Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo IV

PreviousPage 44 of 207Next

Eu acredito que o objeto é a pessoa a ser tratada nesse caso, e não o comportamento dela. Então analisando como ela constitui o Eu dela, poderia se moldar uma relação horizontal, para ela ter um objeto de transferência. Mas  também para gerar bons estímulos, já que o comportamento do outro também  é influenciado pelo meio.

A construção de um espaço de cuidado horizontal no tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) requer uma abordagem centrada na pessoa e baseada em valores de igualdade e respeito. Aqui estão algumas dicas para construir um espaço de cuidado horizontal no SUS:

  1. Valorizar a participação do paciente: é importante permitir que o paciente tenha voz e voto na tomada de decisões sobre seu tratamento, o que aumenta sua satisfação e confiança no processo.
  2. Comunicação clara e efetiva: é fundamental que haja uma comunicação clara e efetiva entre o paciente e o profissional de saúde, para garantir que todas as informações necessárias sejam compartilhadas e entendidas.
  3. Trabalho em equipe: a abordagem de tratamento deve envolver uma equipe interdisciplinar, incluindo médicos, enfermeiros, psicólogos, terapeutas ocupacionais, entre outros, trabalhando juntos para oferecer o melhor cuidado possível ao paciente.
  4. Respeito às diferenças culturais: é importante respeitar e considerar as diferenças culturais dos pacientes, para garantir que seu tratamento seja o mais adequado possível a suas necessidades.
  5. Aprendizagem contínua: é importante que a equipe de saúde mantenha um espírito de aprendizagem contínua, para garantir que esteja sempre atualizada e preparada para oferecer o melhor cuidado possível aos pacientes.

Lembrando que a construção de um espaço de cuidado horizontal no SUS requer uma mudança de cultura e uma abordagem centrada na pessoa, mas pode resultar em melhores resultados de saúde para os pacientes e uma atenção mais efetiva às suas necessidades.

O estabelecimento como um critério para esse atendimento é favorável pois o espaço em si foi criado para ter com suas ferramentas, as conclusões necessárias e norteadoras na relação de atenção e cuidado.

Sugere-se um atendimento humanizado, centrado também, na capacitação interdisciplinar.

Trocas de ideias entre os profissionais "agentes da saúde" é de muito valor porque esta em pauta a saúde das pessoas. É de suma importância não somente o emprego  técnico como também um acompanhamento adequado para que os resultados sejam alcançados. Deve-se também preocupar com o ambiente (recinto) de atendimento, visando sempre o melhor para o paciente, e então, os meios a ser empregados após discussões e consenso dos profissionais presentes. Lembrando que; o paciente espera dos profissionais, resultados! Por isso, é de muito valor o investimento dos responsáveis que carregam grandes bagagens de experiências, especialmente os que ja gozam de mais tempo atendendo pacientes. Abraços e sucessos a todos nós que almejamos o melhor para a sociedade.

O espaço de cuidado horizontal é multidisciplinar e constante no qual o tratamento somente terá sucesso com a criação de vínculo entre pacientes e terapeutas.

Levando em consideração a temática levantada neste fórum, quando entendemos a posição dos profissionais envolvidos no atendimento ao paciente (psicanalista, psiquiatra e psicólogo) entendemos que a atuação multidisciplinar deve ser acionado de forma conjunta. Na conjectura psicanalítica, entendemos que o objeto do EU da pessoa deve ser tratado. Assim, no ambiente ali inserido na construção de espaço do SUS, requer uma mudança de cultura, uma vez que o comportamento é também influenciado pelo meio. Portando, é necessário que o cuidado do espaço pode ser realizado de forma cultural no tocante multidisciplinar de atuação, uma vez que o paciente só terá êxito no seu processo, quando gera ligação e sinergia entre o paciente e o terapeuta, que no nosso caso, trata-se do psicanalista.

A atenção ao espaço de saude é importantíssimo para acolher bem o sujeito, e os profissionais e estudantes da área precisam conhece-lô em todos os sentidos da vida, ambiente em que vive, trabalha, pessoas com quem convive, para assim criar uma confiança de abertura e ter um significativo retorno no trabalho executado com aquele sujeito.

Porque através de uma conexão real e horizontal o cérebro é capaz  de interpretar o cuidado como algo benéfico e constrói sentidos para melhorias de dentro para fora.

Lidar com pessoas é um desafio, frisando que todos nós temos teto de vidro, acontece que existem pessoas que/onde o trauma, dor, decepcão, doença levam a perdas físicas e mentais e é necessário ajuda profissional e se o profissional não tiver um olhar empatico, humano, talvez o tratamento não tenha tanto êxito como se espera. Os cérebros se comunicam, ou seja, se um passa para o outro o quão real é a intencionalidade de um bem maior, o outro capta e acontece conexões positivamente surpreendentes.

PreviousPage 44 of 207Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱