcisismo, fazendo com que o individuo perca toda a libido externa a trazendo apenas para si e suas próprias fantasias.

O indivíduo se afasta de realidade e se se volta totalmente para o interno.

Pelo que podemos observar, a pulsão de ser alguem pertencente e a aceitação que o mesmo cria um mecanismo de defesa e entra em delirio, fazendo uma sublimaçao da libido para ser alguem almejado e super reconhecido.

PreviousPage 305 of 308Next