Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo III

PreviousPage 89 of 268Next

O retorno da libido ao eu pode ocorrer após uma perda ou frente uma experiência de dor. As pessoas atormentadas por dor e mal-estar orgânico ou por fantasias hipocondríacas retiram a libido dos objetos do mundo externo, concentrando-a no próprio eu. Todavia, esse represamento da libido no eu constitui uma experiência desagradável, porque o princípio de constância constitui um dos registros que regem o aparelho psíquico. Esse represamento fere o princípio de constância. O retorno da libido para o próprio eu pode produzir um desprazer, uma vez que eleva o nível de excitação, tornando, pois, absolutamente necessária para a vida psíquica a presença do outro como objeto de investimento da libido. O excesso pulsional que surge a partir da ausência do outro, que opera a contenção, produz a loucura. O transbordamento produz o desconhecimento do eu sobre ele mesmo; o eu se quebra e se estranha sem a presença estruturante do outro.

A libido dos objetos externos são inexistentes ou voltada de forma a se adequar a sua libido egoica (eu) que agora é uma fantasia (presidente).

A imagem do indivíduo definidora vai ser alterada, e com isso trará os desvios em sua personalidade.

Em resposta. Freud escreve que o esquizofrênico, ao retirar sua libido de pessoas e coisas, a fez sem substituí-las por outras na fantasia, como o fazem as histéricas e os obsessivos. Sem a mediação da fantasia, a libido retorna diretamente sobre o corpo. Acredito que o indivíduo deixou-se controlar pelo "inconsciente" passando a acreditar ser algo que não é fazendo disso uma realidade.

Com base nos estudos, a esquizofrenia no caso encaixa o individuo no mundo fantasioso, onde o conceito de realidade para ele é relativo. Espera-se alterações de relação interpessoal, com isolamento e atitudes baseadas em um mundo paralelo que para ele é real, podendo ter relação ao Id.

Com a falta do libido  o indivíduo pode viver um mundo de fantasia

A alteração da libido força o individuo a buscar outra identidade, ainda que essa seja totalmente irreal!

Nesse caso Freud apresenta a Esquisofrenia com  afastamento  do libido do mundo externo pode ter como consequencia duas possibilidades :

megalomania(questão de superioridade) e desvio do mundo externo

A libido continua nele, como na fase narcisistas.

PreviousPage 89 of 268Next