Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo IV

PreviousPage 159 of 160Next

Eu sugiro que seja dada liberdade à todos os colaboradores opinarem a cerca dos casos envolvendo saúde mental que surgirem, em reuniões internas do grupo para a promoção de resoluções. Também que sejam feitos e divulgados encontros com a comunidade sobre a importância da necessidade de dar atenção a saúde da mente, não só à pessoa paciente mas também à todo a família com atendimento terapêutico individual e em grupos. Diria que campanhas nas redes sociais também são muito importantes.

Reunir toda a equipe para que possamos juntar as informações do paciente em questão e chegar em uma hipótese diagnóstica, para chegarmos a conclusão de um tratamento adequado, todos os profissionais e o próprio paciente precisam trabalhar juntos.

Uma proposição que considera os vínculos entre usuário e profissional e a condição de sujeito daquele possibilita a constituição de um espaço de cuidado horizontal por várias razões:

Reconhecimento da Autonomia do Usuário; Fortalecimento da Relação de Confiança; Co-produção do Cuidado; Abordagem Holística; Promoção de um Ambiente Colaborativo; Redução das Barreiras Hierárquicas; Valorização da Experiência do Usuário; Flexibilidade e Adaptação.

Em resumo, uma abordagem que valoriza os vínculos entre usuário e profissional e reconhece a condição de sujeito do usuário permite a construção de um espaço de cuidado mais equitativo, participativo e eficaz, alinhado aos princípios do SUS de universalidade, integralidade e equidade.

Para que um projeto da certo é necessário que ambos os lados tanto o profissional   quanto o usuário venham entender a importância desse projeto. No caso do usuário é um pouco mais difícil , pois ele nesse momento é totalmente dependente do profissional. E também o profissional venham olhar com empatia e com amor não só  pessoa que dependente dele, más também com amor a sua profissão. Então nesse momento eles tem que se unir e achar em acordo uma solução para o tratamento do usuário.

No debate sobre a constituição de um espaço de cuidado horizontal, é fundamental considerar os vínculos entre usuário e profissional de saúde. A construção dessa relação deve ser baseada em confiança mútua e comunicação aberta, onde ambos os lados são agentes ativos no processo de cuidado. Isso não só fortalece a adesão ao tratamento, mas também promove um ambiente mais humano e acolhedor. A leitura psicanalítica pode fornecer insights sobre as dinâmicas relacionais, ajudando a identificar barreiras emocionais e sociais que possam impactar a eficácia do atendimento. Assim, propomos um modelo de cuidado que valorize a subjetividade do usuário, considerando suas necessidades e experiências individuais, e incentivando uma participação ativa no seu processo de saúde.

 

Citação de IEVI em outubro 29, 2021, 11:17 am

O espaço de atenção em saúde é de encontros entre profissionais e usuários, ambos sujeitos localizados diferencialmente em uma relação que visa, para ambos, ao cuidado em saúde. A introdução do modelo de saúde a partir da implementação do Sistema Único de Saúde (SUS) reorientou o paradigma de saúde para a promoção, em que os sujeitos são situados como agentes, ativos no engajamento das ações de cuidado.

Suponha que você faça parte de uma equipe interdisciplinar de um serviço público de saúde e está em processo de discussão de caso clínico com colegas. A discussão encaminha-se para a necessidade de construir um plano de atendimento e investigação que possibilite aos profissionais coletar informações e realizar um acompanhamento de evolução desse caso. Você insere-se no debate propondo considerar o sujeito e as relações estabelecidas no espaço de saúde como um ponto de partida importante para a produção do cuidado, em uma dimensão horizontalizada. A apresentação de um caminho alternativo de construção da atenção em saúde está pautada em uma leitura psicanalítica do sujeito e das relações.

Diante dessa discussão, por que uma proposição que considera os vínculos entre usuário e profissional e a condição de sujeito daquele possibilita a constituição de um espaço de cuidado horizontal?

O sujeito deve se sentir acolhido e bem tendo seu espaço para se expressar de forma saudável, sendo objeto ativo nas relações de expressão de linguagem dentro da clínica com suas opiniões consideradas, assim levando o paciente a um ambiente acolhedor e de afeto, surtindo em melhorias de seu estado mental, com o decorrer do tempo.

A proposta do engajamento de saude que abrange horizontalmente ou seja: ao meu entender grupos. Se faz necessário uma observaçaõ atenta do meio em que essas pessoas vivem e interagem. Questoes sociai,psicológicas,econômicas. Enfim, uma série de condições devem  ser analisadas como uma anaminese para que a determinada orientação pelos profissionais  alcanse no minimo , um caminho seguro para orintaçães acertivas aos pacientes.

precisa-se ter um vinculo paciente e medico, que seja mais humano para dar abertura ao paciente se expor.

A psicologia social comunitária envolve trabalho interdisciplinar para coletivizar e promover o entendimento entre as comunidades e seus vários aliados. Recomenda trabalhar com as comunidades e envolver os membros da comunidade em todas as fases do trabalho.

Reunir o máximo de informações e o conhecimento de uma equipe multidisciplinar permite um atendimento não só horizontal mas humanizado atendente o paciente dentro de uma visão plural.

PreviousPage 159 of 160Next