Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo IV

PreviousPage 124 of 233Next

Primeiramente criar um ambiente que seja proporcional ao paciente, aonde ele possa se sentir acolhido. Para que o paciente construa com o profissional de saúde um vínculo de confiança.

O profissional tem que ter uma visão humanizada , para que suas ações alcance os usuários do espaço porque o paciente tem que encontrar tanto no profissional quanto no espaço acolhimento necessário para se obter uma boa evolução em seu tratamento

Concordo

O paciente precisa primeiramente ser acolhido em um ambiente que não seja julgador.

Ser atendido por um profissional competente e empático.

A integralidade do cuidado caminha com a noção de autonomia profissional, assim sendo, requer a criação de vínculos de confiança e responsabilização entre profissionais e usuários, o contexto familiar sobre os determinantes e formas de enfrentamento dos problemas e demanda se integrando com demais serviços.

Para que produza bons efeitos ou efeitos favoráveis, é necessário pautar com cautela as decisões nesse ambiente de crescimento horizontal. Vale lembrar que empatia é a mais importante das decisões a serem tomadas.
O assunto sobre saúde sempre será tratado de uma forma muito delicada e propiciar um ambiente saudável e leve ajudará bastante no trato da pautas.  Os profissionais que atuarem ali, deverão entende cada caso de maneira muito particular e obter o máximo de conhecimento é salutar.

Podemos partir da máxima de que "nenhuma ilha é uma ilha", mesmo se um determinado paciente viver sozinho, ele é personagem do entorno em que está inserido, nesse caso, um cenário de isolacionismo, que provavelmente veio de algumas relações que já existiam. A avaliação horizontal tem por base compreender o universo, o micro cosmos social em que aquele paciente está diretamente relacionado. Até mesmo por que, mesmo que o tratamento seja o melhor possível, se o ambiente que o cerca não compreender o desenvolvimento do tratamento, em pouco tempo todo o avanço será gradativamente destruído.

Manter um relacionamento horizontal com os usuários da saúde na rede pública é de extrema importância por diversos motivos. Aqui estão algumas razões principais: Empoderamento do Paciente: Quando os profissionais de saúde adotam uma abordagem horizontal, estão reconhecendo os usuários como parceiros em seu próprio cuidado. Isso promove o empoderamento do paciente, permitindo que eles participem ativamente das decisões sobre sua saúde, entendam melhor suas condições e sejam mais motivados a seguir os tratamentos prescritos,Comunicação Efetiva: Uma relação horizontal entre profissionais de saúde e pacientes promove uma comunicação aberta e transparente. Os usuários da saúde podem se sentir mais à vontade para expressar suas preocupações, fazer perguntas e relatar sintomas, o que ajuda os profissionais de saúde a entender melhor suas necessidades e oferecer um cuidado mais personalizado. Melhor Adesão ao Tratamento: Quando os pacientes se sentem respeitados e valorizados como parceiros em seu próprio cuidado, tendem a ser mais motivados a seguir as recomendações e tratamentos prescritos. Isso pode levar a uma melhor adesão ao tratamento e, consequentemente, a melhores resultados de saúde a longo prazo.

É importante que o profissional tenha uma visão humanizada para que abordagem seja satisfatória no resultado final.

Quando  o ser humano tem o poder de exigir algo, ele desenvolve a capacidade de participar ativamente do seu bem estar. Ele esse sente a vontade em tomar decisões , e isso fortalece sua autonomia e consequentemente sua auto estima melhora, resultando melhoras a saúde.

 

A promoção a saúde psíquica no ambiente do serviço público de saúde encontra-se em um estado atual de invisibilidade, o pouco que se é ofertado, não abrange uma boa camada da população e não atende a demanda atual.

O tecnicismo e o elitismo ainda presente na atividade, são repelentes a busca e a aceitação dos métodos de tratamento, e, a algumas práticas consideradas não científicas.

A promoção de espaços de escuta de urgência, entrevistas preliminares terapêuticas, incentivo a educação no ambiente de saúde mental para profissionais e usuários, integração com as terapias integrativas, são ações para um relacionamento mais próximo com o usuário.

PreviousPage 124 of 233Next