Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo IV

PreviousPage 62 of 161Next

O profissional deve ter um olhar com muita sensibilidade e empatia para saber lidar com a necessidade de cada pessoa.

Independente de ciência, vejo a real necessidade do atendimento 100% humanizado. Tendo assim, total empatia para com os pacientes. Assim conseguiremos compreender o quadro atual do mesmo e indicá-lo o melhor tratamento terapêutico.

Todo profissional de saúde tem que ter: paciência, descrição, empatia, respeito, boa comunicação, flexibilidade.

Sendo assim terá um bom desempenho desejado no mercado

Ao buscar ajuda o individuo nem se quer pensa como será a abordagem, porém espera que alguém resolva suas lutas internas, e no momento atual de nosso sistema as pessoas encontram se bem perdidas de si mesma, apresentaria um projeto de integração ao EU, pois a maioria dos usuários do SUS são pessoas sem condições financeiras, levando a pessoa a ter uma vida de luta sem tempo para se auto conhecer, apresentaria sim um projeto humanitário de  acolhimento para as pessoas que queiram buscar curas psicológicas através do autoconhecimento de quem eu sou, por que me tornei quem sou e como posso mudar minha programação para ser mais produtivo e feliz, implantar meditações, e explicando que sim, podemos ser menos neuróticos, quando entendemos o que é o ego, superego e self, assim ajudando o paciente a entender que ninguém pode mudar o que ele sente, podemos ajuda e mostrar o caminho e ele é que tem que mudar hábitos e paradigmas implantado em sua mente, e que ninguém tem culpa, pois todos nós passamos pelos mesmos precesso.

Principalmente pelo fato de que o atendimento humanizado e aproximado do usuário, possibilita uma maior conexão e demonstração de cuidado para com este, de maneira a gerar rapport e empatia, quebrando paradigmas reativos já existentes. Esse vinculo favorece a compreensão do meio e contexto onde o usuário está inserido, facilitando a compreensão da situação vivencial do mesmo.

É a análise da contextualização do que é construído condicionalmente pelo meio existencial, juntamente com a construção reativa pelas interiorizações dos acontecimentos desse meio e definições pessoais.

A primeira coisa a se fazer nessa situação é entender se os envolvidos estão em busca de alcançar o mesmo objetivo, e o bacana é que exista um bate papo entre os colegas de trabalho envolvidos, para que cada um entenda o ponto de vista de cada pessoa individualmente e com isso entrar em um consenso para sim realizar o cuidado com o outro que será atendido de uma maneira mais confortável e mais acolhedora.  O vinculo entre o profissional e o paciente é uma coisa conquistada, não é algo que seja fácil de lhe dar, envolve as próprias emoções do próprio profissional onde ele precisa estar resiliente. O ambiente precisa transmitir confiança, encorajamento, força, sabedoria, leveza e segurança. É muito difícil lhe dar com emoções e transtornos, o que o paciente necessita é se sentir entendido e o profissional passar a honestidade de que esta capacitado para ajudar aquele paciente.

O estímulo de acolhimento, cuidado e atenção dos profissionais possibilita uma reação de gratidão e segurança por parte dos usuários, contribuindo pra melhora do paciente e bem estar de ambos.

Nesse caso, deve se coletar dados informativos de todo o contesto, desde os usuários, os profissionais, metodologia e o próprio ambiente em si, somente uma análise completa poderá forneceu um diagnostico que possibilite a oferta de um tratamento mais eficaz.

Fortalecimento da rede de atendimento de unidade básicas de saúde (UBS) para oferecer atendimento primário de qualidade em todas as regiões. Ampliação do número de equipes de saúde da família, garantido a cobertura de todas as famílias. Promoção de ações de prevenção e promoção de saúde, como campanhas de vacinação, prevenção de doenças crônicas educação alimentar e atividade física. Principalmente de um centro de atendimento psicossociais.

Tendo isso em vista, a saúde mental se deve investir em novas tecnologias, assim como investimentos em inteligência emocional, através de exercícios de:

  • Autoconhecimento;
  • Automotivação;
  • Autocontrole;
  • Resiliência;
  • Empatia;
  • Relacionamento interpessoal;
  • Entre outros.

É comprovado, por sua vez, que o bem-estar e longevidade estão diretamente associados à saúde física e, principalmente, mental.

 

PreviousPage 62 of 161Next