Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo IV

PreviousPage 156 of 254Next

É  de importante valia considerar os vínculos uma vez que o paciente é acima de tudo um ser humano, assim como o profissional. Além do fato de que uma boa relação profissional-paciente, facilita o entendimento profundo do caso e maior abertura/confiança do paciente.

O estreitamento do relacionamento profissional e usuário se faz necessário para humanizar o atendimento, criando-se assim um ambiente mais harmônico, integrando o usuário ao lugar.

Sem dúvida adotar um atendimento horizontalizado é mais humano e eficaz. Cada profissional envolvido com o paciente tem um nível de intimidade diferente, possibilitando assim inúmeras possibilidades de ajuda-lo. O estudo de caso  entre a equipe multidisciplinar, é a melhor forma de evoluir o paciente mais rapidamente.

é preciso saber qual o publico vai em busca de cuidados e atenção, e o profissional tem que estar disposto a ajudar da forma que o paciente receber sua ajuda, ou nem querer saber da ajuda do profissional.

Primeiramente precisamos reunir essa equipe para alinharmos e discutirmos sobre o caso clínico do paciente.

A equipe deve compartilhar informações e propor ações para garantir o melhor resultado para esse paciente.

Dentro dessas abordagens devem ser considerados todos os aspectos, não somente a doença isolada, mas o estado emocional do paciente, a sua família, o ambiente em que ele está inserido, uma análise biopsicossocial.

Trabalhar de forma horizontalizada, com um olhar amplo para o paciente, com integração da equipe, favorece todos os profissionais envolvidos, além de garantir melhorias na qualidade do serviço, redução no custos e o mas importante, dá acesso para todos de forma eficiente e eficaz.

Psicanálise:

Criador: Sigmund Freud.

Enfoque: Investigação dos conflitos psíquicos, sonhos, lembranças reprimidas e o inconsciente.

Método: Exploração do que é inacessível por outros meios.

Material de Análise: Subjetivo, baseado nas experiências pessoais de Freud.

Princípios:

Consciência: Estado de alerta geral aos pensamentos e sentimentos.

Pré-consciente: Conteúdos acessíveis à consciência.

Inconsciente: Conteúdos reprimidos e inacessíveis.

Ênfase: Mente humana, processos internos e simbologia.

Behaviorismo:

Criador: John B. Watson.

Enfoque: Estudo do comportamento humano com base no ambiente externo.

Método: Análise direta e visível.

Material de Análise: Comportamento observável e identificável.

Princípios:

Estímulo: Eventos externos que influenciam o comportamento.

Resposta: Comportamento como reação aos estímulos.

Condicionamento: Associação entre estímulos e respostas.

Ênfase: Materialidade, causas e efeitos tangíveis.

Enquanto a Psicanálise mergulha nas profundezas da mente e do inconsciente, o Behaviorismo foca no comportamento visível e nas relações com o ambiente. Ambas abordam o ser humano de maneiras distintas, mas complementares.

Considerar uma abordagem com vínculos entre usuário e profissional, constituindo um espaço de cuidado horizontal para promover uma relação de parceria, respeitando a singularidade do usuário, para facilitar a comunicação e a adesão ao tratamento. Reconhecer a subjetividade do usuário, cada um tem uma história única.

Incentivar a participação ativa do usuário no seu próprio processo. Esse tipo de abordagem pode contribuir para um cuidado mais humanizado, integral e eficaz, alinhado com os princípios de promoção de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS)

Estabelecer vínculos entre o paciente e o terapeuta. Este princípio pode ser estendido a saúde pública em oposição ao modelo tradicional para que ambos os lados tenham voz e são considerados ativos no processo. Um vínculo forte e baseado em confiança facilita a abertura do usuário, melhorando a qualidade da informação coletada e a adesão ao tratamento. O profissional não é visto apenas como o único que detém conhecimentos e que impõe soluções, mas alguém que colabora com o usuário para encontrar o melhor caminho.

Empoderar os usuários incentivando a participar ativamente nas decisões sobre seu tratamento para melhores resultados e maior satisfação com o cuidado recebido.

Valorizar a escuta ativa e a expressão de sentimentos e pensamentos em um espaço onde os usuários se sintam ouvidos e compreendidos. A expressão de angústias, medos e expectativas pode ajudar com detalhes importantes para a equipe de saúde, permitindo um acompanhamento mais eficaz e atento às suas necessidades.

Desenvolver uma relação terapêutica sólida, com o profissional atento não apenas aos sintomas físicos, mas também ao emocional e psicológico do usuário, promovendo um cuidado mais integral.

No contexto de saúde pública, isso pode significar estar atento a aspectos não-verbais e inconscientes que podem influenciar a saúde e o comportamento do usuário. Reconhecer esses aspectos pode enriquecer a compreensão do caso e direcionar intervenções mais eficazes.

 

A escolha da preposição que reforça a parceria e o respeito à condição de sujeito do usuário é fundamental para constituir um espaço de cuidados horizontal, onde a relação entre o profissional psicanalista e o usuário é colaborativa, respeitosa e igualitária.

A abordagem de uma linguagem mais simples e de fácil compreensão entre profissional e paciente é necessário muitas vezes para que o paciente consiga de uma forma mais prática chegar a entender todo o processo.

Conduzindo de maneira eficiente e inteligente o diálogo, o próprio paciente pode atender em muitos pontos explicações de posições, as vezes, autoimpostas, ainda que sem querer ou entender, por eles mesmos.

Primeiramente, quando se estabelece uma boa  relação entre profissional e paciente Vírgula  Constrói-se um vínculo seguro de confiança mútua, bem como um diálogo sincero e aberto. Possibilitando assim, um  Atendimento  Mais assertivo. Na medida em que o paciente é   Reconhecido como sendo  sujeito ativo, este é estimulado a   Exercer  o seu papel  de agente do seu tratamento. Essa condição é    Fundamental no sucesso  de todo tratamento.

PreviousPage 156 of 254Next