Desafio - Módulo III
Citação de Darlan de miranda felippe em abril 10, 2023, 12:40 amO texto é uma análise sobre a constituição do ego a partir dos estudos freudianos. O autor destaca a importância do corpo na formação do ego e como, ao nascer, o ser humano não diferencia os limites do seu próprio corpo. Gradualmente, a superfície do corpo começa a ser definida e isso contribui para a constituição do esquema e imagem corporal e a estruturação do ego.
O autor também discute a noção de "Spaltung", que se refere a uma cisão que existe no aparelho psíquico e que se manifesta como uma falha no ego. Essa falha, que é traumática, é responsável pela formação de sintomas e fantasias.
Além disso, o autor explica que o ego é formado a partir de um processo de modificação do id, que ocorre pelo contato com a realidade. Esse processo resulta em identificações que tomam o lugar de catexias abandonadas pelo id.
Por fim, o autor destaca a importância da identificação inaugural ou primordial na formação do ego, que ocorre quando o recém-nascido se encontra em um estado de desamparo inicial e abre-se à estruturação do psiquismo. A identificação é vista como uma forma original de laço emocional com um objeto.
O texto é uma análise sobre a constituição do ego a partir dos estudos freudianos. O autor destaca a importância do corpo na formação do ego e como, ao nascer, o ser humano não diferencia os limites do seu próprio corpo. Gradualmente, a superfície do corpo começa a ser definida e isso contribui para a constituição do esquema e imagem corporal e a estruturação do ego.
O autor também discute a noção de "Spaltung", que se refere a uma cisão que existe no aparelho psíquico e que se manifesta como uma falha no ego. Essa falha, que é traumática, é responsável pela formação de sintomas e fantasias.
Além disso, o autor explica que o ego é formado a partir de um processo de modificação do id, que ocorre pelo contato com a realidade. Esse processo resulta em identificações que tomam o lugar de catexias abandonadas pelo id.
Por fim, o autor destaca a importância da identificação inaugural ou primordial na formação do ego, que ocorre quando o recém-nascido se encontra em um estado de desamparo inicial e abre-se à estruturação do psiquismo. A identificação é vista como uma forma original de laço emocional com um objeto.
Citação de Tabita Brasil Mendes de Lima em abril 10, 2023, 3:17 pmCaros colegas, confesso que está questão me levou a profunda reflexão.
Fico me perguntando o quanto deve ser angustiante ou egocêntrico o estado de desinteresse total pelo mundo a ponto de romper totalmente com a realidade. Por vezes, nós "normais" usamos de subterfúgios para abstrair a realidade cotidiana e em tempos difíceis como os que estamos vivendo fica cada vez mais difícil se manter por muito tempo na vida real.
Seriam os esquizofrênicos sábios ao se retirarem desta loucura que nos cerca?
Ou se enxergam como muito importantes ao ponto de somente o modelo deles de enxergar o mundo ser o único aceitável em sua psiquê?
Caros colegas, confesso que está questão me levou a profunda reflexão.
Fico me perguntando o quanto deve ser angustiante ou egocêntrico o estado de desinteresse total pelo mundo a ponto de romper totalmente com a realidade. Por vezes, nós "normais" usamos de subterfúgios para abstrair a realidade cotidiana e em tempos difíceis como os que estamos vivendo fica cada vez mais difícil se manter por muito tempo na vida real.
Seriam os esquizofrênicos sábios ao se retirarem desta loucura que nos cerca?
Ou se enxergam como muito importantes ao ponto de somente o modelo deles de enxergar o mundo ser o único aceitável em sua psiquê?
Citação de Jefferson Wander Ferreira Marinho em abril 10, 2023, 6:49 pmCom a troca de líbido ocorre o aumento de saciar o desejo. Então aumenta o poder do id criando uma imagem que ele é o presidente sendo assim o ego vai usar do externo e tá experiência passada. E assim leva o indivíduo a essa distorção de sua própria personalidade. Criando uma substituição de ações reais para sua fantasia, usando isso como combustível.
Com a troca de líbido ocorre o aumento de saciar o desejo. Então aumenta o poder do id criando uma imagem que ele é o presidente sendo assim o ego vai usar do externo e tá experiência passada. E assim leva o indivíduo a essa distorção de sua própria personalidade. Criando uma substituição de ações reais para sua fantasia, usando isso como combustível.
Citação de Wagner Santos de Souza em abril 10, 2023, 11:04 pmNa esquizofrenia, a libido pode ser afastada dos objetos externos e voltada para o mundo interno do indivíduo. Isso pode resultar em uma diminuição da capacidade de se relacionar com outras pessoas e um aumento do foco em fantasias e pensamentos internos.
Na esquizofrenia, a libido pode ser afastada dos objetos externos e voltada para o mundo interno do indivíduo. Isso pode resultar em uma diminuição da capacidade de se relacionar com outras pessoas e um aumento do foco em fantasias e pensamentos internos.
Citação de Jucimara solidade dos santos em abril 11, 2023, 7:06 pm
- A personalidade do eu consisti em fuji da realidade, senso que meu próprio eu impedindo de desenvolvimento memórias melhores diante disso o narcisismo primário lançando distúrbio físico e mentais.
- A personalidade do eu consisti em fuji da realidade, senso que meu próprio eu impedindo de desenvolvimento memórias melhores diante disso o narcisismo primário lançando distúrbio físico e mentais.
Citação de dossantosnilsa11@gmail.com em abril 12, 2023, 9:07 amFreud considera que nessa enfermidade o mecanismo de adoecimento e de recuperação centra-se no movimento da libido, na maneira como ela se afasta do mundo externo e depois como restabelece seus laços com seus objetos de amor.
Freud considera que nessa enfermidade o mecanismo de adoecimento e de recuperação centra-se no movimento da libido, na maneira como ela se afasta do mundo externo e depois como restabelece seus laços com seus objetos de amor.
Citação de Silvia Alves dos Santos em abril 12, 2023, 4:01 pmSegundo o estudo é possível perceber que o indivíduo esquizofrênico vive uma fantasia.este não consegue difundir o real do imaginário.sua libido fica retida..ou prejudicada.. o que pode acarretar problemas maís sérios com isso.
Segundo o estudo é possível perceber que o indivíduo esquizofrênico vive uma fantasia.este não consegue difundir o real do imaginário.sua libido fica retida..ou prejudicada.. o que pode acarretar problemas maís sérios com isso.
Citação de Viviane Silva de Oliveira Lima em abril 12, 2023, 8:26 pmA Esquizofrenia do exemplo entende-se que, o mesmo vive uma realidade psíquica e não real, ilusória onde ele designa vários papéis para sua realidade interna com nítidos desvios e desconectas atitudes.
A Esquizofrenia do exemplo entende-se que, o mesmo vive uma realidade psíquica e não real, ilusória onde ele designa vários papéis para sua realidade interna com nítidos desvios e desconectas atitudes.
Citação de Jucimara solidade dos santos em abril 13, 2023, 2:44 amConsiderando a segunda etapa o mecanismo de delirius e o eu é uma concepção unânime da esquizofrenia ,no então Freud acreditava na cura desses delírios,e com seus pacientes provou muitas teorias,e essa de esquizofrenia foi uma com mas conviquicao
Considerando a segunda etapa o mecanismo de delirius e o eu é uma concepção unânime da esquizofrenia ,no então Freud acreditava na cura desses delírios,e com seus pacientes provou muitas teorias,e essa de esquizofrenia foi uma com mas conviquicao
Citação de Marco Antonio Almeida Decottignies em abril 13, 2023, 5:30 pmA libído não deixa de existir, mas afastada, retorna para o Ego. Assim criando o que Freud se refere como: "Mecanismo de alteração da libído". Que faz com que o indivíduo busque outra identidade. E isto é a consequência de uma alteração na sua percepção.
A libído não deixa de existir, mas afastada, retorna para o Ego. Assim criando o que Freud se refere como: "Mecanismo de alteração da libído". Que faz com que o indivíduo busque outra identidade. E isto é a consequência de uma alteração na sua percepção.