Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo III

PreviousPage 323 of 324Next

O Desequilibrio do libido, que para Freud é a enerfia psiquica dos instintos da vida e da sexualidade. Sendo a força motriz por tras do comportamento humano, e que se desenvolve ao longo das fazes psicosociais da infancia e da vida aduta.

O mecanismo referido é a retração da libido do mundo externo para o eu, caracterizando um retorno narcisismo na esquizofrenia.

a condutopatia esquizofrenica, esta relacionada claro, dependendo do tipo de esquizofrenia podemos identificar as magalomanias, ansiedade, instrospecção. muitos es quizofrenicos dependendo de sua profundidade patologica podemos ver os delirios, alucinações, eplepsias e afins

Ao ler o texto de Freud, percebo como a esquizofrenia desafia a clínica psicanalítica por conta do retorno da libido ao próprio eu, algo que estudamos como narcisismo primário. Isso dificulta a transferência, pois o paciente não direciona mais sua libido ao mundo externo. Me chama atenção como esse desligamento da realidade está ligado à megalomania e ao pensamento onipotente. Freud levanta uma questão importante sobre para onde vai essa libido retirada. Entendo que ele está se referindo ao mecanismo de recuo libidinal, típico das psicoses.

Creio que acontece troca de percepção

Acredito que o mecanismo ao qual Freud está se referindo é o do narcisismo, que é exatamente esse movimento de retirada da libido dos objetos e seu retorno ao Eu.

Minha falecida madrinha tinha esquizofrenia.
Entendo que refere-se a Hipertrofia do Narcisismo, mas em uma espécie de narcisismo secundário. O que explica o isolamento social geralmente ocorrido em crises, a perda do interesse afetivo e o mergulho em uma realidade interna, que caracteriza o quadro esquizofrênico quando em crise. Dado que ocorre um desequilíbrio entre as pulsões internas e estímulos externos pode ser lido também como uma falha na regulação entre Eu, corpo e campo relacional, onde a libido não encontra “canais de simbolização” adequados.

1. A perca do libido transformou o paciente fantasioso afastado-o da realidade do mundo externo, confiante nas suas problemáticas que dificilmente retrocedera a  realidade .

Freud fala sobre a libido em relação ao eu ideal, com o excesso de libido ‘a vida
psíquica se vê forçada a ultrapassar fronteiras do narcisismo e depositar
a libido nos objetos, saindo do narcisismo primário e entrando no secundário.

A libido que foi afastada dos objetivos externos é retraída e investida no próprio ego. Isso significa que a energia libidinal, que normalmente é direcionada para objetos externos, é redirecionada para o próprio self, levando a uma espécie de "narcisismo secundário".

PreviousPage 323 of 324Next