Desafio - Módulo III
Citação de Adailson Moreira da Silva em junho 16, 2023, 11:57 pmAcredito que seja luta entre o ego e superego.
Talvez mais do Superego.
Pela convivência com pessoas e com assuntos assim.
Assuntos de grandeza.
Pessoas que só falam nesse assunto.
Tornou ele assim.
Acredito que seja luta entre o ego e superego.
Talvez mais do Superego.
Pela convivência com pessoas e com assuntos assim.
Assuntos de grandeza.
Pessoas que só falam nesse assunto.
Tornou ele assim.
Citação de Luciano D' Angelo em junho 17, 2023, 4:03 amCitação de IEVI em outubro 29, 2021, 11:11 amFreud então se pergunta: “O que acontece à libido que foi afastada dos objetos externos na esquizofrenia?”
Com base no que foi estudado sobre a constituição do eu, qual hipótese você poderia assinalar ou a que mecanismo Freud está se referindo????????
Na esquizofrenia, a regressão da libido passa pelo narcisismo, dando origem aos fenômenos megalomaníacos, mas ela se estende ainda mais, e retorna ao auto-erotismo infantil, no mais “completo abandono do amor objetal.”
Citação de IEVI em outubro 29, 2021, 11:11 amFreud então se pergunta: “O que acontece à libido que foi afastada dos objetos externos na esquizofrenia?”
Com base no que foi estudado sobre a constituição do eu, qual hipótese você poderia assinalar ou a que mecanismo Freud está se referindo????????
Na esquizofrenia, a regressão da libido passa pelo narcisismo, dando origem aos fenômenos megalomaníacos, mas ela se estende ainda mais, e retorna ao auto-erotismo infantil, no mais “completo abandono do amor objetal.”
Citação de Anna Karolina em junho 17, 2023, 6:29 pmSegundo Freud, após o processo de repressão, a libido que foi retirada não mais busca um novo objeto, pois retorna ao ego, o que significa que ocorre um abandono do investimento objetal e que uma condição primitiva anobjetal de narcisismo é restabelecida.
Segundo Freud, após o processo de repressão, a libido que foi retirada não mais busca um novo objeto, pois retorna ao ego, o que significa que ocorre um abandono do investimento objetal e que uma condição primitiva anobjetal de narcisismo é restabelecida.
Citação de lauremir junior em junho 18, 2023, 1:24 amÉ possível que esse paciente esteja preso ao narcisismo primário, e totalmente fechado, não existindo a possibilidade de fala , não havendo cura então.
É possível que esse paciente esteja preso ao narcisismo primário, e totalmente fechado, não existindo a possibilidade de fala , não havendo cura então.
Citação de lauremir junior em junho 18, 2023, 1:39 amEntendemos nesse módulo que a tatuagem pode ser algo interior.
Entendemos nesse módulo que a tatuagem pode ser algo interior.
Citação de Camilaramos em junho 18, 2023, 2:17 pmNão conseguindo distinguir a imaginação da realidade, o paciente foi diagnosticado com Esquizofrenia, uma doença sem cura. Neste caso, acontece a regressão da libido desencadeando o abandono do amor objetal.
Segundo Freud (1911), “Na esquizofrenia, a regressão da libido passa pelo narcisismo, dando origem aos fenômenos megalomaníacos, mas ela se estende ainda mais, e retorna ao auto-erotismo infantil, no mais “completo abandono do amor objetal.” É notório a distorção do EGO, visto que é possível perceber que o paciente perde a noção da realidade e de sua identidade primária.
Com a alteração da libido o paciente desconecta-se com o mundo real, pois a libido é a pulsão de vida que nos mantém conectados com o mundo. Essa regressão faz com que o paciente diagnosticado busque uma outra identidade acreditando ser esta a sua verdadeira.
Não conseguindo distinguir a imaginação da realidade, o paciente foi diagnosticado com Esquizofrenia, uma doença sem cura. Neste caso, acontece a regressão da libido desencadeando o abandono do amor objetal.
Segundo Freud (1911), “Na esquizofrenia, a regressão da libido passa pelo narcisismo, dando origem aos fenômenos megalomaníacos, mas ela se estende ainda mais, e retorna ao auto-erotismo infantil, no mais “completo abandono do amor objetal.” É notório a distorção do EGO, visto que é possível perceber que o paciente perde a noção da realidade e de sua identidade primária.
Com a alteração da libido o paciente desconecta-se com o mundo real, pois a libido é a pulsão de vida que nos mantém conectados com o mundo. Essa regressão faz com que o paciente diagnosticado busque uma outra identidade acreditando ser esta a sua verdadeira.
Citação de Adriana Alves Fontes em junho 18, 2023, 8:42 pmA partir do conceito freudiano o paciente de Esquizofrenia não interagi com o seu interluctor "Psicanalista " suas crenças são únicas e irredutíveis em suas conexões com realidade , tais crenças são destituídas da realidade conexa... fazendo parte somente do seu individualismo e próprio mundo ....
A partir do conceito freudiano o paciente de Esquizofrenia não interagi com o seu interluctor "Psicanalista " suas crenças são únicas e irredutíveis em suas conexões com realidade , tais crenças são destituídas da realidade conexa... fazendo parte somente do seu individualismo e próprio mundo ....
Citação de MICHELI MENDES em junho 19, 2023, 11:38 amA falta faz com que o paciente passe a ter certeza de seu "personagem" se convence cada vez mais que é sua realidade.
A falta faz com que o paciente passe a ter certeza de seu "personagem" se convence cada vez mais que é sua realidade.
Citação de Alexander da Silva Martins em junho 19, 2023, 1:09 pmNa esquizofrenia, essa construção psíquica sofre abalos. O indivíduo poderá regredir, deixando de dirigir sua libido ao mundo externo, assim como apresentar megalomania, rejeição da realidade, etc. Freud explica que a perda da realidade pode ocorrer quando a pessoa passa por situações traumatizantes que causam tanta excitação que o aparelho psíquico não tem condições de elaborá-las, e a representação é então rejeitada. Apesar de já não ter mais valor simbólico e conexões com outras representações, a representação rejeitada não deixa de existir, podendo retornar à consciência. Sempre que retorna, traz consigo muito sofrimento, que a pulsão de vida não é capaz de abrandar. A pulsão de morte passa então a ter mais força, e a de vida já não consegue executar sua função de manter o eu coeso.
Na esquizofrenia, essa construção psíquica sofre abalos. O indivíduo poderá regredir, deixando de dirigir sua libido ao mundo externo, assim como apresentar megalomania, rejeição da realidade, etc. Freud explica que a perda da realidade pode ocorrer quando a pessoa passa por situações traumatizantes que causam tanta excitação que o aparelho psíquico não tem condições de elaborá-las, e a representação é então rejeitada. Apesar de já não ter mais valor simbólico e conexões com outras representações, a representação rejeitada não deixa de existir, podendo retornar à consciência. Sempre que retorna, traz consigo muito sofrimento, que a pulsão de vida não é capaz de abrandar. A pulsão de morte passa então a ter mais força, e a de vida já não consegue executar sua função de manter o eu coeso.
Citação de Alexander da Silva Martins em junho 19, 2023, 1:22 pmO retorno da libido ao eu pode ocorrer após uma perda ou frente uma experiência de dor. As pessoas atormentadas por dor e mal-estar orgânico ou por fantasias hipocondríacas retiram a libido dos objetos do mundo externo, concentrando-a no próprio eu. Todavia, esse represamento da libido no eu constitui uma experiência desagradável, porque o princípio de constância constitui um dos registros que regem o aparelho psíquico. Esse represamento fere o princípio de constância. O retorno da libido para o próprio eu pode produzir um desprazer, uma vez que eleva o nível de excitação, tornando, pois, absolutamente necessária para a vida psíquica a presença do outro como objeto de investimento da libido. O excesso pulsional que surge a partir da ausência do outro, que opera a contenção, produz a loucura. O transbordamento produz o desconhecimento do eu sobre ele mesmo; o eu se quebra e se estranha sem a presença estruturante do outro.
O retorno da libido ao eu pode ocorrer após uma perda ou frente uma experiência de dor. As pessoas atormentadas por dor e mal-estar orgânico ou por fantasias hipocondríacas retiram a libido dos objetos do mundo externo, concentrando-a no próprio eu. Todavia, esse represamento da libido no eu constitui uma experiência desagradável, porque o princípio de constância constitui um dos registros que regem o aparelho psíquico. Esse represamento fere o princípio de constância. O retorno da libido para o próprio eu pode produzir um desprazer, uma vez que eleva o nível de excitação, tornando, pois, absolutamente necessária para a vida psíquica a presença do outro como objeto de investimento da libido. O excesso pulsional que surge a partir da ausência do outro, que opera a contenção, produz a loucura. O transbordamento produz o desconhecimento do eu sobre ele mesmo; o eu se quebra e se estranha sem a presença estruturante do outro.