Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo IV

PreviousPage 47 of 212Next

Promoveria uma reunião com a equipe, com difinição de objetivos, criando uma espécie de mapeamento, trazendo nesta unidade de saude dados relevantes no desenvolvimento da saude e da aplicação de tecnicas psicanalíticas.

Porque compreendendo o papel de cada um dos profissionais na vida daquele paciente, bem como as experiências de cada profissional com o dito paciente, possibilita a criação de toda uma rede de apoio. Os profissionais já não trabalhariam de forma isolada, procurando cada um a sua maneira ajudá-lo, mas trabalhariam como um único organismo operante em busca da resolução do problema do dito paciente.

Além disso, a formação de um espaço de cuidado horizontal é importante pois não coloca o paciente em uma posição de intimidação, onde o profissional está acima dele e ele é meramente um coadjuvante no seu próprio tratamento. O paciente é posto no nível do profissional, com ambos trabalhando em conjunto para a sua própria melhora.

No entanto, é importante que os próprios profissionais saibam trabalhar dessa forma, abandonando aquela velha postura "academicista" em prol de uma linguagem mais simples e direta, procurando efetivamente inserir o paciente no tratamento ao invés de colocá-lo, como dito anteriormente, apenas como coadjuvante.

O  Sistema  Único de Saúde  (SUS) tem uma  equipe de Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF),que é composto por uma equipe de multiprofissionais, quando o paciente procura um profissional da equipe, esse  profissional que realiza primeiro atendimento, faz um relatório/ anamnese, e leva a caso para um estudo com a equipe. Depois do estudo realizado pela equipe. Então será definido quais profissionais ira da continuidade ao tratamento do paciente.

O  Sistema  Único de Saúde  (SUS) tem uma  equipe  de Apoio a Saúde da Família (NASF), e é composto por  multiprofissionais, quando o paciente procura um profissional da equipe, esse  profissional que realizou primeiro atendimento, faz um relatório/ anamnese, e realiza um estudo de caso com a equipe. Depois do estudo realizado pela equipe. Então será definido quais profissionais iram da continuidade ao tratamento do paciente.

nessa situação a pessoa que precisa acolhimento pelo que esta passando precisa encontrar ambiente de proteção e segurança . o sus e mecanismo do estado para cuida da pessoas que ali se encontra com dor seja fisica ou alma . o profissional esta disposto a acolher dentro do limite estabelecido e muitas vezes nao tem a pratica ou a permissão para tal ato . o paciente que esta precisando nao esta atento a sua necessidade e direito por completo . nem sempre e os profissional esta apto e estrutura para ver ou ouvi as necessidade do outro.

Estaríamos reunidos para  estudar o caso do paciente, cada profissional se posicionaria de acordo com sua especialidade para dialogarmos sobre o sujeito, essa troca de experiência indicaria qual percurso terapêutico iremos conduzir, direcionar, orientar em seu processo e tratá-lo conforme o protocolo, acompanhando sua evolução.

Acredito que nada se faz sem conhecer e vivenciar a cultura do local escolhido. A aproximação do agente e paciente se deve a uma empatia cultural para o bom desempenho e otimização de resultados.

Em muitos casos é necessário descartar doenças pre existentes, por isso seria necessário em alguns casos a participação por exemplo de um médico clínico.

Descartado a possibilidade de doenças e/ou medicamentos agravantes para quadros psicológicos, através da anamnese com o paciente ver as reais necessidades de uma equipe multidisciplinar, posteriormente reunir- se para um conhecimento mais amplo do caso do paciente, elaborando assim técnicas específicas para trata-lo.

A área da saúde precisa de funcionários humanitários que estudem o caso para solucionar tais problemas . Criando um ambiente seguro para o paciente enxergando então um paciente como o ser humano que ele é . Profissionais dispostos e capacitados a exercer tal função com atenção para benefício do paciente em uma linguagem de igual pra igual para que o para que o paciente sinta se a vontade pra expor sua necessidade momentânea

Dentro de um grupo é muito importante escutar as outras e se fazer ouvir de modo a analisar todas as situações em relação as pessoas, pacientes, sentimentos e comportamentos que possam promover a compreensão de diferentes situações afim de que exista uma reflexão sobre o contexto fm que cada um está inserido para que buscar soluções e uma mudança de atitudes físicas e mentais dentro dos ambientes coletivos e individuais.

PreviousPage 47 of 212Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱

The access token could not be decrypted. Your access token is currently invalid. Please re-authorize your Instagram account.