Desafio - Módulo III
Citação de claudissandra de souza viana torres em setembro 17, 2025, 9:25 pmO mecanismo foi o do superego pois a esquizofrenia não tem o juiz do certo e do fora da realidade
O mecanismo foi o do superego pois a esquizofrenia não tem o juiz do certo e do fora da realidade
Citação de Alan Silva em setembro 17, 2025, 11:40 pmNo relato feito por Freud, ele se refere ao mecanismo de retirada da libido dos objetos externos e seu reinvestimento focado no EU.
Isso mostra que o sujeito esquizofrênico é totalmente desligado da realidade. Ele relaciona a libido (energia psíquica) para o mundo interno, excluindo vínculos com outras pessoas e coisas.
Esse processo afeta a constituição do "eu", já que o eu é formado através da relação com o outro. Sem essa relação com o outro, o sujeito se fecha em um mundo de fantasias, dificultando o processo de reconhecer a realidade e a possibilidade de tratamento psicanalítico.
No relato feito por Freud, ele se refere ao mecanismo de retirada da libido dos objetos externos e seu reinvestimento focado no EU.
Isso mostra que o sujeito esquizofrênico é totalmente desligado da realidade. Ele relaciona a libido (energia psíquica) para o mundo interno, excluindo vínculos com outras pessoas e coisas.
Esse processo afeta a constituição do "eu", já que o eu é formado através da relação com o outro. Sem essa relação com o outro, o sujeito se fecha em um mundo de fantasias, dificultando o processo de reconhecer a realidade e a possibilidade de tratamento psicanalítico.
Citação de Flavio Eduardo da Silva em setembro 18, 2025, 4:18 pmA partir da pergunta de Freud e de acordo com o estudo até o momento, acredito que o paciente esquizofrênico tem sua libido afastado dos objetos externos pois se vê alheio a eles em sua 'fantasia' ou em sua relação com sua 'psicose' o paciente esquizofrênico tem uma relação do ID, EGO e SUPEREGO fragmentada e não conectada com suas relações externas o que pode gerar como mecanismo de defesa a regressão pois desta forma o paciente encontra-se em um período anterior ao seu desenvolvimento e/ou ao momento traumático possibilitando a vivencia do sujeito afastado dos objetos externos (evitando a dor emocional / o trauma / algo do insuportável para sua psique).
A partir da pergunta de Freud e de acordo com o estudo até o momento, acredito que o paciente esquizofrênico tem sua libido afastado dos objetos externos pois se vê alheio a eles em sua 'fantasia' ou em sua relação com sua 'psicose' o paciente esquizofrênico tem uma relação do ID, EGO e SUPEREGO fragmentada e não conectada com suas relações externas o que pode gerar como mecanismo de defesa a regressão pois desta forma o paciente encontra-se em um período anterior ao seu desenvolvimento e/ou ao momento traumático possibilitando a vivencia do sujeito afastado dos objetos externos (evitando a dor emocional / o trauma / algo do insuportável para sua psique).
Citação de Flavio Eduardo da Silva em setembro 18, 2025, 4:32 pmCitação de Alan Silva em setembro 17, 2025, 11:40 pmNo relato feito por Freud, ele se refere ao mecanismo de retirada da libido dos objetos externos e seu reinvestimento focado no EU.
Esse processo afeta a constituição do "eu", já que o eu é formado através da relação com o outro. Sem essa relação com o outro, o sujeito se fecha em um mundo de fantasias, dificultando o processo de reconhecer a realidade e a possibilidade de tratamento psicanalítico.Faz sentido este pensamento. Concordo
Citação de Alan Silva em setembro 17, 2025, 11:40 pmNo relato feito por Freud, ele se refere ao mecanismo de retirada da libido dos objetos externos e seu reinvestimento focado no EU.
Faz sentido este pensamento. Concordo
Citação de Fabiano de sena em setembro 20, 2025, 1:35 pmA esquizofrenia é uma forma de psicose onde o sujeito (psicótico) perde o contato com o real, sofrendo alterações da percepção, delírios e alucinações, imerso numa realidade paralela.
A esquizofrenia é uma forma de psicose onde o sujeito (psicótico) perde o contato com o real, sofrendo alterações da percepção, delírios e alucinações, imerso numa realidade paralela.
Citação de AROLDO DIAS DE ALMEIDA em setembro 20, 2025, 8:28 pmCom base nos estudos até aqui realizado, entendo que estamos tratando do próprio EGO, pois foi afastado a libido.
Com base nos estudos até aqui realizado, entendo que estamos tratando do próprio EGO, pois foi afastado a libido.
Citação de vsprado em setembro 21, 2025, 1:12 pmPode ser considerado um desvio na personalidade do indivíduo, uma vez que existe um conflito maior enetre o id e o ego.
Pode ser considerado um desvio na personalidade do indivíduo, uma vez que existe um conflito maior enetre o id e o ego.
Citação de Sofia Feitosa em setembro 22, 2025, 12:50 amRefere-se a retirada da libido referente aos ses objetos a volta, e o retorno a o 'eu' ( forma de narcisismo primario/patológico)
Refere-se a retirada da libido referente aos ses objetos a volta, e o retorno a o 'eu' ( forma de narcisismo primario/patológico)
Citação de Bruna Gobbo em setembro 23, 2025, 6:44 pmA mudança da libido altera a forma de ver a si mesmo, o que pode modificar a personalidade e levar a buscar uma identidade fora de si.
A mudança da libido altera a forma de ver a si mesmo, o que pode modificar a personalidade e levar a buscar uma identidade fora de si.
Citação de lucasemmanuel em setembro 23, 2025, 7:36 pmO Desequilibrio do libido, que para Freud é a enerfia psiquica dos instintos da vida e da sexualidade. Sendo a força motriz por tras do comportamento humano, e que se desenvolve ao longo das fazes psicosociais da infancia e da vida aduta.
O Desequilibrio do libido, que para Freud é a enerfia psiquica dos instintos da vida e da sexualidade. Sendo a força motriz por tras do comportamento humano, e que se desenvolve ao longo das fazes psicosociais da infancia e da vida aduta.