Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo IV

PreviousPage 133 of 160Next

Teoricamente é sempre mais fácil.  O dia a dia com o usuário do SUS é um grande desafio.  A realidade dos mesmo são de grande demanda sócio cultural e econômica.  É preciso avaliar o ambiente que o mesmo convive, suas queixas e dores podem estarem relacionadas ao próprio ambiente.

O profissional de saúde,sempre tem que colocar em primeiro lugar o bem estar do paciente, para preservar primcalmente seu bem estar psicológico.

Citação de Claiton em novembro 2, 2021, 4:17 pm

Para que se resultados sejam os melhores, é preciso de início ter uma visão ampla no diz respeito ao publico que venha a usufruir desse ambiente de cuidado e atenção. O profissional precisa ter uma visão humanizada para que suas ações alcance os usuários do espaço. Os usuários precisam encontrar tanto nos profissionais quanto no ambiente um clima acolhedor. As relações devem ser de irmandade e de iguais, pois, mais que gestos profissionais, as pessoas precisam de afeto.

Quando o tratamento é humanizado o resultado do tratamento  é muito mais eficiente.

@garcez131313 has reacted to this post.
@garcez131313

O paciente em primeiro lugar

UMA ABORDAGEM QUE CONSIDERA OS VÍNCULOS ENTRE USUÁRIO E PROFISSIONAL,BEM COMO A CONDIÇÃO DE SUJEITO,PROMOVE UM ESPAÇO DE CUIDADO HORIZONTAL AO EMPODERAR O USUÁRIO,PROMOVER COLABORAÇÃO  E COOPERAÇÃO,RESPEITAR A AUTONOMIA E PERSONALIZAR O CUIDADO DE ACORDO COM AS NECESSIDADES INDIVIDUAIS.ISSO CRIA UM AMBIENTE TERAPÊUTICO MAIS IGUALITÁRIO,UMPÁTICO E EFICAZ.

@garcez131313 has reacted to this post.
@garcez131313
  •  Ao reconhecer e valorizar os vínculos entre o profissional de saúde e o usuário, a proposição promove uma relação terapêutica mais sólida e empática. Isso facilita a comunicação, a compreensão mútua e a construção de confiança, elementos essenciais para a qualidade do cuidado.

O compartilhamento de conhecimentos em uma relação menos hierarquizada e menos pautada em saberes técnicos, com espaço e valorização da experiência de usuários e sobretudo cuidadores, a autonomia e o conhecimento, tanto de cuidadores como de usuários, promoverá a construção de indivíduos mais seguros e autônomos, produzindo relações afetivas com bons vínculos entre os atores do processo.  O cuidado horizontal valoriza a participação ativa de todos os colaboradores na tomada de decisões, promovendo uma cultura de colaboração e responsabilidade compartilhada.

@garcez131313 has reacted to this post.
@garcez131313

Para se ter uma atenção integral com a saúde do paciente é preciso percebê-lo em sua totalidade, sob diversos aspectos: físicos, emocionais e psíquicos.  A relação horizontal entre atendente e atendido facilita o acolhimento e engajamento do atendido para com seu tratamento.

O cuidado em saúde não se resume ao organismo e à doença, mas também à produção de espaços onde as condições de cuidado possam acontecer. A pesquisa publicada no artigo “Saberes e fazeres no cuidado de enfermagem em saúde mental” apresentou entrevistas com enfermeiros que atuam no campo da saúde mental e trabalham com a perspectiva lacaniana do sujeito. Os participantes foram estimulados a contar sobre o cuidado em enfermagem realizado aos sujeitos psicóticos, a partir do relato de cenas do cotidiano do trabalho. Constatou-se que o cuidado em saúde, para além de um corpo biológico, implica nos significados e seus usos, possibilitando um outro olhar sobre o cuidado e para as práticas de saúde que considerem a totalidade dos sujeitos enquanto seres biopsicossociais

A questão do cuidado em saúde ( SUS, essência publica )  pode ser interpretado por meio da escola do behaviorismo em que o indivíduo pode ser observado de forma objetiva. Nessa escola o subjetivismo ou a caracteristica do ser pensante, subjetivo, consciente ou inconsciente é substituida pela observação objetiva, material na relação do sujeito ou objeto com o meio ambiente ( ecossistema ). Exatamente como é feita com os animais de estimação e a sua interação com o meio ambiente.  Essa metodologia ou behaviorismo, implica na tecnica de estimulo e resposta feita por profissionais ou colegas de trabalho. A mesma tecnica é utilizada no adestramento dos animais, porem de forma irracional.

PreviousPage 133 of 160Next