Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo III

PreviousPage 48 of 291Next

Acredito que Freud esteja se referindo ao narcisismo primário... Uma outra questão que me vem a mente ao pensar sobre a esquizofrenia é como a positividade excessiva, alguns tipos de crenças, religiões alimentam esse tipo transtorno.

Os esquizofrênicos têm duas características marcantes: Mania de grandeza e desvios de seu interesse do mundo externo (de pessoas e coisas). O que acontece ao libido que foi afastado dos objetos externos na esquizofrenia? Acontece a megalomania e a hipocondríaco,com a alteração do libido,há um afastamento total da realidade,pois ele crê nas suas palavras e nos seus pensamentos, que tudo se pode! Essa alteração  causa uma mudança na sua percepção, levando a buscar outra identidade, por outra fantasia,fora totalmente da realidade.

Se refere ao megalomaníaco,, que tem "mania de grandeza", tem transtorno de personalidade fantasiando a sua própria realidade.

Ao meu ver um paciente esquizofrênico possivelmente já passou por perdas insustentáveis e com isso para lidar com essas perdas o eu empreende e forma uma identidade ilusória com os vestígios dos outros que cruzaram a área pulsional do sujeito (as vezes o presidente seria alguém em que ele admirava tanto ao ponto de querer ser como ele). E nisso o eu ideal dessa pessoa surge pelo olhar do outro a tal ponto que o eu verdadeiro se distancie e desapareça. E isso nos lembra que o movimento da libido sobre si mesma constitui o eu como objeto e sujeito de investimentos.

O desvio de interesse por pessoas e coisas do mundo externo é substituído por delírios como megalomania.

Consoante estudo do texto "Conceito do eu e da personalidade", entendo que se refere ao Narcisismo, quando o eu se constitui alicerçado a um outro.

O mecanismo que Freud está se referindo, é que a alteração da libido causa uma alteração na percepção do indivíduo, buscando outra identidade.

Como ocorre a constituição do eu, de acordo com Freud?
No século XIX, Sigmund Freud ajudou a revolucionar o estudo da psicologia e da psicanálise;
Suas teorias sobre a mente tiveram um impacto significativo na sociedade contemporânea, influenciando muitas de nossas suposições sobre como as pessoas se comportam;
Freud acreditava que os seres humanos têm um ego, id e superego. Essas três partes da psique podem ser identificadas em estágios, mas também existem em diferentes níveis em um determinado momento.

O mecanismo que Freud está se referindo, é que a alteração da libido causa uma alteração na percepção do indivíduo, buscando outra identidade.

 

Como ocorre a constituição do eu, de acordo com Freud?

  • No século XIXSigmund Freud ajudou a revolucionar o estudo da psicologia e da psicanálise;
  • Suas teorias sobre a mente tiveram um impacto significativo na sociedade contemporânea, influenciando muitas de nossas suposições sobre como as pessoas se comportam;
  • Freud acreditava que os seres humanos têm um egoid superego. Essas três partes da psique podem ser identificadas em estágios, mas também existem em diferentes níveis em um determinado momento.

NO CASO CITADO, O QUE OCORRE NO INDIVIDUO COM ESQUIZOFRENIA É O DISTANCIAMENTO DO QUE ELE TEM COMO PERCEPÇÃO DE SI ENQUANTO INDIVÍDUO. LOGO, O ID , UMAS DAS INSTÂNCIAS PSÍQUICAS - RESPONSÁVEIS PELA CONSTITUIÇÃO DO EU, FICA EM EVIDENCIA.

Na esquizofrenia o indivíduo perde a noção da realidade e da verdade do mundo externo e começa a viver uma realidade criada pelo seu mundo interior. Ele perde o interesse no que é externo pq não tem uma percepção saudavel da realidade e vive em um universo só seu, onde as pessoas não podem entrar. A psicanálise difícilmente poderia ajudá-lo já que sua consciencia está alterada de tal forma que ele não tem como responder a questionamentos básicos sobre si mesmo de maneira racional, franca e verdadeira, pois muitas vezes esse tipo de paciente perde a noção de quem ele de fato é.

PreviousPage 48 of 291Next