Desafio - Módulo III
Citação de larissapandolfi em junho 25, 2025, 6:05 pmSegundo a psicanálise de Freud, a esquizofrenia pode ser compreendida como uma grave perturbação na distribuição da energia psíquica (libido). Em indivíduos saudáveis, a libido se dirige a objetos externos — pessoas, situações, relações — promovendo o interesse pelo mundo. No caso da esquizofrenia, essa libido é reinvestida no próprio eu.
Esse processo marca uma regressão ao narcisismo primário. Ao perder o vínculo com a realidade, o eu passa a ser o único foco da libido, gerando um excesso de energia psíquica voltada para si mesmo. Isso provoca um colapso das funções do ego, que perde a capacidade de mediar entre os impulsos internos e o mundo externo.
Com isso, o sujeito esquizofrênico passa a viver num mundo interno, frequentemente marcado por delírios e alucinações. Na visão freudiana, o eu se fragmenta de tal forma, que se torna incapaz de manter o contato com o mundo real
Segundo a psicanálise de Freud, a esquizofrenia pode ser compreendida como uma grave perturbação na distribuição da energia psíquica (libido). Em indivíduos saudáveis, a libido se dirige a objetos externos — pessoas, situações, relações — promovendo o interesse pelo mundo. No caso da esquizofrenia, essa libido é reinvestida no próprio eu.
Esse processo marca uma regressão ao narcisismo primário. Ao perder o vínculo com a realidade, o eu passa a ser o único foco da libido, gerando um excesso de energia psíquica voltada para si mesmo. Isso provoca um colapso das funções do ego, que perde a capacidade de mediar entre os impulsos internos e o mundo externo.
Com isso, o sujeito esquizofrênico passa a viver num mundo interno, frequentemente marcado por delírios e alucinações. Na visão freudiana, o eu se fragmenta de tal forma, que se torna incapaz de manter o contato com o mundo real