Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo III

PreviousPage 40 of 347Next

Ela e sublimada para a fantasia

Com a Metapsicologia, Freud buscava descrever o funcionamento psiquico

Freud se refere a alteração na percepção do indivíduo, causada pela alteração da libido,  que busca outra identidade.

Ao meu ver, temos ai um conflito posicionado dentro do Narcisismo que consiste na construção e/ou projeçã de uma imagem como seu próprio eu.

Neste ponto, o esquizofrênico que pensa que é o presidente dos EUA pode ter sofrido alguma interferência na construção basal de seu Eu tornando-o tão inferior que, numa posição narcisista construiu uma imagem perfeita de si mantendo essa ideia perfeita de si.

O mecanismo que Freud está se referindo, é que a alteração da libido causa uma alteração na percepção do indivíduo, buscando outra identidade.

Como ocorre a constituição do eu, de acordo com Freud?

• No século XIX, Sigmund Freud ajudou a revolucionar o estudo da psicologia e da psicanálise;
  • Suas teorias sobre a mente tiveram um impacto significativo na sociedade contemporânea, influenciando muitas de nossas suposições sobre como as pessoas se comportam;
  • Freud acreditava que os seres humanos têm um ego, id e superego. Essas três partes da psique podem ser identificadas em estágios, mas também existem em diferentes níveis em um determinado momento.

Acredito que na esquizofrenia o indivíduo perde o senso de realidade agindo apenas pelas pulsões do id.

De acordo com os estudos deferidos, o afastamento da libido do mundo externo pode ter como consequência a megalomania e desinteresse externo. No caso apresentado, o paciente apresenta um delírio de que é o presidente dos E.U.A, incitado por algum conflito não solucionado nas fases narcisisticas.

E como explica Freud "O eu necessita lidar e cessar ambas estimulações tanto internas quanto externas e fracassa, fica dividido, como uma falha que não se completa e permanecerá como um núcleo inacessível de caráter traumático onde se destinarão a formação dos sintomas e as fantasias".

Freud chega à conclusão de que “a megalomania (mania de grandeza),  com as suas características de uma superestima do poder; uma crença na força mitológica das palavras e uma técnica para lidar com o mundo externo – mágica – aponta o rumo: a megalomania surge à custa da libido objetal. A libido afastada do mundo externo é dirigida para o ego e assim indica uma atitude que é o narcisismo. A crença na magia das palavras e na onipotência do pensamento remete ao narcisismo primário”. (FREUD, v. XIV, p. 91). Esse narcisismo primário é contemporâneo da constituição do eu. A primeira predileção amorosa das crianças ocorre entre as pessoas que as cuidam, que se preocupam com a sua alimentação, promovendo a escolha narcisista, em que a criança busca a si mesma como objeto de amor, numa etapa prematura à plena capacidade de se voltar para objetos externos.  Ou seja, é pela via narcísica que nasce o “eu ideal”. É um narcisismo caracterizado por sua crença na magia das palavras e na onipotência do pensamento e pela autossuficiência. (STENNER, 2004).

Fica aprisionada, mentalmente, num mundo paralelo originando delirios que levam a alteração da realidade. Felizmente hoje contamos com a ajuda de medicamentos que servem para nivelar a dopamina e dar um repouso mental ao indivíduo.

Esquizofrenia é um transtorno mental grave que muda o modo como a pessoa pensa, sente e se comporta. Ou seja, essa desestruturação psíquica tem sintomas como alucinações, delírios, dificuldades no raciocínio e alterações no comportamento como indiferença afetiva e isolamento social.

PreviousPage 40 of 347Next