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Desafio - Módulo IV

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Pois nesse modelo o paciente será visto com singularidade. Sabe-se atualmente, que muitas doenças advém da somatização, portanto a humanização nos cuidados com a saúde são de suma importância para os processos de cura. O modelo proposto permite uma participação mais ativa no cuidado, bem como a compreensão da melhor conduta para cada caso, sem que o tratamento seja pautado apenas em protocolos.

Em uma leitura psicanalítica do sujeito e das relações iria auxiliar, em muito, aos agentes de saúde, não somente as condições familiares, mas as condições sociais do ambiente onde os usuários vivem. esta leitura ajudaria a entender melhor o comportamento do usuário, porque ele chegou onde chegou e como auxilia-lo de forma mais eficaz.

Através de um antedimento humanizado e mais eficaz, tratando de maneira mais abrangente e atenciosa, amplia o campo de análise e garantem um melhor resultado no tratamento e desempenho do paciente.

Para se manter um ambiente de crescimento horizontal é bom que todos esteja cientes que o público em sua grande maioria não conhece a linguagem técnica usada pelos profissionais, falar de igual com os pacientes já é um avanço no processo.

E comum nossa mente responder de forma automática mandando estímulos para nossa corpo, ter modos diante de uma autoridade a qual fomos ensinados a respeitar.

 

Com isto colaboradores de um hospital, são vistos como " pessoas que irão resolver o problema de seu corpo" a dor momentânea, oi algum mal estar certamente será resolvido por um Doutor (a), enfermeiro (a), com isto implantar um ensino onde não seja possível um visualizar o outro como Seres humana passivos a erros.

 

Resumindo, orientar com banner ou cartazes onde para os usuários, que os colaboradores estão sujeitos tanto quanto eles a esses males.

 

E orientar os profissionais a buscar visualizar os usuários não como inferiores mas como um ser humano que não consegue se ajudar e precisa de uma ajuda.

 

Uma equipe pode até estar empenhada em tentar resolver de forma humana e com prioridade, mas o "Sistema de Saúde", talvez não dá condições de atendimento aos usuários conforme as necessidades no momento para aqueles indivíduos, a reunião atrasa mais do que ajuda.

Abordagem direta nesse assunto, tem por qual finalidade! Defender que não adianta reunião para planejar atendimento humanizado, já teria de direcionar, mostrando, informando seus direitos, anseios e resolvendo-os no momento da procura, ter visão periférica.  Sendo as diretrizes pré estabelecidas, prontas para colocar em prática, resolução de qualquer problema aparentemente complicado, no qual tenha de juntar equipe multiprofissionais para resolve-los.

Falta de planejamento no atendimento; despreparo de gestores; linha de frente não empenhada em resolver os problemas, por estar muitas vezes inseguros para tomada da decisão correta. Consequências apontadas talvez, em âmbito regionais, de saúde ou ambiental, sanitária, com base na resolução das classes, dos conselhos, da direção, por um regime articulado e adotado pela Comissão de Intergestores Tripartite( CIT), sem efetiva preocupação na decisão, com os usuário. Vejamos  em algumas regiões do nordeste por exemplo: sem condições de moradia, alimentação, saúde e segurança; como garantia de direitos tem a nossa constituição brasileira, induz e obriga tais direitos e obrigações. As famílias procuram por ajuda e deparam com falta de acolhimento, direcionamento, para um atendimento eficaz.

O quanto lá na frente será afetada tais decisões, é deplorável para a saúde psíquica desse povo, dessas famílias necessitadas em seu estado de vida. Por ter sido negligenciado em seus direitos básicos, não atendidos por causa de alguma reunião.

 

Dentro de uma unidade de saúde, seja de pronto atendimento ou longa permanência a equipe multiprofissional precisa trabalhar alinhada  para que o paciente seja assistido com humanização.  O paciente não é só um paciente no leito precisando de cuidados médicos, mas é um ser acamado que precisar ser ouvido e respeitado como um todo,

as pessoas que vem com problemas tem que ser recebidas em um ambiente acolhedor do local que vai ser tratada para que tenha alguma melhora, pois o paciente como qualquer outra pessoa gostaria de ser respeitado em sua vulnerabilidade.

Creio que ao condicionar o usuário a um sistema de atenção horizontalizado, produzimos um ambiente mais saudável, substituindo o método austero tradicional por um contato mais humanizado com o paciente.

É importante criar um ambiente de confiança, principalmente em uma entidade pública como o SUS. Cada profissional deve estar bem consciente da sua atuação, desta forma a equipe estará com coesa e pronta para oferecer um atendimento mais humanizado.

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