Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo IV

PreviousPage 61 of 207Next

Preparando o ambiente para acolher, bem os pacientes, o atendimento é mais proveitoso, todos se beneficiam. E a finalidade que é chegar a uma solução proveitosa para ambos é concluida.

Acredito que uma equipe multidiciplinar pode alcançar um resultado amplo, visto que a psicanalise e uma ferramenta de somatória.

Unindo esforços e ouvindo outros pontos de vista, pode se chegar mais próximo do paciente.

Para um melhor acolhimento, escuta e ajuda.

Os usuarios e suas familias experienciam falhas de coordenacao especialmente nos pontos de transicao enter um servico  e outro. ex: quando um usuario precisa repetir sua historia ao procurar diferetes profissionais da saude .en tais circunstancia pode -se dizer que nao ha coodenacao , representando desperdicio de tempo e recursos.

 

Citação de IEVI em outubro 29, 2021, 11:17 am

O espaço de atenção em saúde é de encontros entre profissionais e usuários, ambos sujeitos localizados diferencialmente em uma relação que visa, para ambos, ao cuidado em saúde. A introdução do modelo de saúde a partir da implementação do Sistema Único de Saúde (SUS) reorientou o paradigma de saúde para a promoção, em que os sujeitos são situados como agentes, ativos no engajamento das ações de cuidado.

Suponha que você faça parte de uma equipe interdisciplinar de um serviço público de saúde e está em processo de discussão de caso clínico com colegas. A discussão encaminha-se para a necessidade de construir um plano de atendimento e investigação que possibilite aos profissionais coletar informações e realizar um acompanhamento de evolução desse caso. Você insere-se no debate propondo considerar o sujeito e as relações estabelecidas no espaço de saúde como um ponto de partida importante para a produção do cuidado, em uma dimensão horizontalizada. A apresentação de um caminho alternativo de construção da atenção em saúde está pautada em uma leitura psicanalítica do sujeito e das relações.

Diante dessa discussão, por que uma proposição que considera os vínculos entre usuário e profissional e a condição de sujeito daquele possibilita a constituição de um espaço de cuidado horizontal?

Acredito que falta profissionais mais perto do paciente e observador das causas que estão deixando o paciente doente e nunca tem solução, eles sempre voltam ao profissional queixando-se dos mesmo problemas, o profissional da saude deveria prestar atenção que as vezes não é o corpo que pede socorro e sim traumas vivido dentro de casa a solução está em um check up mais apurado, nas áreas emocionais, no seu psique.

Primeiramente o paciente precisa se sentir em um ambiente seguro, mesmo que nem sempre será propriamente confortável, porém precisa estar seguro. Em segundo lugar o profissional precisa estar preparado em criar tranquilidade e vínculos mesmo que em curto prazo com seus usuários, tendo uma visão humanizada, entendendo que a condição mental e emocional tem muita influência nos processos e até mesmo resultados de qualquer tipo de serviço/tratamento.

O olhar humanizado para o crescimento horizontal dos serviços de saúde se faz necessário uma comunicação fácil e eficiente entre as partes envolvidas.

A construção de um vínculo terapêutico forte e seguro é essencial e, também, ao considerar o usuário como sujeito, os psicanalistas em questão, valorizam sua autonomia e responsabilidade no processo terapêutico. Os psicanalistas não devem impor soluções ou direcionamentos, mas encorajar o usuário a encontrar suas próprias respostas e tomar decisões.

O profissional da área em primeiro lugar necessita ter sensibilidade, atenção e empatia. No processo de identificação dos sintomas o viável é sempre buscar a compreensão do histórico do paciente, as graduações ao longo do tempo e o seu nível de relacionamento interpessoal.

Começaria pelo mais simples, tendo por objetivo uma linguagem ao alcance do paciente. Sendo assim, seria necessário analisar o conteúdo a ser tratado, para que se chegasse a uma solução prévia do fato em questão.

Visando o bem estar do público, penso que a melhor forma de acolher um paciente do SUS, ou na rede particular, é trabalhar a escuta, saber ouvir...

Pois de um modo geral é o que falta para os funcionários melhor analisar seus pacientes, seja ele enfermeiros ou médicos.

Freud descreve em os primórdios da Psicanálise e em seu método de intervenção, a cura pela fala.

PreviousPage 61 of 207Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱