Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo IV

PreviousPage 205 of 232Next

Acolher o paciente, ter um cuidado na abordagem. A saúde pública é precária, mas precisamos fazer a diferença enquanto profissionais.

O profissional precisa estar bem informado para realizar um bom atendimento. Por isso, criar uma relação com o paciente irá facilitar esse processo, já que este estará aberto a responder de forma sincera às perguntas que lhe forem feitas, levando o profissional a um diagnóstico mais acertivo.

Expandir os horizontes de uma análise mais criteriosa. Havendo então um leque maior de pontos a serem analisados. Com isto um processo mais efetivo

O método de Paulo Freire é o mais coerente, com base no diálogo e reflexão crítica sobre a realidade concreta, objetiva-se em construir um processo interdisciplinar, com vistas à humanização do ambiente hospitalar, a partir de lideranças pertencentes à equipe multiprofissional da saúde. Humanizar-se para humanizar; o ser humano um ser de relações dialógicas; a humanização passa pela comunicação e decorre do acolhimento e vínculo afetivo.

É necessário atentar a singularidade das experiências de vidas, não somente da pespectiva fisiológica, mas também  da totalidade que compõe o ser humano, pois deve ser levada em consideração  serem sujeitos biopsicossociais, onde se pode ter espaço para terem melhores condições de cuidados. Tanto da parte do Sus, quanto dos pacientes.

Um espaço de cuidado horizontal possibilita a identificação do eu e do outro como semelhantes e converge para que a solução dos conflitos e a proposição de uma estratégia no ambiente caminhem para o objetivo visto por ambos como positivo.

Uma proposta que considera o vínculo entre usuários e profissionais e a condição de sujeito permite a constituição de um espaço de cuidado horizontal porque reconhece ambos como agentes ativos na produção do cuidado. Esse modelo valoriza as singularidades do sujeito, promovendo escuta, co-responsabilização e participação mútua. Na perspectiva psicanalítica, o vínculo possibilita a criação de um espaço de confiança e acolhimento, onde o cuidado emerge das trocas e relações, fortalecendo a autonomia e o engajamento no processo de saúde.

A adoção dessas medidas pode ser considerada muito útil para que se estabeleça uma relação entre os participantes com vínculos consistentes. Permite a inclusão de todos os participante, de modo a gerar comprometimento nas práticas, decisões e nos cuidados à saúde do paciente .

No que concerne ao usuário, também poderá exercer uma participação ativa do processo terapêutico, que certamente o fortalecerá no processo de descoberta/cura.

 

 

,

Devemos analisarmos o caso desde o ambiente familiar e ajudar conforme vai compreendendo o caso.

precisamos ter uma visão ampla, humanizada e um ambiente e profissionais habilitados e com um olhar  acolhedor.

PreviousPage 205 of 232Next