Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo IV

PreviousPage 48 of 184Next

 

Trabalhar na saúde  é um desafio, com uma equipe de multiprofissionais torna-se bem mais,  é preciso saber lidar com essas diferenças . Mas, em relação ao atendimento com paciente, o paciente procura um profissional com forme o protocolo de atendimento dos profissionais da equipe de multiprofissionais, esses profissional atende o paciente, identifica que esse  paciente vai precisar da ajuda de outros profissionais. Então, ele marca uma reunião com os profissionais da equipe para discutir o caso do paciente.  Assim eles iram chegar a uma melhor forma de ajudar esse paciente.

A criação do CAPS,fez parte de um intenso movimento social,inicialmente de trabalhadores de saúde mental,que buscavam a melhoria da assistência no Brasil e denunciavam a situação precária dos hospitais psiquiátricos,que ainda eram o único recurso destinado aos usuários portadores de transtornos mentais.O CAPS é um Centro de Atenção Psicossocial aberto e comunitário do Sistema Único de Saúde Sus. O SUS alicerça-se nos princípios de acesso universal,público e gratuito às ações  e serviços de saúde,cuidando do indivíduo como 1 todo e não como um amontoado de partes.Ele tem a obrigação de atender igualmente o direito de cada um,respeitando suas diferenças, garantindo cuidado de boa qualidade o mais próximo dos usuários que dele necessitam;controle social exercido pelos Conselhos Municipais,Estaduais e Nacional de Saúde com representação dos usuários, trabalhadores,prestadores,organizações  da sociedade civil e instituições formadoras.

Em esse caso podemos falar que o relacionamento de professional com os pacientes tem que ser humanizado, sempre os professionais tem que ser ciente sobre as causas das pessoas com seus problemas psicológicos.

Pelo facto de analisar os casos presentes em estudo com mas professionais ajuda a ter um analises mas profundo sobre causa e consequência. As pessoa podem ficar de acordo o não e pelo mesmo é importante que o paciente fique sabendo sobre a proposta e que o mesmo dê seu consentimento.

Deve-se proporcionar um ambiente seguro e acolhedor ao que busca ajuda na área da saúde mental.

Deve-se oferecer um ambiente seguro e acolhedor, ao que busca ajuda.

Quero colaborar citando um exemplo prático. Na minha cidade existe um Hospital de Medicina Alternativa, onde os pacientes são tratados com fitoterápicos, fisioterapia, auriculoterapia, acupuntura, meditação, florais, etc. É um ambiente super saudável, onde desde a entrada até o final, estão todos sempre com um sorriso aberto, calmos, educados, sempre mostrando interesse pelo paciente. Há sempre um clima de amizade e consideração, os profissionais de saúde agem com profissionalismo, porém sem formalidade exagerada, parecendo muito mais uma relação de amigos. Só o clima gerado nesta unidade de saúde já proporciona uma melhora em quem adentra o ambiente. Creio que seja o modelo  ideal para que se obtenha um bom rendimento no tratamento.

Criar um ambiente acolhedor para o paciente tornaria as investigações menos dificultosas, tirar do paciente a ideia de "doutor" e paciente seria uma das formas de tornar as conversas com os profissionais mais confortáveis. Temos por exemplo, quando vamos ao médico, muita das vezes não conseguimos expressar o que estamos sentindo, mesmo que esteja evidente, pelo fato desse respeito em ter um médico em sua frente, o mesmo se enquadra a nossa equipe multidisciplinar que cuida não só do corpo, mas também da mente. Tratá-los (os pacientes) de forma profissional, mas mais descontraída (sem faltar o respeito e impondo limites), tornaria as sessões de tratamento mais leves, e "arrancariam" as informações necessárias sem muito esforço. Quando estamos a vontade com alguém, temos menos dificuldade em falar o que sentimos, por exemplo, um vídeo que tem rolado nas redes sociais nos últimos dias, de uma policial que parou um homem que estava andando em zigue zague na pista, aparentando estar alcoolizado, ela o parou, conversou com ele, pediu para ele imitar o que ela fazia, e no vídeo em questão ela fazia passos de dança, e dado o momento em que ela viu que ele estava a vontade perguntou para ele: "mas o senhor é dançarino profissional?" e ele disse "não, só quando bebo", então ela o autuou em flagrante e o prendeu, mas o que fez ele se entregar de forma espontânea foi se sentir confortável com a profissional.

O que vem em primeiro lugar é como ajudar de forma eficaz esse paciente, e nessa discussão entre os profissionais de saúde é preciso encontrar a melhor solução, nesse caso avaliamos o quadro clinico do paciente e se o melhor caminho for a psicanalise consideramos que essa será a melhor decisão a se tomar. Com tudo não podemos descartar a impotência de uma coerência e profissionalismo dessa equipe pois se trata de um ser humano digno de ser: não só avaliado, mas tomar com responsabilidade a decisão certa no tratamento, que nesse caso seria envia-lo a um psicanalista

É preciso saber que tratar de uma pessoa não é só conversar, ouvir e falar, é necessário ter um ambiente propicio para o paciente se sentir a vontade então o profissional vai analisar, avaliar e tratar essa pessoa em seu caráter físico e psicológico entendendo que ele é um ser humano com emoções e sentimentos, essa pessoa não é um objeto de pesquisa cientifica, mas um doente buscando ser curado.

A reunião com a equipe multidisciplinar e com outros profissionais da mesma área, vai facilitar o trabalho de todos na atenção ao bem estar do paciente, todos estando alinhados e tendo conhecimento do que é o melhor para determinado paciente, vai fazer com que o resultado seja o melhor e o mais bem aproveitado, com isso só haverá beneficios para o paciente e também para os profissionais que dele tratam.

PreviousPage 48 of 184Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱