Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo IV

PreviousPage 85 of 213Next

A promoção da saúde integral é de suma importância para o acolhimento e evolução de todos os envolvidos. o cuidado horizontal, permite um olhar mais abrangente para as diversas questões que perpassam o adoecimento do corpo.

Neste caso, o ambiente da casa de saúde é fundamental para que o paciente em sofrimento mental se sinta acolhido e á vontade para conversaar e ''abrir'' um pouco da sua vida/história para o profissional que o atende. Na verdade o ambiente e os profissionais devem passar segurança e se apresentarem uma equipe humanizada para o ajudar.

Citação de Cinara Passos em novembro 15, 2021, 8:20 am

Criar um ambiente que traga segurança para o paciente é fundamental para a evolução de cada caso. Isso se faz com profissionais capacitados que tenham uma visão humanizada da situação, e que além de um paciente consigam enxergar um ser humano como ele mesmo.

 

Nessa proposta onde será valorizado o vínculo entre profissional e paciente e   levado em conta a condição de sujeito, num atendimento mais humanizado certamente possibilitará um espaço de cuidado horizontal, onde haverá uma estrutura menos rígida de organização, trabalho colaborativo pela equipe. Desse modo, utilizando essa forma de gerir pessoas e possibilitar um local mais humano e seguro aos pacientes, com mais autonomia para os profissionais na tomada de decisão em relação ao cuidados com os pacientes , certamente obterão resultados positivos nos quadros clínicos de cada paciente.

É necessário identificar pontos de melhoria na relação entre analista e paciente, e também no ambiente o qual o paciente está sendo atendido. Todos os pontos de melhoria devem ser pensados de acordo com a análise do paciente, como por exemplo, analisar o ambiente o qual o paciente está inserido atualmente, onde o indivíduo passou sua infância,  questões com pai e mãe que foram reprimidas...etc. Toda e qualquer identificação de melhoria, deve estar correlacionada com o paciente, o modo de atendimento, o tipo de escuta entre muitas outras opções, para que seja um atendimento cada vez mais humanizado e personalizado para cada indivíduo.

Se reunir com a equipe, discutir sobre os clientes e buscar sempre a melhor alternativa para o bem estar dele, sempre é a melhor alternativa.

 

Considerar a totalidade dos sujeitos com desenvolvimento de um relacionamento horizontal produz um espaço onde o cuidado pode acontecer de forma acolhedora.A escuta do paciente é essencial nesse processo de promoção de saúde integral.

Levando em consideração o vínculo terapêutico:

Proposição da avaliação Inicial com anamnese detalhada (contendo a identificação do comportamento específico que precisa ser modificado ou desenvolvido). Estabelecimento dos objetivos terapêuticos, elaborar objetivos claros e realizáveis ??que o cliente deseja alcançar. Desenvolver um Plano de Recomendação baseado no princípio de uso de reforço positivo para promoção de comportamentos desejados e estratégias de redução para comportamentos indesejados. Monitoramento da evolução e acompanhamento com feedback positivo.

Devemos proporcionar a todos um local em que elas possam sentir a boa energia e automaticamente interagir facilmente com o ambiente, consequentemente os profissionais ali envolvidos devem ser acolhedores e engajados nos seus propósitos profissionais, alem de respeitar a individualidade de cada pessoa.

Certamente que os conhecimentos da psicanálise ajudariam no acompanhamento dos pacientes e na compreensão dos seus dilemas no quesito saúde física e mental. Entretanto,  para que esse trabalho fosse eficaz, seria necessário fazer um estudo de comunidade e também com profissionais e juntos discutirem qual a melhor forma de oferecer esse serviços nas Unidades de Saúde. Outro ponto, seria elaborar um projeto bem claro com dias, horários, público alvo e serviços oferecidos em psicanálise. E por último, é necessário que o profissional de psicanálise que for realizar tais atividades, que ele possa ter conversas que sejam compreendidas pelo público leigo, tornar a psicanálise acessível as pessoas, para essas entendam que podem ser ajudadas.

PreviousPage 85 of 213Next