Desafio - Módulo V
Citação de Fabiano Aparecido Barros Martins em outubro 31, 2025, 11:19 pmDe tratamento nunca fiz, mas participei de treinamento que foram aplicada ferramentas de uso de tratamentos, que me trouxe muitas memorias e saudades. Porém além de hoje buscar conhecimento pretendo fazer.
De tratamento nunca fiz, mas participei de treinamento que foram aplicada ferramentas de uso de tratamentos, que me trouxe muitas memorias e saudades. Porém além de hoje buscar conhecimento pretendo fazer.
Citação de Fernando Antonio Castro da Silva Junior em novembro 2, 2025, 3:00 amFiquei triste por perder a ideia de um “eu perfeito”. Mas fiquei feliz por descobrir um “eu em construção”.
Escrever foi como derrubar uma parede velha e construir uma nova. Sou o pedreiro da minha própria casa. Termino com as mãos tremendo, mas com uma certeza: eu não sou pronto. Eu estou acontecendo. E isso tem nome: autoanálise.
Fiquei triste por perder a ideia de um “eu perfeito”. Mas fiquei feliz por descobrir um “eu em construção”.
Escrever foi como derrubar uma parede velha e construir uma nova. Sou o pedreiro da minha própria casa. Termino com as mãos tremendo, mas com uma certeza: eu não sou pronto. Eu estou acontecendo. E isso tem nome: autoanálise.
Citação de Fernando Antonio Castro da Silva Junior em novembro 2, 2025, 3:10 amFreud não inventou suas ideias do nada: ele pegou histórias famosas da literatura (como Hamlet, de Shakespeare, ou Édipo Rei, de Sófocles) e usou elas para explicar como a mente humana funciona.
Essas histórias falam de conflitos universais e esses temas aparecem em todas as culturas e épocas, não só na Grécia antiga ou na Inglaterra de 1600.
Freud tratou a literatura como um laboratório da alma. Os clássicos não são só “belos”: são espelhos do inconsciente que valem para qualquer pessoa, em qualquer tempo.
Freud não inventou suas ideias do nada: ele pegou histórias famosas da literatura (como Hamlet, de Shakespeare, ou Édipo Rei, de Sófocles) e usou elas para explicar como a mente humana funciona.
Essas histórias falam de conflitos universais e esses temas aparecem em todas as culturas e épocas, não só na Grécia antiga ou na Inglaterra de 1600.
Freud tratou a literatura como um laboratório da alma. Os clássicos não são só “belos”: são espelhos do inconsciente que valem para qualquer pessoa, em qualquer tempo.
Citação de rosariorslima@hotmail.com em novembro 4, 2025, 2:16 amsenti uma mistura de emoções ,alegria, tristeza, saudades, minha infancia, adolescencia e juventude foi muito dificil ,condições financeira muito dificil ,teve dias de não ter o que comer, meus pais muito ausentes apesar de nunca ter se separado, agressivos , impacientes afinal a vida não era nada facil para eles,de 14 filhos sou a oitava, sempre fui a defensora dos meus irmãos mais novos, se mexesse com eles ia ter que enfrentar a Regina . Só depois que comecei a buscar conhecimento entendi que meus pais repetiram padrões familiares e eu ate chegar ao conhecimento tambem repeti com minhas filhas. O que ja pedi perdão para elas. Enfim é uma longa historia.
senti uma mistura de emoções ,alegria, tristeza, saudades, minha infancia, adolescencia e juventude foi muito dificil ,condições financeira muito dificil ,teve dias de não ter o que comer, meus pais muito ausentes apesar de nunca ter se separado, agressivos , impacientes afinal a vida não era nada facil para eles,de 14 filhos sou a oitava, sempre fui a defensora dos meus irmãos mais novos, se mexesse com eles ia ter que enfrentar a Regina . Só depois que comecei a buscar conhecimento entendi que meus pais repetiram padrões familiares e eu ate chegar ao conhecimento tambem repeti com minhas filhas. O que ja pedi perdão para elas. Enfim é uma longa historia.
Citação de Marcia Rocha Torres em novembro 4, 2025, 2:25 pmA experiencia analítica para mim, sempre me trás muitos frutos, vários sentimentos aparecem , sem realmente eu saber qual gatilho de alguns. Lembranças da infância são vívidas, porem com um peso de ressentimentos. Mas como fiz analise muitos anos, consigo avaliar as escritas, e realocar as falas e sentimentos.
A experiencia analítica para mim, sempre me trás muitos frutos, vários sentimentos aparecem , sem realmente eu saber qual gatilho de alguns. Lembranças da infância são vívidas, porem com um peso de ressentimentos. Mas como fiz analise muitos anos, consigo avaliar as escritas, e realocar as falas e sentimentos.
Citação de Safira em novembro 5, 2025, 10:05 pmJá tive essa experiencia várias vezes.. e também com os sonhos !!! quando volto aler parece que nem era eu quem tinha escrito tudo aquilo ... em se tratando de sonhos parece que quando elio depois é que consigo interpretar ou tirar algum ensinamento .. a verdade é que somos diferentes serese dentro de u só corpo e alinhar tudo isso requere um trabalho diário e intenso de autoconhecimento e auto amor
Já tive essa experiencia várias vezes.. e também com os sonhos !!! quando volto aler parece que nem era eu quem tinha escrito tudo aquilo ... em se tratando de sonhos parece que quando elio depois é que consigo interpretar ou tirar algum ensinamento .. a verdade é que somos diferentes serese dentro de u só corpo e alinhar tudo isso requere um trabalho diário e intenso de autoconhecimento e auto amor
Citação de Gustavo Ricardo de Morais em novembro 6, 2025, 9:52 pmPratico a Autoanálise desde a adolescência e ela foi e continua sendo essencial para o meu desenvolvimento psicossocial. É comum encontrar dificuldades quando se entra em contato consigo mesmo, mas essa é uma prática que todo indivíduo debe fazer em busca do autoconhecimento e desenvolvimento pessoal.
Pratico a Autoanálise desde a adolescência e ela foi e continua sendo essencial para o meu desenvolvimento psicossocial. É comum encontrar dificuldades quando se entra em contato consigo mesmo, mas essa é uma prática que todo indivíduo debe fazer em busca do autoconhecimento e desenvolvimento pessoal.
Citação de anaumy em novembro 7, 2025, 2:13 pmDurante o exercício de autoanálise, percebi o quanto é desafiador se olhar sem o filtro do julgamento. No início, senti um certo estranhamento como se eu estivesse tentando decifrar uma língua antiga dentro de mim mesma. Aos poucos, começaram a surgir lembranças e emoções que eu nem imaginava que ainda tinham força: um misto de saudade, alegria e também incômodo.
A escrita me fez perceber que, mesmo quando achamos que estamos bem resolvidos, há sempre algo do inconsciente pedindo escuta. Algumas passagens despertaram uma sensação de reconciliação, outras de inquietação, mas todas trouxeram um sentido profundo de compreensão sobre quem eu fui e quem estou me tornando.
Ao reler o que escrevi, senti uma espécie de diálogo entre o passado e o presente como se partes esquecidas de mim finalmente encontrassem espaço para falar. Foi um processo sensível, mas também libertador.
Durante o exercício de autoanálise, percebi o quanto é desafiador se olhar sem o filtro do julgamento. No início, senti um certo estranhamento como se eu estivesse tentando decifrar uma língua antiga dentro de mim mesma. Aos poucos, começaram a surgir lembranças e emoções que eu nem imaginava que ainda tinham força: um misto de saudade, alegria e também incômodo.
A escrita me fez perceber que, mesmo quando achamos que estamos bem resolvidos, há sempre algo do inconsciente pedindo escuta. Algumas passagens despertaram uma sensação de reconciliação, outras de inquietação, mas todas trouxeram um sentido profundo de compreensão sobre quem eu fui e quem estou me tornando.
Ao reler o que escrevi, senti uma espécie de diálogo entre o passado e o presente como se partes esquecidas de mim finalmente encontrassem espaço para falar. Foi um processo sensível, mas também libertador.
Citação de yasm1 em novembro 7, 2025, 7:06 pmGeralmente fico triste e pensativa, situações que poderia ser diferentes.
outras vejo que passei o que precisava passar, mas fico bastante emotiva, o passado era algo que queria esquecer mas ele me moldou no que sou hoje.
Geralmente fico triste e pensativa, situações que poderia ser diferentes.
outras vejo que passei o que precisava passar, mas fico bastante emotiva, o passado era algo que queria esquecer mas ele me moldou no que sou hoje.
Citação de Marcos Vinicius Novaes Franca Ribeiro em novembro 9, 2025, 12:47 amNa infância causei muitos problemas para a minha avó paterna, pois fui criado por ela.
a memória da criança travêssa veio a tona, porém acompanhada com lembranças de amor, carinho, cuidado e muitos corretivos.
uma sensação gostosa de que nunca estarei sozinho e o medo de um tempo que se esgota rapidamente como num piscar de olhos.
volto a realidade de um adulto com familia e tantas realidades não cogitadas quando na infância.
Na infância causei muitos problemas para a minha avó paterna, pois fui criado por ela.
a memória da criança travêssa veio a tona, porém acompanhada com lembranças de amor, carinho, cuidado e muitos corretivos.
uma sensação gostosa de que nunca estarei sozinho e o medo de um tempo que se esgota rapidamente como num piscar de olhos.
volto a realidade de um adulto com familia e tantas realidades não cogitadas quando na infância.