Desafio - Módulo III
Citação de Jaqueline Borges Belmonte em dezembro 7, 2022, 9:03 pmCom base no que foi estudado, a reflexão que Freud fez em 1914 sobre os pacientes esquizofrênicos, o mecanismo se refere ao deslocamento, onde busca o alívio da ansiedade causada pelo conflito que ocorre na dinâmica com o desenvolvimento da personalidade, onde o Ego exclui da consciência os conteúdos indesejáveis, protegendo o aparelho psíquico, para assim dar conta do desconforto e desprazer gerados. Assim o paciente esquizofrênico cria esse deslocamento como fuga inconsciente da realidade.
Com base no que foi estudado, a reflexão que Freud fez em 1914 sobre os pacientes esquizofrênicos, o mecanismo se refere ao deslocamento, onde busca o alívio da ansiedade causada pelo conflito que ocorre na dinâmica com o desenvolvimento da personalidade, onde o Ego exclui da consciência os conteúdos indesejáveis, protegendo o aparelho psíquico, para assim dar conta do desconforto e desprazer gerados. Assim o paciente esquizofrênico cria esse deslocamento como fuga inconsciente da realidade.
Citação de Natanael Oliveira Teles dos Santos em dezembro 8, 2022, 2:00 amFreud está se referindo ao funcionamento das pulsões inconcientes do id que é regido pelo principio do prazer, justamente o oposto do ego que é regido pelo princpio de realidade. Desta forma à libido que foi afastada do objeto externo pode estar "flutuante no mundo do imaginário", talvez pelos processos de percepção estarem prejudicados, interferindo no senso de realidade do pensamento.
Freud está se referindo ao funcionamento das pulsões inconcientes do id que é regido pelo principio do prazer, justamente o oposto do ego que é regido pelo princpio de realidade. Desta forma à libido que foi afastada do objeto externo pode estar "flutuante no mundo do imaginário", talvez pelos processos de percepção estarem prejudicados, interferindo no senso de realidade do pensamento.
Citação de Ana Luiza de Alarcao Andrade em dezembro 9, 2022, 3:39 amO afastamento da libido do mundo externo leva a duas situações: megalomania e hipocondria, porém esse mecanismo não é exclusividade da psicose. Essa troca da libido interfere diretamente no id, de modo que o ego não consegue reprimi-lo. É quando então, ocorre a troca de imagem.
O afastamento da libido do mundo externo leva a duas situações: megalomania e hipocondria, porém esse mecanismo não é exclusividade da psicose. Essa troca da libido interfere diretamente no id, de modo que o ego não consegue reprimi-lo. É quando então, ocorre a troca de imagem.
Citação de Mauricio Rodrigues Viana em dezembro 11, 2022, 2:00 amPara ele quando o paciente toma como verdade algo e projeta no seu eu solidificando una realidade fica inacessível não podendo ser tratado .
Para ele quando o paciente toma como verdade algo e projeta no seu eu solidificando una realidade fica inacessível não podendo ser tratado .
Citação de Viviane Pedroso Bernardes Freitas em dezembro 11, 2022, 5:48 amPara sentir prazer e livrar-se da dor, o id tem sob seu controle dois processos: as ações reflexas e o processo primário. As ações reflexas são respostas naturais e espontâneas, que eliminam a tensão imediatamente. O processo primário abrange ações mais complexas. Para aliviar a tensão, forma uma imagem de um objeto que irá afastar a tensão. Esse processo da experiência imaginária alucinatória em que o objeto desejado é apresentado através de uma imagem de memória é chamado de realização do desejo. Os sonhos, alucinações e visões dos psicóticos são exemplos do processo primário, essas imagens mentais de realização do desejo são a única realidade conhecida pelo id”.
Para sentir prazer e livrar-se da dor, o id tem sob seu controle dois processos: as ações reflexas e o processo primário. As ações reflexas são respostas naturais e espontâneas, que eliminam a tensão imediatamente. O processo primário abrange ações mais complexas. Para aliviar a tensão, forma uma imagem de um objeto que irá afastar a tensão. Esse processo da experiência imaginária alucinatória em que o objeto desejado é apresentado através de uma imagem de memória é chamado de realização do desejo. Os sonhos, alucinações e visões dos psicóticos são exemplos do processo primário, essas imagens mentais de realização do desejo são a única realidade conhecida pelo id”.
Citação de Cardosorjma em dezembro 11, 2022, 10:22 amO afastamento da libido pode trazer duas consequências, a megalomania ou a hipocondria. Durante o desenvolvimento dessa libido sempre se espera que ela percorra por diferentes fases, são elas: autoerotismo e narcisismo. Devido a parcialidade da pulsão, acredita-se que parte da libido em algum outro local não especificado. No caso da esquizofrenia não existe uma cura mas um mínimo de conforto ao paciente é possível hoje.
O afastamento da libido pode trazer duas consequências, a megalomania ou a hipocondria. Durante o desenvolvimento dessa libido sempre se espera que ela percorra por diferentes fases, são elas: autoerotismo e narcisismo. Devido a parcialidade da pulsão, acredita-se que parte da libido em algum outro local não especificado. No caso da esquizofrenia não existe uma cura mas um mínimo de conforto ao paciente é possível hoje.
Citação de jessica silva em dezembro 12, 2022, 12:39 amO mecanismo foi o ID
O mecanismo foi o ID
Citação de Giovani Rossano Pinotti em dezembro 12, 2022, 2:27 amQuando a libido é afastada do mundo externo, passa a ser dirigida ao ego, indicando assim uma atitude narcísica, de modo que tal atitude faz surgir um eu ideal.
Quando a libido é afastada do mundo externo, passa a ser dirigida ao ego, indicando assim uma atitude narcísica, de modo que tal atitude faz surgir um eu ideal.
Citação de Gisele Machado em dezembro 12, 2022, 2:34 amCom relação a libido afastada do objeto externo, Freud se refere ao narcisismo.
Com relação a libido afastada do objeto externo, Freud se refere ao narcisismo.
Citação de samaiaserra em dezembro 13, 2022, 3:51 amConforme a constituição do Eu, o que acontece à libido que foi afastada dos objetos externos na esquizofrenia, é uma modificação na compreensão do "Eu" do indivíduo, fazendo assim com que ele desenvolva uma outra identidade.
Conforme a constituição do Eu, o que acontece à libido que foi afastada dos objetos externos na esquizofrenia, é uma modificação na compreensão do "Eu" do indivíduo, fazendo assim com que ele desenvolva uma outra identidade.