Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo III

PreviousPage 41 of 234Next

Esquizofrenia é um transtorno mental grave que muda o modo como a pessoa pensa, sente e se comporta. Ou seja, essa desestruturação psíquica tem sintomas como alucinações, delírios, dificuldades no raciocínio e alterações no comportamento como indiferença afetiva e isolamento social.

Esquizofrenia é um transtorno mental grave que muda o modo como a pessoa pensa, sente e se comporta. Essa desestruturação psíquica tem sintomas como alucinações, delírios, dificuldades no raciocínio e alterações no comportamento como indiferença afetiva e isolamento social. Daí para ele sempre ele vai ser o presidente.

troca de desejos

a troca de libido gera imagens diferentes, confusas

A esquizofrenia seria o protótipo do narcisismo em alto grau, ou seja, o ego é tomado como objeto e superinvestido libidinalmente, sendo assim, o afastamento da libido do mundo externo pode ter como consequência duas possibilidades: megalomania e hipocondria.

De acordo com Freud, na esquizofrenia, a regressão da libido passa pelo narcisismo, dando origem aos fenômenos megalomaníacos, mas ela se estende ainda mais, e retorna ao autoerotismo infantil, no mais “completo abandono do amor objetal.”

 

Freud em sua obra – O Inconsciente texto de 1915 – dedica um capítulo ao entendimento de alguns aspectos da esquizofrenia. Ele afirma:

“... No caso da esquizofrenia, (...), fomos levados à suposição de que, após o processo de repressão, a libido que foi retirada não procura um novo objeto e refugia-se no ego; isto é, que as catexias objetais são abandonadas, restabelecendo-se uma primitiva condição de narcisismo de ausência de objeto. (FREUD, 1915/1996, p.201) ...”.

Freud escreve que o esquizofrenico, ao retirar sua libido de pessoas e coisas, a fez sem substituí-las por outras na fantasia, a libido retorna diretamente sobre o corpo.

É pela via narcísica que nasce o “eu ideal” e a escolha do primeiro objeto unificado pelo indivíduo: o próprio eu, depois dessa fase o indivíduo deve direcionar a sua libido para objetos externos a si.

Na esquizofrenia esse sistema psíquico não se consolida de maneira eficaz, o indivíduo vivencia traumas que originam um grau de excitação tal que o aparelho psíquico não consegue elaborar, então essa representação é refutada. Muito embora não tenha mais valor simbólico ou se conecte com outras representações, essa representação apesar de refutada não desaparece, podendo voltar à consciência e sempre que volta o faz com sofrimento que a pulsão de vida não consegue amenizar. Assim, a pulsão de morte não tem mais força e a vida não consegue realizar sua função.

O esquizofrenico, acredita fielmente ser outra pessoa, isso caracteriza sua falta de personalidade

Deixo este trecho do paper que analiso ser a resposta mais coerente:

Segundo Feres (2009, p. 60), “o represamento da libido no eu é
sentido como desprazeroso [...]” “quando acontece um excesso, ‘a vida
psíquica se vê forçada a ultrapassar fronteiras do narcisismo e depositar
a libido nos objetos’” (FREUD, 1914/2004, p. 105 apud FERES, 2009,
p. 61). Passando assim a um narcisismo secundário, onde há a escolha
de objeto. A partir do conceito do narcisismo, a imagem do eu é vista
tanto como objeto de concentração de energias, como quanto ao
posicionamento como sujeito de investimento. Ou como objeto, ou
como sujeito, o movimento libidinal ocorre em torno do eu e a evolução
se torna mais complexa.

Acredito que ela esteja ligada ao Narcisismo Primário, ao Estádio de Espelho, onde ele se confronta com seu Eu Ideal e nesse momento aquela sofrendo uma pulsão que o faz acreditar cegamente em sua verdade imaginaria de ser um presidente.

Nesse processo seu ID é deixado de lado, seu EGO, de certa maneira, não encontra meios com o Id e acaba se desenvolvendo com base prematura. Seu SUPEREGO, então, acaba criando valores com base em seu estado de espelho imaginário, criando proibições automáticas, fazendo-o acreditar e seguir ainda mais essa imaginação.

Se fosse basear um diagnóstico clínico desse paciente esquisofrênico, seria complicado, pois suas proibições dificultariam o acesso a sua libido, seu Id e dificilmente poderíamos navegar pelas suas pulsões e encontrar uma dele perceber seu narcisismo primário e enfrentar realmente seu eu ideal com a sociedade externa.

PreviousPage 41 of 234Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱