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Desafio - Módulo IV

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Construir um plano multidisciplinar na busca de mais informações sobre o paciente, requer mais tempo e um ambiente adequado para que o mesmo sinta-se livre para falar, dando assim maior possibilidade de resolução do caso.

A política nacional de humanização é um marco no atendimento ao paciente, pois amplia a atenção às queixas do indivíduo, considerando toda a subjetividade inerente ao binômio saúde/doença. Comunicar-se com alguém depende de uma mensagem bem elaborada, que facilita a interpretação e pressupõe uma resposta para manter o diálogo. Porem, nos serviços de saúde, esse processo é bastante complexo. A comunicação em saúde deve ser efetiva, partindo de uma análise do discurso do paciente.

O profissional precisa ter um olhar humanizado para que suas ações alcance os usuários desse espaço. Os usuários também precisam encontrar um ambiente e profissionais acolhedores.

A ideia de estabelecer um relacionamento horizontal é a de entrar na vida do paciente. É estabelecer laços e entender o que significam os laços já formados. Isso ajudaria a entender o contexto do paciente, e não apenas a análise dos comportamentos ou sintomas.

Será necessário uma reunião para alinhar como deverá prosseguir o atendimento, tendo em vista que o paciente deve se sentir acolhido e para isso o atendimento deve ser feito sem julgamentos.

Uma proposição que considera os vínculos entre usuários e profissionais e a condição de sujeito daquele possibilita a constituição de um espaço de cuidado horizontal por diversos motivos essenciais no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS) e no espaço de atenção à saúde pública:

Empoderamento e Autonomia do Usuário: Ao reconhecer o usuário como sujeito ativo e autônomo em seu cuidado, o plano de atendimento não apenas respeita sua dignidade e direitos, mas também fortalece sua capacidade de participar ativamente das decisões relacionadas à sua saúde. Isso promove um cuidado mais humanizado e centrado no usuário.

Relação de Confiança e Parceria: O estabelecimento de vínculos sólidos entre usuários e profissionais de saúde baseados na confiança mútua e na parceria facilita uma comunicação aberta e honesta. Isso permite que o profissional compreenda melhor as necessidades, valores e expectativas do usuário, adaptando o plano de cuidado de acordo com suas preferências e contexto específico.

Horizontalidade na Tomada de Decisão: Um espaço de cuidado horizontal se caracteriza por uma relação mais igualitária entre profissionais e usuários, onde ambos são vistos como colaboradores na construção do plano de atendimento.

Efetividade e Aderência ao Tratamento: Quando o usuário se sente valorizado e participante ativo de seu próprio cuidado, há uma maior probabilidade de adesão ao tratamento e de resultados mais positivos.

Promoção da Saúde Integral: Um espaço de cuidado horizontal permite uma abordagem mais abrangente e integrada da saúde, considerando não apenas a doença física, mas também aspectos psicológicos, sociais e ambientais que influenciam o bem-estar do usuário. Isso favorece a promoção da saúde integral e a prevenção de doenças.

Assim os vínculos e a condição de sujeito dos usuários nos planos de atendimento e investigação em saúde pública, cria-se um ambiente onde o cuidado é mais respeitoso, eficaz e centrado no usuário, refletindo os princípios fundamentais do SUS .

Trabalhando em um ambiente voltado a área da saude, a comunicação visual, estética e os profissionais devem estar preparados a lhe dar com diversas relações com os pacientes.

Sabemos que o ambiente influi na formacao de personalidade de um individuo, o que já nos mostra uma diversificação de compreensão e comportamentos, diante a cada momento passado. Também compreendemos que em uma instituição de Saúde, o Paciente encontra-se em um momento de fragilidade, nao somente fisico mas emocional, ao qual um certo grau de empatia dos profissionais ali presentes trazem um maior interação e consequentemente uma maior compreensão da situação a ser narrada pelo paciente.

Nossos comportamentos sao diversos devido as nossas percepções, e devemos estar atentos a isto quando es†amos presentes em um ambiente como (SUS) que é especificamente elaborado a pessoas que por muitas vezes. sao criadas em famílias e bairros que trazem aspectos disfuncionais aos demais, com maior frequência.

A empatia cabe em todos os ambiente do SUS ou em qualquer ambiente clinico ou nao, e devera estender-se em a todos os profissionais ali presentes.

É preciso ter ciência e  ver cada pessoa como individuo único e procurar o melhor caminho para ajudar o paciente, numa equipe é fundamental ver a opinião de todos para tentar num censo comum descobrir a melhor forma de atendimento, tanto quanto a abordagem e principalmente quanto ao comprometimento, levando em consideração sempre que o que está em questão.

Pois o cuidado horizontal leva em consideração o sujeito como um todo, levando em consideração suas relações e sua cultura, sendo assim, é interessante analisar a relação profissional-usuário, pois a mesma interfere no processo de cuidado.

Por meio de seus serviços, multiprofissional  esses centros buscam modificar o sistema de tratamento de terapia  no Brasil de modo a eliminar a internação e a exclusão social como ferramentas.

 

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