Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo III

PreviousPage 47 of 234Next

Um conflito com o ID levando ao desligamento da libido com a regressão para o ego. Gerando duas possibilidades hipocondria ou megalomania.

Com base no que foi estudado, a reflexão que Freud fez em 1914 sobre os pacientes esquizofrênicos, o mecanismo se refere ao deslocamento, onde busca o alívio da ansiedade causada pelo conflito que ocorre na dinâmica com o desenvolvimento da personalidade, onde o Ego exclui da consciência os conteúdos indesejáveis, protegendo o aparelho psíquico, para assim dar conta do desconforto e desprazer gerados. Assim o paciente esquizofrênico cria esse deslocamento como fuga inconsciente da realidade.

Freud está se referindo ao funcionamento das pulsões inconcientes do id que é regido pelo principio do prazer, justamente o oposto do ego que é regido pelo princpio de realidade. Desta forma à libido que foi afastada do objeto externo pode estar "flutuante no mundo do imaginário", talvez pelos processos de percepção estarem prejudicados, interferindo no senso de realidade do pensamento.

O afastamento da libido do mundo externo leva a duas situações: megalomania e hipocondria, porém esse mecanismo não é exclusividade da psicose. Essa troca da libido interfere diretamente no id, de modo que o ego não consegue reprimi-lo. É quando então, ocorre a troca de imagem.

Para ele quando o paciente toma como verdade algo e projeta no seu eu solidificando una realidade fica inacessível não podendo ser tratado .

Para sentir prazer e livrar-se da dor, o id tem sob seu controle dois processos: as ações reflexas e o processo primário. As ações reflexas são respostas naturais e espontâneas, que eliminam a tensão imediatamente. O processo primário abrange ações mais complexas. Para aliviar a tensão, forma uma imagem de um objeto que irá afastar a tensão. Esse processo da experiência imaginária alucinatória em que o objeto desejado é apresentado através de uma imagem de memória é chamado de realização do desejo. Os sonhos, alucinações e visões dos psicóticos são exemplos do processo primário, essas imagens mentais de realização do desejo são a única realidade conhecida pelo id”.

O afastamento da libido pode trazer duas consequências, a megalomania ou a hipocondria. Durante o desenvolvimento dessa libido sempre se espera que ela percorra por diferentes fases, são elas: autoerotismo e narcisismo. Devido a parcialidade da pulsão, acredita-se que parte da libido em algum outro local não especificado. No caso da esquizofrenia não existe uma cura mas um mínimo de conforto ao paciente é possível hoje.

O mecanismo foi o ID

Quando a libido é afastada do mundo externo, passa a ser dirigida ao ego, indicando assim uma atitude narcísica, de modo que tal atitude faz surgir um eu ideal.

Com relação a libido afastada do objeto externo, Freud se refere ao narcisismo.

PreviousPage 47 of 234Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱