Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo IV

PreviousPage 160 of 207Next

Uma proposição que considera os vínculos entre usuário e profissional e a condição de sujeito daquele possibilita a constituição de um espaço de cuidado horizontal, pois fortalece a relação terapêutica, valoriza o conhecimento e a participação do usuário, promove sua autonomia e aborda sua saúde de maneira integral.
A abordagem do sujeito centrada em roteiros é transferida para uma perspectiva que considera o saber partindo do processo de elaboração do cuidado de si mesmo, considerando sua singularidade, corpo, desejos e sua participação ativa no processo de cuidar. Leva ao reconhecimento do sujeito em sua dimensão psíquica. Esse lugar retira a posição de mero objeto de práticas terapêuticas para uma posição de sujeito do processo e uma transferência da condição passiva para a ativa.

A relação terapêutica se baseia na empatia, na comunicação, na confiança e no respeito mútuo. A inclusão. do conhecimento do usuário para que se possa realizar um acompanhamento de evolução de caso. Um atendimento humanitário e com ambiente acolhedor  envolve-los nas decisões relacionadas ao seu cuidado

Num ambiente que  trata de saúde, bem estar e relacões humanas é imprescindível que haja uma união entre todos os componentes para que o bom tratamento tanto de funcionários como de pacientes seja humanizado e empático para que a solução  das doenças seja alcançadas com a participação e ajuda de todos. Nesse contexto possivelmente se torna mais fácil a análise, elaboração de  método  e precedimentos necessários para a resolução do problema seja de ordem psíquica ou comportamental . A união faz a força!

 

A pessoa com problema precisa  encontrar um ambiente acolhedor, profissionais da área com olhares humanitário , para o individuo que procura o serviço se sinta acolhido e abraçado, para um  tratamento eficaz.

A relação horizontal entre os profissionais e os individuos-pacientes que usufruem do espaço permite uma conexão mais profunda e sensível entre os envolvidos a qual facilita o diálogo e a compreensão dos métodos a serem utilizados. Portanto as respostas dos pacientes e o compromisso com os procedimentos se tornan mais efetivos se éstes são integrados e valorados.mediante

Por outro lado, com o mesmo propósito se viabiliza a comunicação entre profissionais tendo sempre como base a priorização da saúde do paciente.

O profissional da saude alem do olhar humanitário, tem que observar o seu eu, pois existem casos em que há confusões mentais na mistura de casos. alem do julgamento precoce sobre algo. Para se ter um começo de diagnóstico, o profissional precisa traçar uma rota, caminho que conseguira praticar a analise no todo.

Um trabalho horizontal em equipe ajudará o paciente na melhora tanto emocional quanto fisicamente.

O cuidado centrado no sujeito vai além do modelo biomédico tradicional, que geralmente se concentra na doença e no tratamento. Essa abordagem reconhece a importância de compreender o indivíduo em sua totalidade, incluindo suas experiências, subjetividades e relações interpessoais. Primeiramente, é fundamental estabelecer uma relação de confiança e colaboração com o paciente. Compreender as raízes do sofrimento de cada pessoa e humanizar o atendimento são passos essenciais para ampliar as possibilidades de cuidado, oferecendo suporte integral e acolhedor.

Por que todos seriam beneficiados, poderia se observar a interação entre todos possibilitando a conversa aberta e sugestões, e assim avaliar se os estímulos realizados estão sendo eficazes para o objetivo final que é o cuidado com a saúde.

Para que o paciente possa se sentir a vontade com o tratamento (como por exemplo, psicoterapia) e para que o profissional possa obter informações precisas que auxiliem nesse processo.

PreviousPage 160 of 207Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱