Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo III

PreviousPage 40 of 234Next

libido afastada do mundo externo é dirigida para o ego e assim indica uma atitude que é o narcisismo. ... Ou seja, é pela via narcísica que nasce o “eu ideal”. É um narcisismo caracterizado por sua crença na magia das palavras e na onipotência do pensamento e pela autossuficiência

Ela e sublimada para a fantasia

Com a Metapsicologia, Freud buscava descrever o funcionamento psiquico

Freud se refere a alteração na percepção do indivíduo, causada pela alteração da libido,  que busca outra identidade.

Ao meu ver, temos ai um conflito posicionado dentro do Narcisismo que consiste na construção e/ou projeçã de uma imagem como seu próprio eu.

Neste ponto, o esquizofrênico que pensa que é o presidente dos EUA pode ter sofrido alguma interferência na construção basal de seu Eu tornando-o tão inferior que, numa posição narcisista construiu uma imagem perfeita de si mantendo essa ideia perfeita de si.

O mecanismo que Freud está se referindo, é que a alteração da libido causa uma alteração na percepção do indivíduo, buscando outra identidade.

 

Como ocorre a constituição do eu, de acordo com Freud?

  • No século XIXSigmund Freud ajudou a revolucionar o estudo da psicologia e da psicanálise;
  • Suas teorias sobre a mente tiveram um impacto significativo na sociedade contemporânea, influenciando muitas de nossas suposições sobre como as pessoas se comportam;
  • Freud acreditava que os seres humanos têm um egoid superego. Essas três partes da psique podem ser identificadas em estágios, mas também existem em diferentes níveis em um determinado momento.

Acredito que na esquizofrenia o indivíduo perde o senso de realidade agindo apenas pelas pulsões do id.

De acordo com os estudos deferidos, o afastamento da libido do mundo externo pode ter como consequência a megalomania e desinteresse externo. No caso apresentado, o paciente apresenta um delírio de que é o presidente dos E.U.A, incitado por algum conflito não solucionado nas fases narcisisticas.

E como explica Freud "O eu necessita lidar e cessar ambas estimulações tanto internas quanto externas e fracassa, fica dividido, como uma falha que não se completa e permanecerá como um núcleo inacessível de caráter traumático onde se destinarão a formação dos sintomas e as fantasias".

Freud chega à conclusão de que “a megalomania (mania de grandeza),  com as suas características de uma superestima do poder; uma crença na força mitológica das palavras e uma técnica para lidar com o mundo externo – mágica – aponta o rumo: a megalomania surge à custa da libido objetal. A libido afastada do mundo externo é dirigida para o ego e assim indica uma atitude que é o narcisismo. A crença na magia das palavras e na onipotência do pensamento remete ao narcisismo primário”. (FREUD, v. XIV, p. 91). Esse narcisismo primário é contemporâneo da constituição do eu. A primeira predileção amorosa das crianças ocorre entre as pessoas que as cuidam, que se preocupam com a sua alimentação, promovendo a escolha narcisista, em que a criança busca a si mesma como objeto de amor, numa etapa prematura à plena capacidade de se voltar para objetos externos.  Ou seja, é pela via narcísica que nasce o “eu ideal”. É um narcisismo caracterizado por sua crença na magia das palavras e na onipotência do pensamento e pela autossuficiência. (STENNER, 2004).

Fica aprisionada, mentalmente, num mundo paralelo originando delirios que levam a alteração da realidade. Felizmente hoje contamos com a ajuda de medicamentos que servem para nivelar a dopamina e dar um repouso mental ao indivíduo.

PreviousPage 40 of 234Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱